Autor Tópico: Mover Arquivos para a lixeira [Resolvido]  (Lida 13138 vezes)

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Mover Arquivos para a lixeira [Resolvido]
« Online: 21 de Dezembro de 2013, 19:54 »
Olá amigos, tenho instalado no meu note o win7 e o ubuntu 12.04.3 LTS. Os dois sistemas compartilham uma partição ntfs que guarda os arquivos pessoais.
Atualmente quando vou excluir um arquivo da partição de arquivos pessoais no ubuntu, ele não move para a lixeira, mostra uma mensagem dizendo que não é possivel mover para a lixeira e só da a possibilidade de excluir permanentemente, antes não fazia isso  :(.

Como é possivel resolver este problema?? - desde ja agradeço quem poder me ajudar :)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 18:08 por Angelo Antonio »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2013, 07:08 »
Citar
...antes não fazia isso...
Antes do quê?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 17:08 »
Logo quando instalei os sistemas e coloquei o hd ntfs para ser montado junto a inicialização do ubuntu, mas depois de um tempo quando fui deletar arquivos percebi que não era mais permitido mover para a lixeira. Olhando para a permissão dos arquivos, percebi que o proprietario é root, mas não entendo pois não posso alterar as permissões dos arquivos contidos nesta partição.... não sei se a permissão do disco ntfs tem alguma coisa haver com o fato de não poder mover os arquivos para a lixeira....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 17:45 »
O NTFS é um sistema de arquivos estrangeiro, que não tem uma correspondência total das propriedades dos arquivos com o kernel do Linux. Assim, não há como mapear os donos dos arquivos no Windows com os usuários Linux. A solução pra isso é tornar toda a partição pertencente ao usuário que a montou (no caso, o root). Talvez você precise montar a partição com um outro usuário (opção "uid=fulano" no fstab), ou liberar a escrita nela para todos os usuários (parâmetro "umask=000" no fstab).

Como você faz a montagem desse HD, automática ou via fstab?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2014, 13:15 »
fiz pelo fstab, mas faz um tempo que fiz isso e me esqueci do processo, fiz o processo para a partição ser montada automaticamente ao iniciar o sistema...
quanto a questão do "uid" pelo que me lembro não coloquei um nome de usuario e sim um codigo que representa a partição selecionada, foi mais ou menos assim que fiz, não me lembro bem..

utilizei o tutorial descrito nesta pagina  http://www.ubuntero.com.br/2013/01/montando-particoes-automaticamente-no-ubuntu-12-10/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:03 »
Tem como postar seu fstab?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2014, 17:39 »
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda6 during installation
UUID=f1db6b16-4445-4ff3-b316-5c5b4364e198 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=8834e6c9-d203-44b1-84e1-ab56f5797c5b none            swap    sw              0       0
UUID=A218D44918D41DDB /media/DOCUMENTOS ntfs -3g defaults 0 0

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2014, 21:16 »
Essa última linha... mude onde está "ntfs -3g", deve ser apenas "ntfs". E onde está "defaults", tente "defaults,umask=000" para forçar acesso liberado para os usuários locais. Lembre-se de desmontar o sistema de arquivos e montar de novo pra validar as novas configurações.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:12 »
não funcionou, ficou na mesma coisa,  :(

ele fica aparecendo essa mensagem quando vou excluir algum arquivo: "Não é possivel mover o arquivo para a lixeira,
quer excluí-lo imediatamente?
'O arquivo "arquivo.arq" não pode ser movido para a lixeira.'"

não sei se tu ja conhece essa mensagem.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:13 »
Confirmou que o FS foi montado com as novas opções?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:20 »
eu fiz as alterações no fstab e reiniciei o computador, ficou assim quando salvei o fstab:
Código: [Selecionar]
UUID=A218D44918D41DDB /media/DOCUMENTOS ntfs defaults,umask=000 0 0

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:26 »
Diga uma coisa, alguma vez vc conseguiu fazer a lixeira funcionar nessa partição?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:34 »
sim. vou descrever isso...
eu estava usando linux, fucei demais até que deu pau no sistema e tive que reinstalar.

reinstalei usando dualboot com o windows 7, anteriormente não estava usando windows, só o ubuntu.

percebi que a partição de arquivos não montava automaticamente com ubuntu, então busquei na internet um meio de fazer isso, encontrando no fstab.

comecei a mexer na partição de arquivos colocando meus arquivos pessoais nele (ate entao estava vazio) e arquivos duplicados eu excluia e funcionava perfeitamente a lixeira.

comecei a fuçar o computador com o windows (mesmo com o windows instalado não mexia muito nele) ja que faço alguns estudos com visual c# 2010.

desse momento que comecei a mexer muito no windows, quando voltei para o ubuntu começou esse problema.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:36 »
Bom, o que eu vejo é que mesmo vc conseguindo acessar os arquivos na partição, ele não está conseguindo gerir a lixeira.

É preciso identificar onde fica essa lixeira, no linux, pra entender pq não está conseguindo usá-la.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Angelo Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mover Arquivos para a lixeira
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:43 »
agora como vou fazer isso?  ??? ??? ???