Autor Tópico: Copiar arquivos grandes ou "ter" que copiar um a um?  (Lida 10247 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Copiar arquivos grandes ou "ter" que copiar um a um?
« Online: 24 de Outubro de 2013, 12:49 »
Sempre que desejo copiar algo de um HD externo para o Ubuntu, seja que tipo de arquivo for, percebo que o Ubuntu logo avisará algum tipo de erro de modo a não possibilitar a cópia. Arquivos de 20 gigas, 40 gigas... 100 gigas etc, sempre dão algum tipo de erro, em qualquer Ubuntu! Se eu copiar os arquivos um a um, ou ao menos em pequenas quantidades de arquivos o processo funciona normalmente. Daí minha pergunta: Isso é algo normal no Ubuntu? Não posso selecionar uma determinada pasta com 200 filmes e copiar tudo selecionando somente a pasta? tenho que copiar um a um dos vídeos, ou no máximo a cada 3 vídeos?!?

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Copiar arquivos grandes ou "ter" que copiar um a um?
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2013, 14:17 »
Sempre que desejo copiar algo de um HD externo para o Ubuntu, seja que tipo de arquivo for, percebo que o Ubuntu logo avisará algum tipo de erro de modo a não possibilitar a cópia.
Qual o sistema de arquivos no HD externo?
FOi feito uma checagem no disco a procura de erros?

Arquivos de 20 gigas, 40 gigas... 100 gigas etc, sempre dão algum tipo de erro, em qualquer Ubuntu!
20, 40, 100 GiB? Nossa! Arquivos deste tamanho só em máquinas virtuais. E para este tipo de arquivo, é aconselhável mover e/ou copiar com o programa utilizado para gerar o arquivo.

Se eu copiar os arquivos um a um, ou ao menos em pequenas quantidades de arquivos o processo funciona normalmente. Daí minha pergunta: Isso é algo normal no Ubuntu?
Não. Isto não é algo normal. Nem no Ubuntu e nem em sistema operacional nenhum. Pode indicar módulos de memória ruins ou arquivos corrompidos na fonte. Para manter a integridade de arquivos Gigantes é aconselhavel fazer uma checagem MD5SUM e verificar se ele não foi corrompido a partir da origem.

Não posso selecionar uma determinada pasta com 200 filmes e copiar tudo selecionando somente a pasta? tenho que copiar um a um dos vídeos, ou no máximo a cada 3 vídeos?!?
Qual a mensagem que aparece na tela após mandar copiar uma pasta com 200 filmes e a execução ser abortada? Aparece alguma mensagem? Ou simplesmente a execução pára? O que acontece usndo um LIVE-CD do Ubuntu?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2013, 14:29 »
Olha só:

Erro ao copiar "Info 1.3.asf".

Houve um erro ao copiar o arquivo para /home/joao/Área de Trabalho/Curso Delegado Civil 2011 - Preatorium/1.  Informática.

Erro ao unir o arquivo: Erro de entrada/saída

esse é um dos erros que acontece com frequência... ! Aliás, percebi mesmo que tem é que ser um a um, nem sequer "aos poucos" da certo não.

Uma das coisas que tenho percebido é que aparentemente os dispositivos conectados, pendrives, HD's, etc. parece ficarem o tempo todo conectando e desconectando. Toda hora. Não sei porque isso...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 14:37 por JoaoDamasceno.ufc »

Eliseu Carvalho

• Visitante
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2013, 14:38 »
Tem certeza de que as unidades não estão formatadas em FAT32?

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2013, 14:42 »
Rapaz, como faço pra saber essa formatação?? que tipo de formatação tem esses dispositivos externos e que formatação deveriam ter para que o Ubuntu os reconheça e permita a cópia corretamente?!?

Eliseu Carvalho

• Visitante
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2013, 14:44 »
Rapaz, como faço pra saber essa formatação??

GParted. Entra nele e vê lá as unidades.

que tipo de formatação tem esses dispositivos externos e que formatação deveriam ter para que o Ubuntu os reconheça e permita a cópia corretamente?!?

EXT4 no HD do sistema e NTFS no HD externo. Pelo menos eu uso assim.
O formato FAT32 só permite arquivos de até 4GB, mesmo que a unidade seja de 100GB ou mais. É um formato ainda dos tempos do Windows 95, quando os HDs das máquinas ainda eram medidos em MB...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 14:45 por Eliseu Carvalho »

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2013, 14:54 »

[...]

que tipo de formatação tem esses dispositivos externos e que formatação deveriam ter para que o Ubuntu os reconheça e permita a cópia corretamente?!?

EXT4 no HD do sistema e NTFS no HD externo. Pelo menos eu uso assim.
O formato FAT32 só permite arquivos de até 4GB, mesmo que a unidade seja de 100GB ou mais. É um formato ainda dos tempos do Windows 95, quando os HDs das máquinas ainda eram medidos em MB...

Eu faço transferências de arquivos das pastas Música e Vídeo do meu notebook para o HD externo e vice-versa, tendo essas configurações postadas por Eliseu Carvalho, e nunca tive problemas. Pode demorar, mas problema, nunca deu!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2013, 16:14 »
Uma das coisas que tenho percebido é que aparentemente os dispositivos conectados, pendrives, HD's, etc. parece ficarem o tempo todo conectando e desconectando. Toda hora. Não sei porque isso...

Parece que sua porta USB está apresentando mau contato com os dispositivos e isto ocasiona erros de entrada/saida e posterior interrupção das cópias dos arquivos.

Linux User #323049

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2013, 16:46 »
Sempre que desejo copiar algo de um HD externo para o Ubuntu, seja que tipo de arquivo for, percebo que o Ubuntu logo avisará algum tipo de erro de modo a não possibilitar a cópia. Arquivos de 20 gigas, 40 gigas... 100 gigas etc, sempre dão algum tipo de erro, em qualquer Ubuntu! Se eu copiar os arquivos um a um, ou ao menos em pequenas quantidades de arquivos o processo funciona normalmente. Daí minha pergunta: Isso é algo normal no Ubuntu? Não posso selecionar uma determinada pasta com 200 filmes e copiar tudo selecionando somente a pasta? tenho que copiar um a um dos vídeos, ou no máximo a cada 3 vídeos?!?

Ola,

O que ocorre quando se copia algo de um hd externo para a maquina:

O processador "lê"  o disco, escolhe os arquivos e prepara para a cópia.

E para onde vai esta copia durante o processo, antes de chegar à pasta de destino?

Em cache! E onde é feito este cache? Na pasta /tmp e/ou na swap ou na Ram.

Assim, para copiar 2 gigas de dados, é aconselhável você ter 2 gigas ou mais de swap e/ou ram.

Se usa quotas de disco, pode dar pau.

Se não usa swap pode dar pau.

Pode dar pau também por um problema de codificação do ext4 => http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1500384
quando este recebe arquivos de hd em outro formato.

Finalmente, pode dar pau de i/o error se seu hd externo recebe pouca energia da porta USB se usa notebook, use um cabo com dupla entrada USB 1, e se usa desktop, conecte sempre e somente nas tomada trazeiras do gabinete.

Estas portas USB devem ter 5V e no minimo 500mA para "girar" um hd satisfatóriamente.

Verifique um a um estas dicas que pode ser algo como descrito aqui.

[]'s

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2013, 23:29 »
Faz lembrar uma piada daquelas bem xexelentas...

"Doutor, me ajude!!! Todo lugar que eu toco no meu corpo, dói...

Eu toco no braço, dói...
Eu toco no pé, dói...
Eu toco na cabeça, dói...
Eu toco na barriga, dói...

Me ajude Doutor, pq eu estou quase enlouquecendo de dor!!!

--- Vamos fazer um exame rápido... sim... como eu pensei. Seu dedo está quebrado."

Moral da história: confirme que seu HD externo está funcionando direito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:24 »

Ola,

O que ocorre quando se copia algo de um hd externo para a maquina:

O processador "lê"  o disco, escolhe os arquivos e prepara para a cópia.

E para onde vai esta copia durante o processo, antes de chegar à pasta de destino?

Em cache! E onde é feito este cache? Na pasta /tmp e/ou na swap ou na Ram.

Assim, para copiar 2 gigas de dados, é aconselhável você ter 2 gigas ou mais de swap e/ou ram.

Se usa quotas de disco, pode dar pau.

Se não usa swap pode dar pau.

Pode dar pau também por um problema de codificação do ext4 => http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1500384
quando este recebe arquivos de hd em outro formato.

Finalmente, pode dar pau de i/o error se seu hd externo recebe pouca energia da porta USB se usa notebook, use um cabo com dupla entrada USB 1, e se usa desktop, conecte sempre e somente nas tomada trazeiras do gabinete.

Estas portas USB devem ter 5V e no minimo 500mA para "girar" um hd satisfatóriamente.

Verifique um a um estas dicas que pode ser algo como descrito aqui.

[]'s

Putz, mais uma aula do mestre Tota! Valeu pelos esclarecimentos.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2013, 22:40 »
Pessoal olha só, voltando ao assunto: o que é isso que não consigo copiar nada do computador para o HD externo (e vice-versa)?

Erro ao copiar.

A pasta "Direito" não pode ser copiada porque você não tem permissões para criá-la no destino.

No caso aí acima o erro refere-se a pasta Direito, porém, acontece com todo arquivo que tenho aqui no meu micro e a particularidade é que preciso fazer o backup pra depois formatar meu micro e instalar outros sistemas (pra testes).

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2013, 00:02 »
A resposta foi clara.

Permissões!!!

quem estava copiando e quem podia copiar!

Linux User #323049

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2013, 09:31 »
Ok... Então como dou essa "permissão"?

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2013, 11:16 »
inicie o nautilus como root.

ALT+F2
Código: [Selecionar]
gksudo nautilus

Linux User #323049