Sempre que desejo copiar algo de um HD externo para o Ubuntu, seja que tipo de arquivo for, percebo que o Ubuntu logo avisará algum tipo de erro de modo a não possibilitar a cópia. Arquivos de 20 gigas, 40 gigas... 100 gigas etc, sempre dão algum tipo de erro, em qualquer Ubuntu! Se eu copiar os arquivos um a um, ou ao menos em pequenas quantidades de arquivos o processo funciona normalmente. Daí minha pergunta: Isso é algo normal no Ubuntu? Não posso selecionar uma determinada pasta com 200 filmes e copiar tudo selecionando somente a pasta? tenho que copiar um a um dos vídeos, ou no máximo a cada 3 vídeos?!?
Ola,
O que ocorre quando se copia algo de um hd externo para a maquina:
O processador "lê" o disco, escolhe os arquivos e prepara para a cópia.
E para onde vai esta copia durante o processo, antes de chegar à pasta de destino?
Em cache! E onde é feito este cache? Na pasta /tmp e/ou na swap ou na Ram.
Assim, para copiar 2 gigas de dados, é aconselhável você ter 2 gigas ou mais de swap e/ou ram.
Se usa quotas de disco, pode dar pau.
Se não usa swap pode dar pau.
Pode dar pau também por um problema de codificação do ext4 =>
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1500384quando este recebe arquivos de hd em outro formato.
Finalmente, pode dar pau de i/o error se seu hd externo recebe pouca energia da porta USB se usa notebook, use um cabo com dupla entrada USB 1, e se usa desktop, conecte sempre e somente nas tomada trazeiras do gabinete.
Estas portas USB devem ter 5V e no minimo 500mA para "girar" um hd satisfatóriamente.
Verifique um a um estas dicas que pode ser algo como descrito aqui.
[]'s