Autor Tópico: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D  (Lida 7709 vezes)

| b u r n s |

  • Visitante
Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Online: 24 de Setembro de 2006, 11:56 »
Olá pessoal... Bom, resumindo, estou tentando migrar para o Ubuntu. Já faz 1 semana, mais ou menos, q fuço nele [formatei 3x de tanto fuçar] =D
Mas ainda tenho alguns probleminhas... alguns devem ser bobinhos, outros porém... O_o
Enumerarei para facilitar as respotas! =P
1- O Firefox q vem no Ubuntu fica com a opção para 'verificar atualizações' desabilitada! Por quê?
2- A caixa de busca do lado direito, no mesmo Firefox, n tem opção pra limpar o historico de buscas? Eu n consigo! Aqui no windows é só botao direito na caixa e limpar!
3- Existe como 'mapear unidade de rede' [sendo o outro computador WinXP] e, com as mp3 na unidade mapeada, colocar na playlist? Eu gostei bastante do XMMS, parece com o Winamp Lite, só q n toca musicas pela rede... Sniff!
4- Videos: eu peguei o w32codec junto com o mplayer. Até aí redondinho! Rodou td q eu testei aqui, porém tenho problemas com legendas! Nem q for pra trocar de player ou manter um player pra video sem legenda e um com legenda, tanto faz! Mas como eu consigo fazer com q as legendas fiquem em um tamanho bom e q elas fiquem na area 'preta' do filme em fullscreen? Sabe, aqueles filmes novos, em widescreen, fica uma parte em cima e outra embaixo, sem img! Com o BSPlayer, no windows [apenas com o BSPlayer] eu consegui fazer isso... Que é padrao nele e fica perfeito pra eu ver os filmes pelo pc!
5- No windows tem aquele esquema de AntiVirus, Firewall, Programas de manutencao, limpeza de registro e talz... No Ubuntu isso é necessario? Talvez um Firewall? Desfragmentar, limpar arquivos temporarios, etc, etc, é necessario? Se sim, como faze-lo?
6- Quase me esquecendo... Tenho um mouse 5 botoes Leadership, USB. Pq eu n consigo usar o botao do meio [a bolinha] pra fechar abas no Firefox? Aqui eu apenas clico com o botao do meio e ela fecha. Se eu clico em uma area q tem barra de rolagem ela faz um desenho e eu mexo suavemente. Tem também os botoes do lado. Aqui serve pra avançar/voltar tanto no browser como nas pastas e td. Como habilito isso?
Edit: Lembrei de mais!
7- Só voltando no Firefox. Preciso de algum plugin pra ver as coisas em streaming? Ver as animacoes em Flash [o Flash funciona normal no Ubuntu e no Firefox?], trailer em avi, videos do YouTube e Google Video?
8- Pq o icone do Firefox n é a raposa azul e vermelha? O_o
9- Com aquele sitema de verificador de atualizaçoes do Ubuntu, é verificando se tem updates para tudo q eu tiver instalado?
10- Onde há coisas pra ler [e aprender] sobre o Terminal, Sistema de pastas e arquivos do Ubuntu e como funciona instalar e desinstalar programas... Parece q eles n vem com um instalador! E sim comprimidos! O_o

Como estou no windows, q eu me lembre é isso! Depois, se eu realmente ver q o Ubuntu faz td q eu preciso, vou partir pra jogar nele... Mas aí é ooooutra historia! =P

Como efeito de constagem [O_o] aqui é o Ubuntu 6.06 Dapper, com NVidia [q eu já instalei o driver grafico]!
A internet eu acesso normalmente. Como é rede ponto-a-ponto, e esse pc se conecta ao outro pc, logo q instalei o Ubuntu ele já estava conectado! Eu nem sei como, mas já estava!!!

E aí? Será q minhas duvidas tem respotas? Será q vcs terao 'saco' pra responde-las?
Irei aguardar.
Abraços!
« Última modificação: 24 de Setembro de 2006, 12:12 por | b u r n s | »

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2006, 12:24 »
- o firefox para linux verifica atualizacao apartir da versão mais nova apenas, e vem por default desabilitado...       em geral no linux tudo se atualiza no mesmo lugar, no caso do ubuntu no synaptc...

- instala isso:

ffmpeg
acroread
acroread plugins
mozilla-acroread
gstreamer0.10-ffmpeg
gstreamer0.10-gl
gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
gstreamer0.10-plugins-ugly
gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse
gstreamer0.10-sdl
lame
libdvdcss2
xine-ui
mozilla-mplayer
mplayer-fonts
flashplugin-nonfree
tirei de: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5715.0
x264

usa o xine em vez do mplayer, exeto para rodar h264 que fica ruim no xine...        mas para todo o resto xine é muito melhor...

--------------------------------

- vai no firefox e entra em about:config , la muda middlemouse.contentLoadURL para false, resolvido o problema de fechar tabs...

-------------------

- http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_computer_viruses - olha que lista gigante...      voce num vai usar um antivirus contra uns 20 virus que nem se espalharam direito...
firewall tem, mas nem uso...        registro não tem, fica tudo jogado dentro de /etc, alguns falam que isso é bom, mas acho o regedit muito mais organizado que minha pasta /etc...           defrag tambem não tem para reiserfs, o proprio reiserfs tenta se otimizar na medida do possivel para evitar fragmentação...

-o update do ubuntu verifica pra tudo o que voce instalou por pacotes .deb ou pelo synaptc (ou apt-get), ele atualiza de acordo com o que o pessoal do ubuntu acha que deva atualizar...     por exemplo, no firefox num mudou muita coisa da 1.5.0.5 para a .6, logo nem colocaram la...

- o icone escroto do firefox é porque alguem achou que seria mais intuitivo assim e mudou, se quizer voltar ao original é só apagar um arquivo não lembro onde...      quando eu atualizei o firefox na mao ele ja sobreescreveu esse arquivo e o meu ta bonitinho...   aki explica como mudar para o .0.7 e ja arruma o maldito icone: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10593.0
« Última modificação: 24 de Setembro de 2006, 12:26 por ares »
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Separando
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2006, 13:40 »
Aloha,


Primeiro, parabéns por vir tirar dúvidas no fórum. Este é o melhor veículo de suporte.

mas acho que colocar todas as dúvidas num mesmo post vai causar demora na sua resposta. Separe cada um desses itens que você enumerou em posts diferentes, com títulos auto-explicativos e talvez fazendo uso das categorias separadas que o fórum tem.

Assim você tem mais chance que cada pessoa especializada em cada assunto veja sua dúvida isoladamente, atenda ela com início/meio/fim e você resolva esta listinha de problemas mais rápido.

Abraços,


Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2006, 15:53 »
1- O Firefox q vem no Ubuntu fica com a opção para 'verificar atualizações' desabilitada! Por quê?

Porque quando houver atualização para o Firefox, o próprio sistema avisa através do update notifier.

Citar
2- A caixa de busca do lado direito, no mesmo Firefox, n tem opção pra limpar o historico de buscas? Eu n consigo! Aqui no windows é só botao direito na caixa e limpar!

Não sei, mas isso tem tanta importância assim?

Citar
3- Existe como 'mapear unidade de rede' [sendo o outro computador WinXP] e, com as mp3 na unidade mapeada, colocar na playlist? Eu gostei bastante do XMMS, parece com o Winamp Lite, só q n toca musicas pela rede... Sniff!

O XMMS, de fato, não toca músicas pela rede, mas o Banshee faz isso eu creio. Esse é um problema que eu também tinha.

Citar
4- Videos: eu peguei o w32codec junto com o mplayer. Até aí redondinho! Rodou td q eu testei aqui, porém tenho problemas com legendas! Nem q for pra trocar de player ou manter um player pra video sem legenda e um com legenda, tanto faz! Mas como eu consigo fazer com q as legendas fiquem em um tamanho bom e q elas fiquem na area 'preta' do filme em fullscreen? Sabe, aqueles filmes novos, em widescreen, fica uma parte em cima e outra embaixo, sem img! Com o BSPlayer, no windows [apenas com o BSPlayer] eu consegui fazer isso... Que é padrao nele e fica perfeito pra eu ver os filmes pelo pc!

Bem, as três opções mais comuns para tocar vídeos são o Xine, Totem e VLC, já tentaste com todos? O VLC é bem provável que consiga fazer isso, ele é cheio de recursos.

Citar
5- No windows tem aquele esquema de AntiVirus, Firewall, Programas de manutencao, limpeza de registro e talz... No Ubuntu isso é necessario? Talvez um Firewall? Desfragmentar, limpar arquivos temporarios, etc, etc, é necessario? Se sim, como faze-lo?

O Ubuntu, assim como qualquer Linux, não pega vírus, não fica fragmentado e não precisa ter o registro limpado. Mas se tu quiseres podes instalar facilmente um Firewall, basta procurar por um através do Synaptic.

Citar
6- Quase me esquecendo... Tenho um mouse 5 botoes Leadership, USB. Pq eu n consigo usar o botao do meio [a bolinha] pra fechar abas no Firefox? Aqui eu apenas clico com o botao do meio e ela fecha. Se eu clico em uma area q tem barra de rolagem ela faz um desenho e eu mexo suavemente. Tem também os botoes do lado. Aqui serve pra avançar/voltar tanto no browser como nas pastas e td. Como habilito isso?

Tu deves verificar se o Ubuntu reconheceu adequadamente teu mouse, se sim, então recomendo que tu instales uma extensão do Firefox que auxilia a configurar diversos gestos do mouse chamada "mouse gestures".

Citar
Edit: Lembrei de mais!
7- Só voltando no Firefox. Preciso de algum plugin pra ver as coisas em streaming? Ver as animacoes em Flash [o Flash funciona normal no Ubuntu e no Firefox?], trailer em avi, videos do YouTube e Google Video?

Sim, assim como no Windows, é necessário instalar Flash, Java e codecs para streamer no browse. Eu tenho um guia no meu blog que ensina como fazer tudo isto:

http://toca-do-lobo.blogspot.com/2006/08/guia-de-ajuste-do-ubuntu.html

Citar
8- Pq o icone do Firefox n é a raposa azul e vermelha? O_o

Porque ela saiu para dar passear no bosque e ficou só o planeta atrás.

Citar
9- Com aquele sitema de verificador de atualizaçoes do Ubuntu, é verificando se tem updates para tudo q eu tiver instalado?

Sim, tudo que tiver instalado e que tenha o programa correspondente em algum repositório arrolado no arquivo sources.list.

Citar
10- Onde há coisas pra ler [e apender] sobre o Terminal, Sistema de pastas e arquivos do Ubuntu e como funciona instalar e desinstalar programas... Parece q eles n vem com um instalador! E sim comprimidos! O_o

Sistema > Ajuda > Documentação do Sistema > Guia Desktop Ubuntu

| b u r n s |

  • Visitante
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2006, 19:35 »
Ok...

estou lendo e fzendo alguns testes aqui!

vlw mesmo... e como recomendaram, vou postar em areas separadas caso ainda tenha duvidas!

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2006, 21:29 »
Caso queira mudar o ícone do Firefox
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=199193

| b u r n s |

  • Visitante

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:55 »
"Porque ela saiu para dar passear no bosque e ficou só o planeta atrás."

kkkkkkkkkk
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2006, 01:53 »
Se você procura por um firewall (eu acho totalmente desnecessário se tratando de um desktop linux, e não recomendo pra iniciantes que usam msn, amule, lime wire e essas praguinhas que ficam baixando e enviando arquivos, pode dar dor de cabeça pra liberar as portas) pode instalar o "firestarter" que você encontra no Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic).

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2006, 02:16 »
Se você procura por um firewall (eu acho totalmente desnecessário se tratando de um desktop linux, e não recomendo pra iniciantes que usam msn, amule, lime wire e essas praguinhas que ficam baixando e enviando arquivos, pode dar dor de cabeça pra liberar as portas) pode instalar o "firestarter" que você encontra no Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic).

bem,eu ja tenho opinião diferente da sua,mesmo sendo desktop acho que firewall é muito bem vindo...

mas claro concordo contigo ele vai dar dor de cabeça a quem usa muitos programas como msn,etc (mas só para quem não tem experiência com firewall)

eu tentei usar o firestarter e achei ele muito limitado (sou usuário iniciante,não examinei a fundo), e eu usava o guarddog que é um editor do iptables do modo gráfico e simples gostei quando usei,mas se não me engano ele só roda no kde, e por enquanto não testei ele aqui

enquanto no windows eu tinha: anti-virus, firewall,anti-spy, etc. tudo rodando ao mesmo tempo aqui, no máximo um firewall e me sinto mais seguro que la (pode ser coisa de iniciante,mas a sensação é com certeza de mais segurança)

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Iniciante precisa de ajuda com trocentas coisas =D
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2006, 08:56 »
"Porque ela saiu para dar passear no bosque e ficou só o planeta atrás."

kkkkkkkkkk

[modo Chaves on] uahuahua que burro dá zero pra ele[/modo Chaves on]

Desculpe o Flood mais não resisti uahuahauh  ;D
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui