Quanto a discussão deb X rpm.
Vocês não estão confundindo as coisas? Estão querendo questionar a parte técnica do empacotamento deb/rpm ou do gerenciamento de pacotes repositórios do deb/rpm?
Em matéria de gerenciamento de pacotes, eu acho o yum melhor que o apt-get. Já no empacotamento deles eu não sei, nunca estudei sobre isso. O zypper do OpenSuse também é espetacular. Você consegue usar um sistema estável com uma porrada de repositórios experimentais por mais de 30 dias sem denotar o seu sistema! E ele te avisa que você vai ferrar tudo, te dá um monte de opções para contornar a situação, mas acaba chegando num momento onde as alterações das bibliotecas acabam fazendo seu sistema levar farelo.
Eu não acho o Fedora uma distro "robusta" no sentido da estabilidade. Seus pacotes de rede possuem um melhor controle quanto a estabilidade. Também pudera, é a distro de testes da Red Hat.
O fato das distros rpm não possuírem PPAs não quer dizer que elas sejam piores ou melhores por isso. O Fedora mesmo possuí repositórios não oficiais que possuem programas mais novos. Mas sempre existe o risco de quebrar o sistema. O pessoal da Red Hat prefere ter mais controle sobre seus repositórios, mesmo numa distro de testes como o Fedora.
E sim, os repositórios do OpenSuse são lentos em muitos casos, não se trata da rede do OpenSuse, mas seus repositórios.