Autor Tópico: Mouse ou teclado [microsoft com ou sem fio] param de funcionar sem explicação  (Lida 14466 vezes)

Offline wagnerbeethoven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • Agência Sumô
Boa noite pessoal· Sou novato no ubuntu, 2 mês de uso, adorando todo o sistemas e tentando aprender a usar as alternativas as quais eu estava acostumado. Porém a uma coisa que desde a primeira semana de uso eu venho pesquisando, mas não encontrei qualquer explicação são problemas com o teclado [wireless 300 v2] e mouse [wireless 5000] da microsoft.
Estranhamente ou um ou outro equipamento para de funcionar, o teclado não digita e quando é o mouse ele trava o ponteiro em um local e não move, para solucionar eu preciso reiniciar todas as vezes. O teclado trava menos, em média uma vez na semana. E mouse quase toda noite, ai depois de tanta desmotivação, voltei a usar um mouse usb, mas também da microsoft e que também trava, mas menos do que o wireless.

Conversei com diversas pessoas, usuários avançados de linux e falaram que o hardware microsoft não tem por que dá problemas em ambiente Linux.

Utilizo Ubuntu 13.04 com 3 gigas de memória. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com isso.

Agradeço de antemão. Forte abraço!
Wagner Beethoven

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Já experimentou usar a versão 12.04?

Offline wagnerbeethoven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • Agência Sumô
Não nunca usei, mas antes de instalar o 13.04, vi que a versão já estava estável.
É possível que seja problema com o sistema operacional ou é alguma coisa que ainda não instalei?
Wagner Beethoven

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Talvez seja o sistema mesmo, tipo, o Ubuntu 12.04 usa um kernel mais estável, que pode ter drivers compatíveis com seus periféricos (mouse e teclado).

Offline wagnerbeethoven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • Agência Sumô
Para fazer este 'downgrade' é preciso reinstalar o sistema operacional ou tem algum comando que faz isso?
Wagner Beethoven

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Não, para um "downgrade" apenas uma instalação limpa, outra forma não conheço.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Não, para um "downgrade" apenas uma instalação limpa, outra forma não conheço.

Isso!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Estranhamente ou um ou outro equipamento para de funcionar, o teclado não digita e quando é o mouse ele trava o ponteiro em um local e não move, para solucionar eu preciso reiniciar todas as vezes. O teclado trava menos, em média uma vez na semana. E mouse quase toda noite, ai depois de tanta desmotivação, voltei a usar um mouse usb, mas também da microsoft e que também trava, mas menos do que o wireless.

Ola,

Problemas intermitentes são chatos de resolver, o melhor é tentar sempre isolar o problema em compartimentos.

A meu ver, a primeira coisa a se fazer é isolar problemas (por norma, troque as pilhas do teclado mouse por novas antes dos testes) com a interface gráfica, depois ver se o travamento se dá pelos modulos de economia de energia e só ao final tentar pesquisar pelos drivers usb.

Com esta linha de raciocínio e com pilhas novas e frescas tente:

1) ao logar na maquina, no momento de inserir usuario e senha, clique no icone do ubuntu acima a direita na caixa de logon e escolha "modo seguro" ou "ubuntu 2D" ou "sem efeitos"

Isto ira levar voce a um ambiente grafico mais "leve".

Veja se melhoram os travamentos, e caso persistam,

2) repita os passos acima e depois desabilite o descanso de tela nas configurações

Isto irá diminuir a carga do sistema e dar mais folga ao ambiente grafico.

Veja se resolve, e caso em caso negativo teste sem ambiente gráfico:

3) no momento do boot, pressione ambas as teclas <shift> para entrar no menu do GRUB. Ali, escolha prompt de comandos.

No prompt, faça o seu logon e instale o pacote w3m com
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install w3m
Ele é um browser em texto. Após instalar, invoque o pacote w3m e um endereço de internet como por exemplo:

Código: [Selecionar]
w3m www.google.com
Fique navegando e "brincando" até travar o teclado ou não.

Caso nada resolva, desabilite a energia inserindo no grub o argumento "acpi off"

Voce pode também entrar no gnome terminal e usar o comando "top" (sem as aspas) para verificar se algum programa está consumindo muitos recursos e causando os travamentos.

Reporte aqui suas experiências.

[]'s

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Tota se não me engano a 13.04 não tem Unity 2D.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Tota se não me engano a 13.04 não tem Unity 2D.

Mas deve haver um "de segurança". Eu não tenho aqui nenhum Ubuntu "zerado", então não posso rebater sua afirmação.

[]'s

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mouse ou teclado [microsoft com ou sem fio] param de funcionar sem explicação
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2013, 16:01 »
O 13.04 não vem com o 2d, apesar de figurar o pacote na central de programas por lá parece que dá pau.


No ask encontrei este para o 13.04 :
sudo add-apt-repository ppa:unity-team/staging
sudo apt-get update
sudo apt-get install unity-2d


Faz um tempão que uso Xfce já estou me esquecendo como é o unity.
« Última modificação: 12 de Julho de 2013, 16:08 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Mouse ou teclado [microsoft com ou sem fio] param de funcionar sem explicação
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2013, 16:48 »
Tota se não me engano a 13.04 não tem Unity 2D.

Não tem mesmo.

Offline wagnerbeethoven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • Agência Sumô
Re: Mouse ou teclado [microsoft com ou sem fio] param de funcionar sem explicação
« Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2013, 17:49 »
Infelizmente não consegui fazer tudo o que pessoal descreveu aqui, mas consegui deixar o linux sem a "qualidade" gráfica, um dos problemas que enfrentei foi o desaparecimento do netbeans que tinha instalado e no ambiente de baixa qualidade desapareceu.

já que tive problemas com meu projetos com o windows e foi barra pra instalar todo o cenário de desenvolvimento [sou front-end], mas ainda estou pesquisando mais para ver se as coisas que vocês descreveram irão afetar alguma coisa.
===========================================

Tá ficando insustentável, quase toda noite, 4 ou 5 reiniciadas pra voltar ou o mouse ou o teclado. Onde consigo saber se todos os equipamentos estão funcionando corretamente?
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 23:15 por wagnerbeethoven »
Wagner Beethoven

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Mouse ou teclado [microsoft com ou sem fio] param de funcionar sem explicação
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2013, 09:25 »
Kra eu tenho o kit (teclado + mouse) microsoft 800 com fio e sem fio, e reconhece tranquilamente aqui nas versões 12.04 e 13.04, não fica reiniciando não, o único problema que tenho e que o scroll do mouse sem fio fica muito rápido o que acaba atrapalhando o uso em algumas situações como ler um documento de texto.

Offline wagnerbeethoven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • Agência Sumô
Re: Mouse ou teclado [microsoft com ou sem fio] param de funcionar sem explicação
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2013, 10:44 »
Como faço para identificar possível problema? Conflitos, falta de memória, configuração, etc.

Identifiquei alguns problemas semelhantes no fórum, mas a maioria dos casos é com laptops, segue um tópico semelhante: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=65680.0 e no tópico eu vi que um rapaz apresentava uma solução, http://germanodlf.blogspot.com.br/2009/11/teclado-e-mouse-nao-funcionam-na-tela.html ou http://forum.clubedohardware.com.br/teclado-touchpad-nao/662578?s=774b1bb6fb3c41f0a88649599e801b6f&amp;, tentei fazer a modificação do grub, por conta e risco, mas vi que era desaconselhável modificar este arquivo.

espero conta com a ajuda de vocês.

meu ubuntu foi baixando do site ubuntu.br e a versão que o site aconselhou, 13.04 32x.
Wagner Beethoven