Autor Tópico: Multimídia no Ubuntu 6.10 (Edgy Eft)!  (Lida 89737 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2006, 17:29 »
Instalei o mplayer e o respectivo plugin para o navegador mas não estou conseguindo rodar os vídeos e radios... alguma idéia do que pode estar ocorrendo?
Todos os demais pacotes foram instalados e a execução de vídeos e músicas esta funcionando perfeitamente... só pelo navegador é que não esta carregando.

Qual o(s) site(s) que você está tentando acessar?

As rádios são um problema mesmo, a grande maioria exige controles ActiveX do Windows. Então você acaba tendo que usar outros métodos.

Já os trailers eu consigo ver normalmente no site da Apple ou do Omelete.

Os vídeos no youtube e no site do Omelete que você citou funcionam perfeitamente, mas os videos do UOL ja não funcionam. No Dapper eu instalei o mplayer e o plugin pro Firefox usando este tutorial.. http://www.ubuntuforums.org/archive/index.php/t-75817.html e funcionava tudo certinho, mas no Edgy a instalação ficou mais complicada acho que pelo fato de o repositório usado ser bem mais antigo.
Eu notei que pode ser até mesmo por algum problema com o próprio mplayer mesmo porque o programa também não esta executando nenhum vídeo pelo sistema. O Xine e o Reprodutor de Filmes estão funcionando perfeitamente mas o mplayer quando tento abrir algum vídeo apresenta a seguinte mensagem de erro..


Quanto ao erro do Mplayer não é por causa dos Codecs, é por causa do Driver utilizado para assitir aos vídeos. Tem que mudar para X11. Chame o Mplayer e clique com o botão direito do mouse na tela de exibição, vá até Preferences > Video e altere o Driver para X11. Você terá que fechar o Mplayer e voltar a chamá-lo para a alteração ter efeito.

A rádio do Uol usa ActiveX? Se usar não vai funcionar com o plugin do Mplayer, aliás, acredito que não vá funcionar com qualquer outro plugin no Linux. Sugiro usar programas próprios para isso no Linux, como o Lastfm e o StreamTuner.

Tentei assistir a TV UOL (se era isso que você estava tentando assistir), e só dá erro, não carrega nada. Nem dá para saber o que é. Tentei no Edgy, vou tentar no Dapper para ver se o erro repete. 
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 17:33 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2006, 17:46 »
O problema com o mplayer para ver os vídeos de arquivos era exatamente esse que você falou... fiz a alteração para o X11 e resolveu.
O problema com os vídeos e radios on line continua... talvez tenha algo a ver com os arquivos que eu comentei no outro post mas ainda não achei nada a respeito.
A mensagem de erro que recebo quando tento abrir algum video é essa...

Vivendo e Aprendendo!!

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2006, 19:15 »
Estranho isso... aqui fiz a mesma coisa e deu certo... mas o mplayer-plugin aqui tem um bug: quando a janela perde o foco, a rádio uol para de tocar música. e este bug não é exclusivo do ubuntu, ocorreu tbm no frugalware linux www.frugalware.org
« Última modificação: 23 de Outubro de 2006, 09:59 por pedropg »
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2006, 03:34 »
Abram o Mplayer e vão até as Preferencias.


Na aba Vídeo, escolham o plugin de saída "xv". Na aba Codecs, ativem as 2 caixinhas de diálogo.

Funcionou pra mim (pelo menos pra arquivos locais... agora esses online não testei).
« Última modificação: 23 de Outubro de 2006, 03:36 por LedStyle »

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2006, 09:07 »
Abram o Mplayer e vão até as Preferencias.


Na aba Vídeo, escolham o plugin de saída "xv". Na aba Codecs, ativem as 2 caixinhas de diálogo.

Funcionou pra mim (pelo menos pra arquivos locais... agora esses online não testei).

A sua configuração também funcionou com os arquivos locais aqui Led, mas os online continuam com o mesmo problema... ainda estou encucado com os dois arquivos que aparecem como links quebrados na pasta de plugins do Firefox (mplayerplug-in-gmp.so e mplayerplug-in-gmp.xpt)... estou achando que são eles a causa do problema mas ainda não consegui achar nada especificamente sobre eles.
Testei algumas rádios on line do streamtuner que abrem pelo navegador e elas funcionaram... no site dessas radios tinham opções de plugin do realplayer.. winamp.. windows media player e quicktime... eu consegui ouvi-las usando o plugin do windows media player.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #20 Online: 23 de Outubro de 2006, 13:15 »
Abram o Mplayer e vão até as Preferencias.


Na aba Vídeo, escolham o plugin de saída "xv". Na aba Codecs, ativem as 2 caixinhas de diálogo.

Funcionou pra mim (pelo menos pra arquivos locais... agora esses online não testei).

A sua configuração também funcionou com os arquivos locais aqui Led, mas os online continuam com o mesmo problema... ainda estou encucado com os dois arquivos que aparecem como links quebrados na pasta de plugins do Firefox (mplayerplug-in-gmp.so e mplayerplug-in-gmp.xpt)... estou achando que são eles a causa do problema mas ainda não consegui achar nada especificamente sobre eles.
Testei algumas rádios on line do streamtuner que abrem pelo navegador e elas funcionaram... no site dessas radios tinham opções de plugin do realplayer.. winamp.. windows media player e quicktime... eu consegui ouvi-las usando o plugin do windows media player.

Que bom que a Rádio funcionou. Quanto ao Mplayer na TV UOL, eu fiz as alterações que o LedStyle falou, mas dá erro também. Acredito que a configuração do plugin para o navegador não seja a mesma do Mplayer para tocar arquivos locais. Fui olhar o site do Mplayer, tem versão nova, bem mais atualizada, mas ainda é pacote fonte, tem que instalar uma quantidade absurda de pacotes de desenvolvimento para compilar o bendito. To lendo a documentação dele. Ele tá dando mais erros, como o de não encontrar  a biblioteca libmp3! Mas toca o vídeo mesmo assim.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2006, 23:06 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #21 Online: 23 de Outubro de 2006, 20:17 »
Na versão que esta instalada aqui eu também recebo essa mensagem de erro mas o vídeo roda com som normalmente também... acho estranho esses problemas todos... no dapper eu usava a versão do repositorio do breazy e funcionava muito bem... com as versões mais novas deveria ser mais facil mas acabou ficando mais complicado... o lado bom é que ficou mais divertido...rs

Vivendo e Aprendendo!!

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2006, 14:25 »
Pena que estou sem Pc em minha casa (sampa). Na minha cidade tenho linux (não ubuntu), e o mplayer funciona mto bem no Tv UOL.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline Valdelino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2006, 10:31 »
Alguém já testou essas dicas para a versão final do Edgy que foi lançada hj ?

Abraço,

Valdelino.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2006, 20:45 »
Alguém já testou essas dicas para a versão final do Edgy que foi lançada hj ?

Abraço,

Valdelino.

Estou testando agora. Amanhã posto as alterações.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:26 »
Alguém já testou essas dicas para a versão final do Edgy que foi lançada hj ?

Abraço,

Valdelino.

Estou testando agora. Amanhã posto as alterações.

Tem alguma grande diferença entre o RC e a versão final?

Vivendo e Aprendendo!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:40 »
Alguém já testou essas dicas para a versão final do Edgy que foi lançada hj ?

Abraço,

Valdelino.

Estou testando agora. Amanhã posto as alterações.

Tem alguma grande diferença entre o RC e a versão final?

A única coisa que notei foi que o Download das fontes da MS está lento. Deve ser o servidor onde hospedam elas. Deu erro três vezes dizendo que não podia baixar, na quarta vez foi. No mais tá tudo igual. Só vou colocar a mais os repositórios do Seveas para o Edgy Eft com a opção de instalar o Flash 9 Beta.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #27 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:46 »
A única coisa que notei foi que o Download das fontes da MS está lento.

Não sei com vc's mas mesmo no Beta, foi mto soda instalar o pacotes msttcorefonts...
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #28 Online: 30 de Outubro de 2006, 09:32 »
alguém já deu uma olhada neste tutorial: http://hamacker.wordpress.com/2006/10/11/ubuntu-tocando-todos-os-formatos-conhecidos/

estou tentado a fazê-lo

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Edgy Eft - Agora em versão RC!
« Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2006, 15:35 »
Alguém já testou esse repositórios no kubuntu 6.10 64?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB