Autor Tópico: Unity 2D (Resolvido)  (Lida 16321 vezes)

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Unity 2D (Resolvido)
« Online: 03 de MAR?O de 2013, 18:29 »
Pessoal, estou usando o Ubuntu 12.10 em um notebook Positivo Z520 com processador celeron 570, 2GB de Ram.
Em outro tópico, consegui melhorar(http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47162.15.html#lastPost) um pouco o sistema, e desde então venho usando assim, e até da para ficar dessa forma, mas li em algum lugar sobre o Unity, que na verdade não entendo muito bem... Me parece que o Ubuntu 12.10 utiliza o Unity 3D, enquanto nas outras versões (me corrijam se eu estiver errado) era usado o Unity 2D, por isso o Ubuntu 12.10 em máquinas mais inferiores se torna tão lento.
Vi, que posso baixar via "Central de programas" a versão 2D do Unity. Ou instalar via terminal($ sudo apt-get install unity-2d)
Isso funciona?
Posso mesmo trocar Unity 3D por Unity 2D e o sistema vai ficar mais rápido?
Basta apenas instalar o Unity 2D e pronto? Ou tenho que executar algum procedimento após instalar para fazer a troca?
Corro algum risco de o sistema não funcionar após a instalação?
Pode haver algum problemas nas atualizações futuras?
Desculpem tantas perguntas.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2013, 23:35 por alxsilveira »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2013, 20:10 »
Ao instalar o Unity 2D, você terá a opção de escolher ele na tela de login do seu usuário, assim como qualquer outro desktop que você instalar (KDE, Gnome Shell, Mate, Xfce e etc). É só apertar o botão que tem um ícone do Ubuntu, do lado do nome de usuário lá na tela de Login, e escolher o Unity 2D. Se não der certo ou vc notar algo estranho nesse desktop, é só fazer logout e mudar para o Unity 3D. Entendeu a ideia? Você não vai trocar, só vai adicionar uma opção a mais de desktop no seu Ubuntu.

Só tem que ver se há o Unity 2D nos repositórios do Ubuntu ainda, dá uma olhada lá na Central de Programas.

O Ubuntu 12.04 já vem com o Unity 2D, por que vc não tenta instalar ele e ver como é que fica? Esse Ubuntu 12.10 está mais para uma versão de testes, tem muito bug e está pesado demais para muitas máquinas. E ainda por cima só tem 1 ano e meio de suporte. O 12.04 tem 5 anos de suporte!
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2013, 20:45 »
Camarada, com essa máquina eu iria de Xubuntu 12.04, é bem mais leve que o Ubuntu e tem ótimas opções de configuração.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Fernando H Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2013, 23:20 »
Caso o Unity 2D não dê certo, você pode tentar isto:

http://ubuntued.info/acelere-o-ubuntu-desligando-as-transparencias-do-unity

No meu notebook (core i3) fez uma bela diferença.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2013, 00:13 »
Camarada, com essa máquina eu iria de Xubuntu 12.04, é bem mais leve que o Ubuntu e tem ótimas opções de configuração.

Linux Mint 13 com desktop Mate também fica bom (lembrando de ativar o repositório de backport, para manter o Mate atualizado).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Unity 2D
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2013, 07:41 »
Ao instalar o Unity 2D, você terá a opção de escolher ele na tela de login do seu usuário, assim como qualquer outro desktop que você instalar (KDE, Gnome Shell, Mate, Xfce e etc). É só apertar o botão que tem um ícone do Ubuntu, do lado do nome de usuário lá na tela de Login, e escolher o Unity 2D. Se não der certo ou vc notar algo estranho nesse desktop, é só fazer logout e mudar para o Unity 3D. Entendeu a ideia? Você não vai trocar, só vai adicionar uma opção a mais de desktop no seu Ubuntu.

Só tem que ver se há o Unity 2D nos repositórios do Ubuntu ainda, dá uma olhada lá na Central de Programas.

O Ubuntu 12.04 já vem com o Unity 2D, por que vc não tenta instalar ele e ver como é que fica? Esse Ubuntu 12.10 está mais para uma versão de testes, tem muito bug e está pesado demais para muitas máquinas. E ainda por cima só tem 1 ano e meio de suporte. O 12.04 tem 5 anos de suporte!

Eu não criei usuários, ele entra direto no sistema, mas hoje a noite vou fazer o logout e ver se tem a opção do Unity 2D.
Vi que na Central de programas existe a opção de instalar.
Hoje a noite vou dar uma olhada.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2013, 10:14 »
Ao instalar o Unity 2D, você terá a opção de escolher ele na tela de login do seu usuário, assim como qualquer outro desktop que você instalar (KDE, Gnome Shell, Mate, Xfce e etc). É só apertar o botão que tem um ícone do Ubuntu, do lado do nome de usuário lá na tela de Login, e escolher o Unity 2D. Se não der certo ou vc notar algo estranho nesse desktop, é só fazer logout e mudar para o Unity 3D. Entendeu a ideia? Você não vai trocar, só vai adicionar uma opção a mais de desktop no seu Ubuntu.

Só tem que ver se há o Unity 2D nos repositórios do Ubuntu ainda, dá uma olhada lá na Central de Programas.

O Ubuntu 12.04 já vem com o Unity 2D, por que vc não tenta instalar ele e ver como é que fica? Esse Ubuntu 12.10 está mais para uma versão de testes, tem muito bug e está pesado demais para muitas máquinas. E ainda por cima só tem 1 ano e meio de suporte. O 12.04 tem 5 anos de suporte!

Eu não criei usuários, ele entra direto no sistema, mas hoje a noite vou fazer o logout e ver se tem a opção do Unity 2D.
Vi que na Central de programas existe a opção de instalar.
Hoje a noite vou dar uma olhada.

Criou usuário sim, no mínimo um, não tem como usar o Ubuntu sem um usuário. Só está entrando direto, como você falou.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Unity 2D
« Resposta #7 Online: 04 de MAR?O de 2013, 20:38 »
Caso o Unity 2D não dê certo, você pode tentar isto:

http://ubuntued.info/acelere-o-ubuntu-desligando-as-transparencias-do-unity

No meu notebook (core i3) fez uma bela diferença.

Deu uma melhorada sim, esta mais rápido.
Tenho consciência de que minha máquina realmente é lenta, processador celeron é o que tem de mais barato.
A solução definitiva seria trocar o 12.10 pelo 12.04, mas por enquanto vou levando assim.

Instalei o Unity 2D, mas não estou achando onde ativar ele. Onde fica a opção de trocar o Unity 3d pelo 2d?
No usuário não estou achando.
Valeu!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #8 Online: 04 de MAR?O de 2013, 21:47 »
Caso o Unity 2D não dê certo, você pode tentar isto:

http://ubuntued.info/acelere-o-ubuntu-desligando-as-transparencias-do-unity

No meu notebook (core i3) fez uma bela diferença.

Deu uma melhorada sim, esta mais rápido.
Tenho consciência de que minha máquina realmente é lenta, processador celeron é o que tem de mais barato.
A solução definitiva seria trocar o 12.10 pelo 12.04, mas por enquanto vou levando assim.

Instalei o Unity 2D, mas não estou achando onde ativar ele. Onde fica a opção de trocar o Unity 3d pelo 2d?
No usuário não estou achando.
Valeu!

Ué, como melhorou se vc nem está usando ele? Efeito placebo? rsrs

Dá uma olhada lá no login, no lado do seu nome tem um ícone do Ubuntu, clica nele e vai aparecer as opções de desktops.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Unity 2D
« Resposta #9 Online: 05 de MAR?O de 2013, 05:31 »
Caso o Unity 2D não dê certo, você pode tentar isto:

http://ubuntued.info/acelere-o-ubuntu-desligando-as-transparencias-do-unity

No meu notebook (core i3) fez uma bela diferença.

Deu uma melhorada sim, esta mais rápido.
Tenho consciência de que minha máquina realmente é lenta, processador celeron é o que tem de mais barato.
A solução definitiva seria trocar o 12.10 pelo 12.04, mas por enquanto vou levando assim.

Instalei o Unity 2D, mas não estou achando onde ativar ele. Onde fica a opção de trocar o Unity 3d pelo 2d?
No usuário não estou achando.
Valeu!

Ué, como melhorou se vc nem está usando ele? Efeito placebo? rsrs

Dá uma olhada lá no login, no lado do seu nome tem um ícone do Ubuntu, clica nele e vai aparecer as opções de desktops.
Então, eu desativei a transparência e realmente deu uma melhorada significativa.
Mas essa ícone do Ubuntu ao lado do usuário não estou achando.
Finalizei o usuário, depois aparece uma área para por senha, ali tem três opções, meu usuário(meu nome), visitante e novo usuário. A única ícone do Ubuntu que tem e uma pequena que fica bem em baixo ao lado do nome Ubuntu 12.10, mas ao clicar sobre essa pequena ícone nada acontece.
Quando ligo o PC ele entra direto no meu usuário, não gosto muito de ficar escolhendo usuário e colocando senha, apesar de saber ser mais seguro.
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2013, 07:01 por alxsilveira »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #10 Online: 05 de MAR?O de 2013, 09:11 »
Quando ligo o PC ele entra direto no meu usuário, não gosto muito de ficar escolhendo usuário e colocando senha, apesar de saber ser mais seguro.

Ola

depois de logado no seu usuario, isto é, o sistema foi carregado, escolha alternar usuario (encerrar sessão).

Vai aparecer a tela de login.

[]'s
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2013, 09:23 por Tota »

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Unity 2D
« Resposta #11 Online: 05 de MAR?O de 2013, 09:24 »
Quando ligo o PC ele entra direto no meu usuário, não gosto muito de ficar escolhendo usuário e colocando senha, apesar de saber ser mais seguro.

Ola

depois de logado no seu usuário, isto é, o sistema foi carregado, escolha alternar (trocar) usuário.

Vai aparecer a tela de login.

[]'s

Sim, mas nessa tela, para mim aparece um tela com opções de usuários e local para senha, as opções são para eu por a minha senha e voltar ao sistema, um opção para usuário visitante e novo usuário. Não tem ícone do Ubuntu nessa tela, na verdade até tem uma pequena icone bem em e baixo ao lado de "Ubuntu 12.10" mas essa ícone não faz nada ao clicar sobre ela.
Para trocar o usuário estou indo na icone que parece uma engrenagem no canto superior direito, lá tem as opções: Bloquear, sessão convidado, meu usuário(meu nome), encerrar sessão, reiniciar e desligar.

Quando clico no meu nome(meu usuário) eu encerro a sessão e vou para essa tela que menciono acima, e quando vou em encerrar sessão aparece apenas a opção de voltar a meu usuário, onde ao lado tem uma icone que escolhi quando instalei o sistema.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #12 Online: 05 de MAR?O de 2013, 10:03 »
Tente clicar no logo do ubuntu acima e a direita do nome de usuario

É uma "bolinha" com o simbolo do Ubuntu ou um pé do gnome nele

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Unity 2D
« Resposta #13 Online: 05 de MAR?O de 2013, 13:14 »
Tente clicar no logo do ubuntu acima e a direita do nome de usuario

É uma "bolinha" com o simbolo do Ubuntu ou um pé do gnome nele

[]'s

É bem do lado do nome, na tela de login, como o tota falou, na "bolinha"

Esse negócio mudou no 12.10? Não é possível que não tenha opção de mudar de desktop aí.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Re: Unity 2D
« Resposta #14 Online: 05 de MAR?O de 2013, 15:14 »
Veja se isso aqui habilita o que você está precisando

sudo apt-get install gnome-session-fallback