Autor Tópico: Home carregada  (Lida 1639 vezes)

Offline Homem_da_selva

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Home carregada
« Online: 05 de Fevereiro de 2013, 18:03 »
Boa tarde!...

Comecei  a receber  uma mensagem do ubuntu,  informando  que tenho  pouca área disponível para armazenamento de  dados. Verifiquei  o Gparted o  qual me  informa que tenho  41,92Gb na  partição home, dos  quais 38,02 estão sendo usados. Entrei  na aplicativo analisando uso do  disco onde vejo  que  os  vilões da  minha  home são

.thuderbird com  17,5 Gb
Downloads com 10,2 Gb
Documentos com 8,2 Gb

Tenho também 78Gb em meu HD após  minha  home ainda não  alocados.

Pretendo fazer  o  seguinte:

1 - Verificar o  que posso apagar do diretório download
2 - Realizar  um backup das mensagens  mais antigas  do thunderbird e  depois apagá-las
3 - Aumentar a  minha home com a área livre que  disponho.

Assim  sendo  peço aos amigos orientações sobre as seguintes questões:

1-Como fazer para fazer  um "backup" das  mensagens mais antigas do thumderbird
2-Para aumentar o tamanho da  minha home sem  perder  meus dados existentes, é preciso copiar a partição home  para o Hd externo   e depois de aumentar e reformatar recuperar  os dados?

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, 21:36 por Homem_da_selva »

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Home carregada
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 00:20 »
Vc sabe onde se encontra a pasta do thunderbird? Vá para sua pasta pessoal, aperte Ctrl+h para aparecer as pastas ocultas, lá estará a pasta .thunderbird. Copia toda a pasta. No thunderbird existe uma opção de condensar as mensagens, para ocupar menos espaço. Se vc apagar a pasta .thunderbird, terá que configurar todos os emails e outras coisas depois.

3 - Aumentar a  minha home com a área livre que  disponho.

Não entendi bem o que vc quis dizer, que área livre vc tem? No próprio HD?

2-Para aumentar o tamanho da  minha home sem  perder  meus dados existentes, é preciso copiar a partição home  para o Hd externo   e depois de aumentar e reformatar recuperar  os dados?

Também não entendi bem o que vc quer fazer. Vc quer manter a home no HD externo para sempre? Ou quer fazer uma cópia de segurança no HD externo, e depois alterar o tamanho da home no HD interno do seu computador?

Se for para manter a home no HD externo, é só deixar livre um espaço nesse HD, tipo 100 GB por exemplo. Quando digo livre é na verdade sem formatação, vá no Gparted e deixe um espaço no HD externo, vai ficar cinza essa área. Vc terá que estar em um live CD ou live Pendrive para fazer o seguinte:

- Abra o Gparted, escolha a partição /home, clique com o botão direito do mouse, abrirá um menu de contexto, clique em Copiar;

- Selecione o espaço em vazio lá do HD externo, clique com o botão direito e clique em Colar;

- Clique em Aplicar, é um dos botões do Gparted;

- Vc vai reparar que continua um outro espaço em vazio no HD externo, agora escolha a nova cópia da /home e redimensione ela, para ocupar todo o espaço restante dos 100 GB do HD externo;

- Clique em Aplicar

- Agora abra o Nautilus como super usuário (Alt+F2 e gksu nautilus), clique na partição em que o ubuntu está instalado (procure no painel esquerdo do Nautilus), essa partição irá montar (lembre-se de fechar o Gparted!!!), abra o arquivo fstab que se encontra em /etc/fstab (atenção, cuidado para não confundir com a raiz do live CD!!!);

- Procure a linha da /home, vc irá substituir o UUID. Para isso, abra o Gparted novamente, clique com o botão direito na /home do HD externo e vá em Informações, vai abrir uma janelinha, copie o UUID que aparece nela lá no arquivo do fstab. Verifique se não há nada com /dev/sda, substitua por /dev/sdb, não tem como eu ver aqui (na dúvida, cole aqui o seu fstab). Salve o arquivo;

- Pronto, feche tudo e reinicie pelo ubuntu do seu computador.

Eu nunca fiz isso, to indo pela minha experiência de formatar e mexer nas partições, mas acho que dá certo.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 00:27 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Homem_da_selva

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:16 »
Boa dia!...

No  no HD do meu note existe um área não alocada, isto é, a mesma esta diponível  para uso. Esta área fica logo após a partição  home e tem um tamanho de 78Gb. Minha intensão é aumentar a  partição  home que  hoje tem 41,92Gb com esta área. A minha dúvita é: tem  como simplesmente aumentar sem perder  os  dados que hoje estão na home, ou é necessário eu copiar o conteúdo atual da  home para um HD externo, redimensionar e reformar a partição e  depois copiar os dados do HD externo  para a  nova home?

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:28 »
Boa dia!...

No  no HD do meu note existe um área não alocada, isto é, a mesma esta diponível  para uso. Esta área fica logo após a partição  home e tem um tamanho de 78Gb. Minha intensão é aumentar a  partição  home que  hoje tem 41,92Gb com esta área. A minha dúvita é: tem  como simplesmente aumentar sem perder  os  dados que hoje estão na home, ou é necessário eu copiar o conteúdo atual da  home para um HD externo, redimensionar e reformar a partição e  depois copiar os dados do HD externo  para a  nova home?

É mais simples do que vc está pensando então: é só abrir o GParted estando em um live CD ou live pendrive, selecione a partição /home e clique no botão de redimensionar, vai abrir uma janelinha, é só arrastar com o próprio mouse até onde vc quer que a /home ocupe... bom, é bem intuitivo, dê uma olhada. Depois é só clicar em Aplicar, para que as mudanças sejam realizadas, esse procedimento irá demorar um pouco. Atenção, com esse procedimento é possível vc perder seus dados, mas sempre fiz e nunca deu problema. Se quiser faça backup de seus dados importantes.

Offline Homem_da_selva

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 19:09 »
Boa  tarde...

Valeu cara vou fazer assim...

Tenho um live pen-drive com o ubuntu 12.10 e acredito que nele tem o gparted. Porém primeiro vou fazer um backuo da home para qualquer imprevisto.

Valeu

Offline Homem_da_selva

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 18:54 »
Boa  tarde...

Tenho um live pen-drive com o ubuntu 12.10 e acredito que nele tem o gparted. Porém primeiro vou fazer um backuo da home para qualquer imprevisto.

Valeu

Boa tarde!...

Eu apaguei uns arquivos do diretório download e dei  o comando condensar pastas no Thuderbird; com isso recuperei uma  área bastante significativa do HD. O arquivo .thumderbird passou de 17,5Gb para 9,2Gb.  :)

Quero  aproveitar o  posta para fazer uma  outra colocação que entendo tem haver com este.

Eu  posso copiar as partições do  linux que tenho no  notebbok para um HD externo, reformatar o HD do  notebook e depois copiar os  dados do HD externo  para as novas partições do  HD  do  notebook?

/
home
s

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 17:37 »
Boa  tarde...

Valeu

Boa tarde!...

Eu apaguei uns arquivos do diretório download e dei  o comando condensar pastas no Thuderbird; com isso recuperei uma  área bastante significativa do HD. O arquivo .thumderbird passou de 17,5Gb para 9,2Gb.  :)

Quero  aproveitar o  posta para fazer uma  outra colocação que entendo tem haver com este.

Eu  posso copiar as partições do  linux que tenho no  notebbok para um HD externo, reformatar o HD do  notebook e depois copiar os  dados do HD externo  para as novas partições do  HD  do  notebook?

/
home
s

Consegue cara, só tem que ter espaço não formatado nesse HD externo. Não é preciso reformatar o HD do notebook, vc simplesmente apaga tudo, daí usa o Gparted para copiar as partições de um HD para o outro. É copiar partição, e não arquivos. Se vc tentar copiar tudo como se fosse arquivos, a chance de dar errado é bem alta (principalmente na partição raiz do sistema, o "/").

O GParted faz bastante coisa, é muito versátil. Vc só vai aprender tentando.