Vc sabe onde se encontra a pasta do thunderbird? Vá para sua pasta pessoal, aperte Ctrl+h para aparecer as pastas ocultas, lá estará a pasta
.thunderbird. Copia toda a pasta. No thunderbird existe uma opção de
condensar as mensagens, para ocupar menos espaço. Se vc apagar a pasta .thunderbird, terá que configurar todos os emails e outras coisas depois.
3 - Aumentar a minha home com a área livre que disponho.
Não entendi bem o que vc quis dizer, que área livre vc tem? No próprio HD?
2-Para aumentar o tamanho da minha home sem perder meus dados existentes, é preciso copiar a partição home para o Hd externo e depois de aumentar e reformatar recuperar os dados?
Também não entendi bem o que vc quer fazer. Vc quer manter a home no HD externo para sempre? Ou quer fazer uma cópia de segurança no HD externo, e depois alterar o tamanho da home no HD interno do seu computador?
Se for para manter a home no HD externo, é só deixar livre um espaço nesse HD, tipo 100 GB por exemplo. Quando digo livre é na verdade
sem formatação, vá no Gparted e deixe um espaço no HD externo, vai ficar cinza essa área. Vc terá que estar em um
live CD ou
live Pendrive para fazer o seguinte:
- Abra o Gparted, escolha a partição /home, clique com o botão direito do mouse, abrirá um menu de contexto, clique em Copiar;
- Selecione o espaço em vazio lá do HD externo, clique com o botão direito e clique em Colar;
- Clique em Aplicar, é um dos botões do Gparted;
- Vc vai reparar que continua um outro espaço em vazio no HD externo, agora escolha a nova cópia da /home e redimensione ela, para ocupar todo o espaço restante dos 100 GB do HD externo;
- Clique em Aplicar
- Agora abra o Nautilus como super usuário (
Alt+F2 e
gksu nautilus), clique na partição em que o ubuntu está instalado (procure no painel esquerdo do Nautilus), essa partição irá montar (lembre-se de fechar o Gparted!!!), abra o arquivo
fstab que se encontra em /etc/fstab (
atenção, cuidado para não confundir com a raiz do live CD!!!);
- Procure a linha da /home, vc irá substituir o UUID. Para isso, abra o Gparted novamente, clique com o botão direito na /home do HD externo e vá em
Informações, vai abrir uma janelinha, copie o UUID que aparece nela lá no arquivo do fstab. Verifique se não há nada com /dev/sda, substitua por /dev/sdb, não tem como eu ver aqui (na dúvida, cole aqui o seu fstab). Salve o arquivo;
- Pronto, feche tudo e reinicie pelo ubuntu do seu computador.
Eu nunca fiz isso, to indo pela minha experiência de formatar e mexer nas partições, mas acho que dá certo.