Autor Tópico: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...  (Lida 47963 vezes)

Offline helder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #30 Online: 22 de Dezembro de 2006, 21:26 »

 também fiz o mesmo procedimento do rodrigo e não deu certo. Ainda continuo sem som.

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #31 Online: 17 de Janeiro de 2007, 11:14 »
E ai pessoal nenhuma novidade na webcam e na leitora de cartoes ? sera que a comunidade nao vai fazer nada ? vou lançar ameaças de voltar a usar o XP hein srrsrssr

forte abraços so pra lembrarem que ainda temos duas derrotas neste notebook o card reader e a webcam que insistem em nao funcionar..

Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #32 Online: 24 de Janeiro de 2007, 21:42 »
eae gente

comprei um acer praticamente igual, MUITO LEGAL o esquema de abaixar e levantar o canal esquerdo pra q ele funcione :D (digo legal pra nao dizer coisa pior), tava penando aqui pensando até em devolver o note

pois é, essa camera aqui em cima nao faz nada, é meio chato... a não ser o fato dela girar.. isso funfa no ubuntu :D

mas vamo ter de esperar, pelo que andei pesquisando, o modelo Orbicam antigo já é suportado pelo driver gspca, creio q no próximo release já esteja funcionando o nosso...

bom, os carttões de memoria nao testei, nao tenho como testar a nao ser com a camera da empresa q eu trabalho, quem sabe um dia desses eu testo...

bom, novidades estamos por ae...

t+

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #33 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 20:15 »
estranho ...
antes ñ tinha este problema, mas de uns dias pra k comessou esse pane de qd inicia o som esta só na caixa direita, dai tenho que mover tudo pra direita, depois tudo pra esquerda e botar no centro pra ficar certo o som ...
estranho que tentando usar o alsamixer da um erro ....

alguem sabe como arrumar  ???

Outra coisa ..
qd abri o topico tava com um note que foi trocado, mesmo modelo, e agora este aki também esta travando qd fecho o KDE ...

imagino que é algum programa ou algo assim pois antes ñ tava dando isso, mas no note que foi trocado tava com esse problema também ....

alguem sabe como posso descobrir o que é e como resolver ???
o KDE grava alguem log enquanto fecha ? pra eu ter uma ideia do que ta fazendo ele travar ??
alguem ajuda, pq assim ñ da pra usar, desse jeito logo acaba corrompendo algo, pois qd trava só no  botão mesmo ..
e o pane é do encerramento do KDE mesmo, pois sempre que vai finalizar sessão, desligar ou reiniciar ele faz isso, mas se uso o crtl+alt_backspace que mata o X inteiro e ele ñ trava ... então é só qd o KDE ta finalizando mesmo ..
ele fecha os programas, e qd a tela escurece pra fechar o X, ele congela na tela preta com o mouse pouco antes de parar o X pra encerrar o sistema ....

q faço ????
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #34 Online: 06 de Abril de 2007, 14:44 »
vamos levar o topico la pra cima ate ser resolvido galera 

abraços
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #35 Online: 17 de Maio de 2007, 09:56 »
É pessoal acho que estamos na maldiçao do 3102 mais uma versao novos drivers pra tudo, exceto algo que faça funcionar o leitor de cartoes e a nossa malfadada webcam, vou ver se alguem usando outra distro, teve melhor sorte, eh furstrante ver que o bichinho tem duas coisas que sao uteis que simplesmente nao funcionam de jeito nenhum

forte abraços
qquer coisa avisto por aqui
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #36 Online: 18 de Maio de 2007, 20:58 »
é dose mesmo ...
o que me revolta é o leitor...
todos os leitores usam o padrão mass storage, daí só conectar que é reconhecido, seja em ruindows XP, Linux e acho que no MAC também ...
Mas pq a ENE inventa de fazer um que precisa de driver ??? até o leitor que tem na minha multifuncional epson é reconhecido automatico por usar mass storage, e esse leitor ENE faz uma dessa .....

ouvi dizer que tem um patch que ainda não esta na arvore oficial do kernel que faz rodar esse leitor, mas ainda não testei pq não to afim de recompilar kernel e ter dor de cabeça com o driver ATI novamente....

Alias, ATI é outro lixo... o notebook é bom, o problema é que usaram muita coisa que não se da bem com o linux....
é frustrante não poder usar o AIGLX no meu notebook, e o XGL é muito pesado ... :(
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #37 Online: 28 de Junho de 2007, 15:51 »
a cada nova versao das atualizaçoes eu sonho em ver tudo funcionando mas qual nada, mais um caminhao de atualizaçoes e minha cam e o card reader nao dao nem sinal de vida ! quando será ? rsrsrs forte abraço e vamos manter esse topico em cima quem sabe um dia agente entra e se depara com o resolvido ao lado do titulo ? rsrsrs

abraços a todos
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #38 Online: 06 de Julho de 2007, 03:50 »
Concordo, adoraria ver os problemas de hardware do 3102 resolvidos....
principalmente o pessimo desempenho e incompatibilidades do driver ATI
atualmente estou com esse problema me incomodando, alguem teve algo assim, sabe como resolver ??
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=18883.0

o leitor e a camera nem é mais prioridade pra mim, pois uso o leitor da multifuncional epson e camera não uso pra nada mesmo...
mas esse borrão na tela é muito chato....


Outra coisa...

Sobre o tal problema no som, se verem nos primeiros post deste topico eu tinha comentado de não ter o tal problema no som
depois de um tempo passei a ter, acho que sei de onde veio, pois agora no kubuntu 7.04, o som tava normal, qd saiu uma atualização de kernel atualizei, agora se uso o kernel novo ele da o problema de ficar só um lado do som, mas qd entro pelo kernel mais velho do feisty funciona normal, reparei que no kernel novo o Kmix do KDE aparece como som Realtek, ja no antigo que funciona aparece como placa de som HDA ATI SB,
estranhamente, nesta tenho problemas só com o volume, alguns aplicativos o volume é controlado pelo volume do PCM, outros pelo Front.... assim complica, pois por exemplo, estou ouvindo musica no minimo, ou deixo no mudo, daí abro o firefox com alguma pagina em flash com som e esta , mesmo o PCM ,que deveria ser o volume principal, no mudo, o flash toca o som no maximo, daí tenho que mudar o volume do canal Front pra mudar o Flash, e o mesmo varia entre aplicativos... nem sei mais qual controle de volume deixo como principal pra poder ser controlado pelos atalhos multimedia do notebook...
alguem sabe resolver isso ???
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline miguelittus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #39 Online: 06 de Julho de 2007, 08:58 »
Código: [Selecionar]

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base
adiciona a seguinte linha no fim do arquivo
Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel probe_mask=3 position_fix=3
reinicia (ou tenta reiniciar o alsa, o módulo.. sei lá.. reinicia o pc logo)

Boa sorte

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #40 Online: 15 de Julho de 2007, 04:59 »
Código: [Selecionar]

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base
adiciona a seguinte linha no fim do arquivo
Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel probe_mask=3 position_fix=3
reinicia (ou tenta reiniciar o alsa, o módulo.. sei lá.. reinicia o pc logo)

Boa sorte

Valeu a dica, ainda não reiniciei, mas acho que va funcionar... agora, só pra saber.... o que foi exatamente isso que fiz ? :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline laurusfilius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #41 Online: 15 de Julho de 2007, 16:45 »
Prezados,

Como tem ido a experiência com a placa ATI Radeon Xpress 1100?

Publiquei minha dúvida em outro tópico, mas não houve resposta além do colega clcampos... Então, aproveito se tratar de tema também desta discussão, e relanço a pergunta:

A placa ATI tem aceleração 3D funcionando no Linux? Em especial, no Ubuntu? Sei que o seu desempenho é razoável em ambiente Windows... Não sou fanático por jogos, apenas um jogador esporádico... :P

Nem vou usar Beryl ou Compiz-fusion... O que me interessa é ter a aceleração 3D disponível quando eu precisar... Seja para joguinhos do N64, do Play, um SimCity4 ou usando o Blender... Nada demais.

As minhas dúvidas surgem pois tenho um modelo de Note, da ACER, que vêm com essa GPU e muito me interessa o comprar... Só não fechei a compra, ainda, por conta da GPU...

Abraços,

Atenciosamente,

Lauro.
_________________________________
Linux - The future is in your hands.

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #42 Online: 20 de Julho de 2007, 00:54 »
Prezados,

Como tem ido a experiência com a placa ATI Radeon Xpress 1100?

Publiquei minha dúvida em outro tópico, mas não houve resposta além do colega clcampos... Então, aproveito se tratar de tema também desta discussão, e relanço a pergunta:

A placa ATI tem aceleração 3D funcionando no Linux? Em especial, no Ubuntu? Sei que o seu desempenho é razoável em ambiente Windows... Não sou fanático por jogos, apenas um jogador esporádico... :P

Nem vou usar Beryl ou Compiz-fusion... O que me interessa é ter a aceleração 3D disponível quando eu precisar... Seja para joguinhos do N64, do Play, um SimCity4 ou usando o Blender... Nada demais.

As minhas dúvidas surgem pois tenho um modelo de Note, da ACER, que vêm com essa GPU e muito me interessa o comprar... Só não fechei a compra, ainda, por conta da GPU...

Abraços,

Atenciosamente,

Lauro.

Olha, 3d funciona sim com os drivers proprietarios, o desempenho é pior que no windows, mas varia em alguns jogos...
Eu jogo o Regnum Online, no windows ele da uns 5 fps a mais com o opengl e é mais estavel que no linux, mas ainda sim no linux é totalmente jogavel.
estranho que o jogo opensource World of Padman, baseado na engine do quake3(ou será que era do 2) no linux estava injogavel(mesmo com tudo no minimo), ja no windows rodou legal.... não sei o pq, pode ter sido alguma configuração do meu kubuntu aki.. sei la....

O que mais me incomoda é não poder usar o AIXGL, pq uso mais programas que jogos, então se quiser me exibir com desktop 3d do linux, só com o XGL, mas ele qd usei usava muita RAM, como uso o firefox com pelo menos umas 20 abas abertas........ :P

Mas o que gostaria de arrumar agora é um borrão que ta aparecendo na tela, mesmo no kernel atualizado do repositorio, quanto no que veio no kubuntu 7.04, acho que é alguma configuração ou programa que ta deixando assim, pq com o driver opensource da ati, que não tem 3d pra xpress 1100, ele não da isso... só com o drive oficial....
falei sobre ele no topico
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=18883.0
olha a foto do borrão


ele só aparece na tela, em screenshot fica normal... por isso pra mostrar tive que fotografar....
alguem da uma ajuda !!!!

Outras desvantagem ja comentadas é que a webcam(que é exelente no windows) não funciona ainda e nem o leitor de cartão.
O resto é 100% muito bom....

Mas um conselho, quer um note, eu hoje compraria um HP desses mais novos que tem controle remoto, quick play, alem do que mais me atrai nele que é o video da Nvidia, só por causa do driver que funciona bem no linux :P ... se bem que não sei se o resto do hardware ta funcionando legal no linux....
Mas to afim de trocar meu note por um HP, mais por causa do video mesmo que desanimei com ATI....

tem uns HP da serie DV6000 que ta o mesmo preço 3102 da acer... só ve bem que nem todos DV6000 vem com controle remoto e webcam embutida....
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #43 Online: 23 de Julho de 2007, 20:22 »
O problema que eu tinha com o som foi resolvido com a dica do Miguelittus
mas eu estou com um outro probleminha meio simples...

o mixer que fica como o padrão é o PCM né ?
ele esta padrão pra mim.
Mas o estranho que alguns programas usam como padrão outro, se não me engano o Front Out (não estou no laptop agora pra confirmar)
Então as vezes abaixo o volume padrão, mas daí abro outro aplicativo e o volume esta no maximo, se inverto deixando o Front Out como padrão, daí inverte, abaixo o volume dele e os aplicativos que usam o PCM continuam usando o som... é que uso muito o PC de noite, e deixo no Mudo pra não incomodar a mulher que dorme mais cedo que eu :P
e como o atalho pra Mudo pega o que configurei no Kmixer como padrão .....
Ahhh... uso KDE :) mas acho que no Gnome da na mesma, não lembro agora, pq tenho os 2 mais uso só o KDE ....

e o problema de borrão no canto do video que continua :(
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #44 Online: 24 de Julho de 2007, 08:30 »
Olá pessoal

Bem, eu ainda estou me divertindo com esse brinquedinho novo (Aspire 3100) .. entao quase tudo é novidade

tenho uma duvida em relação ao Bluetooth.. eu nao sei se o ubuntu reconheceu ou nao.. pq a luz nao acende, colocando um dispositivo perto ele não da bola...

como faço para habilitar? o bluetooth de vcs ja veio habilitado? é alguma configuração da bios? eu so instalei o ubuntu aqui, nao tenho windows.. será q tenho de instalar o windows para ele habilitar  ??? ? acho q nada a ver né, mas...

me dêem um sinal...

a propósito, a camera nada ainda né?