Autor Tópico: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...  (Lida 48169 vezes)

Offline camoura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #15 Online: 16 de Outubro de 2006, 17:39 »
Buenas! Até que enfim achei alguém que tem laptop igual ao meu! 
Estou com o Dapper instalado em dual boot com o xp no meu Aspire 3102NWLMi.
Tudo funciona corretamente com exceção de:

1- Leitor de cartões ( Uso um 6X1 USB para quebrar o galho. Funciona OK )
2- WebCam
3- WiFi ( Achou a placa mas não conecta. Tenho um Dlink 614 em casa e conecto via XP sem problemas. )
4-  HotSync do Treo 650 via bluetooth ( uso o cabo USB e sincronizo com o Evolution )
5- ** Esse problema não sei se é específico do laptop ou uma característica do Linux: O som só funciona com um programa de cada vez. Quando estou com o Skype aberto, o MP3 ou o DIAX ( cliente Voip ) não acham a placa de som.

Por essas razões, estou utilizando mais o Xp do que o Ubuntu.
Gostaria muito de arrumar esses problemas para usar só o Ubuntu!

Qualquer ajuda é bem vinda!
E, se alguém precisar de alguma dica, é só falar!

Saudações,

Carlos

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #16 Online: 18 de Outubro de 2006, 21:58 »
Olá pessoal, parece que a comunidade do Acer Aspire 3102NWLMi irá aumentar... ou melhor aumentou! Eu comprei o meu no início de setembro e já instalei o Ubuntu Dapper, OpenSuse 10.1, Mandriva 2007 Oficial e o Ubuntu Edgy 6.10(atual). E os periféricos que não funcionam em nenhuma distro foram:

1. WebCam OrbiCam
2. Leitor de SCard ENE
3. Placa de Som (só no modo OSS onde se reproduz um som de cada vez).

Atualmente estou usando o Edgy e minha expectativa da placa de som funcionar completamente com o ALSA foi por água abaixo. Abri um bug em: https://launchpad.net/distros/ubuntu/+source/alsa-driver/+bug/66843 (por favor, não dêem risadas do meu inglês, não manjo quase nada e tive que recorrer à um site de português-inglês).

Quanto a placa de vídeo ATI, eu consegui configurar corretamente e funciona muito bem, basta seguir esse tutorial: http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Installation_Guide.

Algumas teclas de atalho estão funcionando: Fn+(som) Fn+(brilho) etc... no Ubuntu há uma forma de configurar as teclas Win, dentre outras, que é muito fácil. Basta ir em: Sistema>Preferências>Teclado>Opções de Layout (mas acho que está disponível apenas no Gnome 2.16 do Edgy, eu acho!).

Espero ter ajudado e estamos aí pra trocar experiências...  :-X
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline miguelittus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2006, 10:36 »
tenho um desses também...  ;D . o som ta sendo um problema, parece que o alsa 1.013 corrige os bugs, nao quero compilar por mim mesmo... o jeito é esperar sair...
uma pergunta: como fica o desempenho no kubuntu no de voces? usa toda a memoria e fica meio lento pra mim...

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2006, 12:04 »
Um pequeno desabafo.

Há algumas coisas no mercado de informatica que me deixam realmente triste, como uma fabrincante com o nome da acer pode colocar um notebook a  venda com um linux sendo distribuido em regime de O&M e o tal linux que vem de "fabrica" não suportar todo o hardware da maquina em questao ? ??? ??? É este tipo de coisa que afasta cada vez mais os usuarios leigos do linux, quando eu instalo o XP neste notebook até hardware que nao esta nele é devidamente suportado e fica no ar imediatamente, quando ponho o limpus que vem com ele varias coisas nao funcionam, é realmente uma pena este tipo de atitude por parte da industria e de nós do codigo livre

Forte abraço a todos
e vamos que vamos UBUNTU na veia (ps não na véia maq encostada mas nas novas srrrs) ;)
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline iniciantelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2006, 23:14 »
tenho o mesmo laptop (nunca tive notebook antes na vida), estou tendo vários problemas , já lí vários tutorias e tópicos aqui no fórum.

Estou usando UBUNTU(GNOME) 6.06 LTS(nao tenho interesse em passar pro 6.10 , nem de trocar de distro pois eu sou fã do ubuntu mesmo)

A especificação completa de hardware dele pode ser vista em :
http://www.acerpanam.com/synapse/forms/portal20.cfm?recordid=455&formid=3404&website=AcerPanAm.com&siteid=7117&words=all&keywords=&areaid=2


Meus problemas são :
O SITE DA ATI É TÃO BOM QUE É IMPOSSÍVEL IDENTIFCAR QUAL É O DRIVER MAIS ATUALIZADO E CORRETO PARA ESTE MODELO(chipset radeon x1100)
http://ati.amd.com/support/driver.html  (cadê ou qual é o driver + certo pro radeon x1100 ??????)
Foi reconhecido como video Xpress X200(ñ sei se só o nome ta errado, ou esse é o video mesmo da Xpress 1100.


Vídeos do YOUTUBE sem som e ultra acelerados
Já lí este tópico :
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8060.0
em /etc simplesmente não há o arquivo asound.conf
gustavo@acer:/etc$ cd /asound
bash: cd: /asound: Arquivo ou diretório inexistente

Atalhos do teclado não funcionam(volume + , volume - , etc...)
Webcam não funciona
Leitor de cartões não funciona

Já instalei o EASYUBUNTU E O AUTOMATIX e ainda não consegui resolver estes problemas , e estes me criaram um outro problema de repositórios , quando dou gustavo@acer:~$ sudo apt-get update , isso é o que me retorna :

Err http://packages.freecontrib.org dapper Release

Ign http://packages.freecontrib.org dapper Release


Baixados 9650B em 9s (974B/s)
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
W: GPG error: http://packages.freecontrib.org dapper Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido a chave pública não estar disponível : NO_PUBKEY F120156012B83718
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir esses arquivos faltosos


Também queria umas dicas de como preservar e aumentar a vida útil das baterias() , além de aumentar o nº de horas que vc consegue deixar o equipamento rodando apenas na bateria.







 

« Última modificação: 10 de Novembro de 2006, 23:31 por iniciantelinux »

Offline iniciantelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #20 Online: 18 de Novembro de 2006, 00:50 »
O note de vcs veio com KDE instalado ? o meu veio com Linpus Só em modo texto

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #21 Online: 18 de Novembro de 2006, 09:14 »
O note de vcs veio com KDE instalado ? o meu veio com Linpus Só em modo texto
o meu veio puro os lojistas puseram o windows XP (que inveja tudo funfa nele) eu entao enviei um email aos distribuidores do limpus e eles me enviaram um link (leeeeento) para baixar o dito cujo, tinha esperanças que com o linux (original da acer) pudesse funfar tudo, ledo engano o ubuntu tem mais suporte ao hardware do que o linux que a acer distribui junto com o note, vai entender.

Abraços

PS.: no limpus que baixei tinha o KDE ou o GNome nao lembro mas tinha interface grafica X sim
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Web CAM - parece que falta pouco
« Resposta #22 Online: 21 de Novembro de 2006, 17:52 »
galera achei umas informaçoes legais sobre nossa webcam temida

2. Forum dos desenvolvedores : http://www.actiongames.co.uk/m560x/forum/

fiz uns testes com a versao alfa atual mas ainda tem muita coisa nao implementada, ele diz que o power on da cam ainda nao foi feito mas assim que tiver feito eu passo pra vcs o passo a passo pra instalar
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2006, 12:10 »
PLACA DE SOM ALC883 - Resolvido!!!

Senhores proprietários do notebook ACER Aspire 3102NWLMi: Consegui resolver o problema da placa de som ALC883!!!  ;D
Já há alguns meses venho procurando solução para o meu problema com essa placa de som no Ubuntu Edgy. Acontece que ela funcionava apenas em modo de compatibilidade com o OSS. O alsa nem pensar. E, o problema disso, era que eu só ouvia som em uma das caixinhas de som do note e só podia reproduzir um som por vez...  :-\ O mic no SKYPE não funcionava e mesmo recompilando o driver mais recente do alsa, o 1.0.13, só conseguia fazer o mic funcionar em um volume muito baixo... impossível de ser ouvido por outra pessoa pelo skype.

Mas ontem lendo que a versão 2.6.19 do kernel tinha sido lançada, fui dar uma olhada nos ChangeLog's da vida. Lá vi que algumas implementações novas de drivers dessa placa de som tinham sido feitas ou corrigidas. Mas nenhuma referência ao modelo da minha placa específica, a ALC883. Pensei: "Vou tentar compilar o kernel, não custa nada e hoje é feriado em Brasília... se não der certo vou perder apenas tempo...!" Fui lá e compilei o kernel com a dica do nosso colega Alessandro Silva do Planeta Ubuntu Brasil, disponível em:
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1247

Na minha compilação só mudei o processador para Athlon e tirei algumas opções, como por exemplo HT que só está disponível em processadores INTEL. Não mexi em mais nada.

Depois de compilado, percebi que o sistema no login(após usário e senha) estava bem mais lento... fora do normal. Pensei que tivesse feito besteira e parei de mexer. Mas hoje, dei uma olha no "dmesg" e vi que tinha um monte de erros relacionados com os módulos do ALSA 1.0.13 que eu tinha compilado na unha pra tentar corrigir o problema da placa de som. Removi o Alsa compilado por mim e, depois disso, não consegui mais logar em modo gráfico  :-\ era um erro relacionado a libasound2.so... instalei novamente o alsa padrão do Ubuntu e rebootei a máquina, mas dessa vez usando o kernel compilado por mim... e Shazan!!! Funcionou!!!

Agora tenho o Alsa funcionando corretamente no Ubuntu Edgy!

Qualquer dúvida estou a disposição para ajudar a todos!

(agora estou sem tempo (estou no trabalho) mas se tiver mais alguma informação posto aqui a noite, quando chegar em casa).
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline miguelittus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #24 Online: 02 de Dezembro de 2006, 09:36 »
To tentando o q tu disse mas aqui nao ta funcionando... Como que tu compilou a parte do som? Modules ou no kernel? E como que instala o alsa original do ubuntu?
Ha, to no kubuntu 64

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #25 Online: 02 de Dezembro de 2006, 10:54 »
To tentando o q tu disse mas aqui nao ta funcionando... Como que tu compilou a parte do som? Modules ou no kernel? E como que instala o alsa original do ubuntu?
Ha, to no kubuntu 64

Eu compilei o alsa, mas aqui não resolveu o meu problema. O que fiz foi tirar o alsa que compilei, deixando o original do Ubuntu, e compilar o kernel conforme o tutorial que coloquei no meu post. O alsa original vc instala marcando, no synaptic, o pacote linux-sound-base (se não me falha a memória é esse o nome).

Depois foi só dar boot pelo kernel novo. Porém, o meu mic tá com um comportamento estranho, de vez em quando ele para de funcionar. Ainda não descobri o que pode ser. Mas o som tá muito bom! Com o alsa funcionando que é uma beleza.  ::)

O kernel novo já tem os drivers alsa.

Espero ter ajudado,
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #26 Online: 03 de Dezembro de 2006, 11:03 »
outra coisa que vi em alguns foruns eh que a nossa malfadada webcam funciona em testes com o kernel 2.6.19 tambem, porem ao instalar o meu a wireless parou de funcionar entao me perdi pois foi minha primeira compilada de kernel, nao sei como criar o diretorio lib/firmware e outros para por meus modulos a serem carregados, entao esta aqui instalado porem nao estou usando ainda pq tenho que desvendar alguns misterios que sao sempre esquecidos no mundo linux rsrssr
Tudo eh facil exceto quando eu tento rsrssr
 mas vou tentando sou brasileiro nao desisto nunca
quanto ao driver de som tive uma revelaçao, o meu mesmo com o driver 2.6.10 do ubuntu da pra fazer funcionar os dois canais basta desconectar o sincronismo de volume dos canais, baixar o canal esquerdo ate o mute dele, depois por em cima novamente e voilá estara funfando, e o som passa a sair dos dois lados, o chato eh que ele nao guarda a configuraçao toda vez que ligo tenho que fazer isso mas pelo menos ouço som estereo

abraços a todos
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline helder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #27 Online: 12 de Dezembro de 2006, 12:21 »

 Tenho um Acer 3660 e também estou com problemas no som. Realtek alc883. Ele aparentemente reconhece e tudo mais,  mas o som não sai (não ouve). Estou acompanhando sobre a alsa faz algum tempo já, hoje já tem  1.0.14 rc1. Vou fazer o procedimento que o amigo fez em um tópico acima de compilar o kernel para 2.6.19 etc e tal e vamos ver no que dá. Estou com 2 partições XP e Ubuntu, mas por enquanto só estou usando a do XP até resolver o problema do som, ai sim apago o XP do meu notebook.

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #28 Online: 15 de Dezembro de 2006, 21:25 »
Olá Pessoal, desde o meu último post aqui, venho percebendo alguns problemas por ter compilado meu kernel... por exemplo fiquei sem os driver da minha placa de rede wifi, os drivers da placa de video Ati não carregam mais... e por aí vai. Sem contar que o microfone ainda não estava funcionando a contento... (com o skype por exemplo).

Mas hoje baixei o alsa versão 1.0.14rc1 e fiz a compilação dele com o kernel oficial do Ubuntu mesmo, 2.6.17, e o problema foi resolvido. Agora tenho a placa de som funcionando com o ALSA, o mic funcionando com o Skype, e os módulos wireless e da Ati estão funcionando também.  ::)

O procedimento para quem precisar é este:

Citar
Baixe o driver a partir do site oficial:
ftp://ftp.alsa-project.org/pub/driver/alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2
(para mim bastou o pacote alsa-driver, não baixei os outros (libs, tools, etc).

De onde você salvou o arquivo "alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2" copie-o para o diretório "/usr/src" e descompate-o:

$ sudo cp alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2 /usr/src
$ cd /usr/src
$ tar -xvf alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2

Agora é só proceder com a compilação:
Só não tenho certeza se a opção --with-isapnp=yes é essencial ou não, aqui eu usei-a.

$ sudo ./configure --with-isapnp=yes     (o sudo é necessário para que você possa gravar no diretório /usr/src)
$ sudo make                                             (o sudo é necessário pelo mesmo motivo)
$ sudo make install                                  (idem)

Dessa forma, você fica com o kernel oficial do Ubuntu e com a placa de som funcionando corretamente. Não é necessário mexer em arquivo algum de configuração (arquivos de config. são os originais da instalação default).

Espero que isso ajude.






------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #29 Online: 17 de Dezembro de 2006, 11:38 »
Olá Pessoal, desde o meu último post aqui, venho percebendo alguns problemas por ter compilado meu kernel... por exemplo fiquei sem os driver da minha placa de rede wifi, os drivers da placa de video Ati não carregam mais... e por aí vai. Sem contar que o microfone ainda não estava funcionando a contento... (com o skype por exemplo).

Mas hoje baixei o alsa versão 1.0.14rc1 e fiz a compilação dele com o kernel oficial do Ubuntu mesmo, 2.6.17, e o problema foi resolvido. Agora tenho a placa de som funcionando com o ALSA, o mic funcionando com o Skype, e os módulos wireless e da Ati estão funcionando também.  ::)

O procedimento para quem precisar é este:

Citar

fiz exatamento o exposto nesta dica, e meu som ficou exatamente na mesma, como faço para testar e saber se esta funcioando a alteraçao, ao abrir o mixer aparece o velho oss lá, como altero para o alsa ?

obrigado
Baixe o driver a partir do site oficial:
ftp://ftp.alsa-project.org/pub/driver/alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2
(para mim bastou o pacote alsa-driver, não baixei os outros (libs, tools, etc).

De onde você salvou o arquivo "alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2" copie-o para o diretório "/usr/src" e descompate-o:

$ sudo cp alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2 /usr/src
$ cd /usr/src
$ tar -xvf alsa-driver-1.0.14rc1.tar.bz2

Agora é só proceder com a compilação:
Só não tenho certeza se a opção --with-isapnp=yes é essencial ou não, aqui eu usei-a.

$ sudo ./configure --with-isapnp=yes     (o sudo é necessário para que você possa gravar no diretório /usr/src)
$ sudo make                                             (o sudo é necessário pelo mesmo motivo)
$ sudo make install                                  (idem)

Dessa forma, você fica com o kernel oficial do Ubuntu e com a placa de som funcionando corretamente. Não é necessário mexer em arquivo algum de configuração (arquivos de config. são os originais da instalação default).

Espero que isso ajude.






Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)