Autor Tópico: ubuntu 12.04 instável [resolvido]  (Lida 11207 vezes)

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
ubuntu 12.04 instável [resolvido]
« Online: 25 de Janeiro de 2013, 02:00 »
Instalei várias vezes, cada vez por seu motivo, o ubuntu 12.04 . Na última instalação ele permaneceu estável durante um bom tempo. Agora ficou instável:
- o Firefox trava muitas vezes no Youtube
- o Firefox dá crash constantemente
- o Sistema encerra a sessão abruptamente, aparecendo então um menu para recomeçar a sessão (mas sem reiniciar o pc, sem sair do Sistema) -- isso também é constante
- o Sistema trava sem permitir qualquer ação -- a não ser resetar a máquina manualmente --, isto é menos frequente que os outros problemas
- toda vez que inicia uma sessão aparece uma janela pedindo para "desbloquear o chaveiro de sessão" digitando a senha.
Não sei como analisar o Sistema e ver qual é o problema e tenho muitos arquivos para fazer backup -- não posso simplesmente reinstalar (como já fiz várias vezes por motivos diferentes deste atual.
Peço ajuda e agradeço desde já.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, 14:50 por carirygondim »

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2013, 02:39 »
Aproveito para mais uma questão. Não fiz backup por nunca precisar (no caso deste ubuntu 12.04). Agora não quero perder os arquivos que tenho na pasta pessoal. Como faço um backup de maneira a recuperar esses arquivos depois de reinstalar o ubuntu 12.04? No momento estou sem pendrive e sem drive de dvd, mas posso aproveitar um hd conectado normalmente que está formatado ext4 para linux, todo livre os seus 80 GB. No outro hd está instalado apenas o ubuntu 12.04 -- desisti por enquanto de manter uma partição com windows... [Mais preciso: qual programa usar e como direcionar os arquivos de backup para o outro hd que já está formatado?]
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 07:53 por carirygondim »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:12 »
Instalei várias vezes, cada vez por seu motivo, o ubuntu 12.04 . Na última instalação ele permaneceu estável durante um bom tempo. Agora ficou instável:
- o Firefox trava muitas vezes no Youtube
- o Firefox dá crash constantemente
- o Sistema encerra a sessão abruptamente, aparecendo então um menu para recomeçar a sessão (mas sem reiniciar o pc, sem sair do Sistema) -- isso também é constante
- o Sistema trava sem permitir qualquer ação -- a não ser resetar a máquina manualmente --, isto é menos frequente que os outros problemas
- toda vez que inicia uma sessão aparece uma janela pedindo para "desbloquear o chaveiro de sessão" digitando a senha.
Não sei como analisar o Sistema e ver qual é o problema e tenho muitos arquivos para fazer backup -- não posso simplesmente reinstalar (como já fiz várias vezes por motivos diferentes deste atual.
Peço ajuda e agradeço desde já.

Clique aqui: 53) Manual simples e prático de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:15 »
Quando for instalar o Ubuntu, deixe uma partição para a /home, uma para raiz / e uma para Swap..! Assim, você não perderá os dados da Home, visto que está em uma partição diferente da Raiz..!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:12 »
Cara, o 12.04 é LTS e está super estável. O objetivo da Canonical com essa versões LTS é justamente manter um sistema super estável.

O que pode estar ocorrendo aí é um problema no seu HD (problema físico, e não software). Eu tive uns problemas parecidos, o Thunderbird travava as vezes, e o resto do sistema congelava, ou já aconteceu de demorar muito para iniciar o sistema.

Dê boot no seu computador com um Live CD ou Live Pendrive com Ubuntu, abra um terminal e digite esse comando:

Citar
sudo e2fsck -c /dev/sdaX

Onde o X é o número correspondente à partição em que o Ubuntu está instalado (se vc tem a raiz e /home em separados, faça nos dois). Abra o Gparted e verifique a numeração por lá. Dê esse comando também:

Citar
sudo badblocks -n -s /dev/sdaX

Esse comando verifica por bad blocks no seu HD. Bad blocks são blocos ruins/danificados no seu HD, em geral o próprio HD substitui esses blocos ruins por blocos reservas saudáveis, mas quando o HD está ruim ele não tem mais blocos para substituir (pq já substituiu todos possíveis).

Use esses comandos que indiquei, mas é possível que seu HD esteja com problemas e esteja prestes a quebrar. Aconteceu aqui comigo no meu notebook, tinha um HD seagate com 2 anos, e foi apresentando esses problemas que já falei, daí fui usando esses comandos, corrigia e dava tudo certo, o sistema voltava a ficar normal, mas não demorava muito e voltava a ficar travando. A última vez que fui usar os comandos, o HD quebrou de vez. Veja bem, não foi os comandos que quebraram ele, o HD já estava apresentando problemas antes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:20 »
Pode ser problema de mau contato no seu computador, dê uma limpada nele. Tire os pentes de memória e passe uma borracha branca nos contatos deles. Faça o mesmo na placa de vídeo. Se tiver pasta térmica aí na sua casa, tire o dissipador do processador, dê uma limpada e coloque nova pasta térmica no lugar. Processador aquecendo muito pode deixar o sistema instável.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:23 »
ola

isso me parece algum problema com o hd entao no caso siga esta dica

bem abra o dash do unity e digite gerenciamento de unidades e selecione teu hd depois disto voce vera os estatos do smart

va em dados do smart e selecione executar autotestes selecione extendido

bem depois disto va tomar um cafe ou algo parecido pois este tipo de teste demora

depois disto veja como esta os estatos do smart e tire um printscreen do computador.
ubuntu 12.04

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:24 »
Meu HD não tem problema, mas já me deparei com 4 (quatro) travamentos em mais ou menos 20 dias, desde que instalei a 12.04.
Uso Ubuntu há alguns anos e ele nunca havia travado. A última versão que estava na máquina era a 10.04.

Até deixei uma folhinha à mão com instruções para um reboot seguro "usando as Mágicas do SysReq.

No geral, estou muito feliz com meu 12.04, mas que ele trava às vezes é inegável. Tenho mandado relatórios automaticos de erros sempre que o sistema solicita. Talvez façam a correção.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 11:25 por alevian »
Linux User 586375

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:26 »
Meu HD não tem problema, mas já me deparei com 4 (quatro) travamentos em mais ou menos 20 dias, desde que instalei a 12.04.
Uso Ubuntu há alguns anos e ele nunca havia travado. A última versão que estava na máquina era a 10.04.

Até deixei uma folhinha à mão sobre como fazer um reboot seguro "usando as Mágicas do SysReq.

No geral, estou muito feliz com meu 12.04, mas que ele trava às vezes é inegável. Tenho mandado relatórios automaticos de erros sempre que o sistema solicita. Talvez façam a correção.

Mas como vc sabe q ele não está com problemas? Siga a minha dica e a do adiaswin. Veja se não há erros no HD.

As vezes pode ser que o HD esteja saudável, mas ele gravou errado alguma informação no HD e está apresentando esses erros. Use os comandos que falei, principalmente o e2fsck.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:29 »
No geral, estou muito feliz com meu 12.04, mas que ele trava às vezes é inegável.

Engraçado... Uso o 12.04 desde o lançamento, em abril/2012, e nunca houve trava alguma...
Talvez seja mesmo o HD. Ele pode parecer "OK", mas no fundo, lá no fundo, pode já começar a ter alguns badblocks, e aí começam os problemas.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:31 »
O cidadão da duvida, falou falou falou e não disse qual hardware ele tá tentando rodar o 12.04.

Pode ser um computador antigo e por isto deve estar tendo problemas, pois o 12.04 é mais pesado que o 10.04.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:33 »
O cidadão da duvida, falou falou falou e não disse qual hardware ele tá tentando rodar o 12.04.

Pode ser um computador antigo e por isto deve estar tendo problemas, pois o 12.04 é mais pesado que o 10.04.

É verdade, as vezes ele tá tentando rodar num SiS da vida. Digite em um terminal:

Código: [Selecionar]
lspci
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:34 »
Citar
o Sistema encerra a sessão abruptamente, aparecendo então um menu para recomeçar a sessão (mas sem reiniciar o pc, sem sair do Sistema) -- isso também é constante

pelo o que eu me lembre quando o sistema encerra a sessao do nada e por que esta usando muita mas muita memoria

digite top no terminal para podermos ver como esta o consumo de memoria.
ubuntu 12.04

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2013, 12:06 »
O problema de travamento ocorreu comigo, pela primeira vez, em 13 de janeiro, e foi reportado no seguinte tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,88791.msg566043.html#msg566043

O HD está perfeito. O micro não tem dois anos. Já fiz teste com o comando palimpsest.

Quanto ao uso da memória, tenho instalado o 12.04 num desktop que tem uns 5 anos, com 1Gb. Usa 30 ou 40% no máximo, para atividades corriqueiras como de navegação e editoração de texto. Não precisamos de máquinas novas nem com muitos recursos para usar o Ubuntu.
Aliás, esta distro foi criada para que a maior parte dos seres humanos tivesse acesso a um bom sistema.

E a equipe pede que todos os erros que encontramos sejam reportados, para aprimoramento do sistema.

Pode ser que para a esmagadora maioria dos usuários realmente ele esteja estável, mas se apresenta problema em uma ou outra configuração e isso for resolvido, todos ficarão satisfeitos, indicarão a distro e continuarão a usá-la.
Linux User 586375

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: ubuntu 12.04 instável
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2013, 12:13 »
Quanto ao uso da memória, tenho instalado o 12.04 num desktop que tem uns 5 anos, com 1Gb.

Dica: se o Ubuntu for a versão "titular" (com Unity 3D), essa RAM é meio que pouca. Já tentou uma versão alternativa, com interface mais leve, tipo Xubuntu ou Lubuntu? Pergunto porque foi dito que o 10.04 funcionava sem travamentos, e ele é mais leve que o 12.04, em função da interface mais compacta (GNOME 2.32).