Autor Tópico: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo  (Lida 8938 vezes)

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Online: 30 de Dezembro de 2012, 10:38 »
Bom dia amigos,
Na minha empresa existia um computador abandonado há anos e ao invés de descartá-lo resolvi ressucitar ele, fiz uma limpeza geral com ar comprimido e alguns componentes que estavam queimados foram substituídos como o leitor de dvd por exemplo, este por sinal foi substituido por um drive de cd do meu primeiro computador, isso mesmo, ele é de 1998 mas estava funcionando perfeitamente com o Windows 98, então retirei o drive de cd e o hd, o hd que já estava na cpu é de 40 GB (¬¬) e o que retirei do meu primeiro pc é de 10 Gb (o) formatei as duas unidades e ambas foram perfeitamente reconhecidas. Minha principal suspeita é a de que a qualidade do sistema tenha ficado ruim por causa do leitor de cd, demorou MUITO pra fazer a formatação e mesmo durante a instalação do ubuntu o ponteiro por exemplo ficava piscando , etc... Acham que isso tem alguma relação? Se eu trocar o leitor de cd por um de dvd mais avançado vai resolver o problema?

Em geral eu sei que isso é maluquice, mas eu gosto dessas coisas, é um computador que servia de morada de ratos e agora estou postando isso atravez dele, não sei vocês mas eu acho isso um barato! hehehe... Conto com a ajuda de vocês! Abraço.

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2012, 10:41 »
Outro problema que estou enfrentando é que somente o Firefox tem acesso à internet, a central de programas por exemplo não consegue instalar nada acusando falha ao baixar arquivos e pede para verificar a conexão com a internet. Assim não consigo atualizar o Firefox, instalar plugins novos e nem baixar novos programas.


OBS.: Há muito tempo atrás esta CPU  rodava Windows XP perfeitamente,  não aceito não rodar Ubuntu 10.10 de maneira mais eficiente!!!
Editado pela moderação
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2012, 11:44 por Ioca100 »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:17 »
Qual a configuração do PC? Só posso indicar a melhor versão se souber de tudo (processador, RAM, HD, etc.).

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:29 »
Qual a configuração do PC? Só posso indicar a melhor versão se souber de tudo (processador, RAM, HD, etc.).

Pior que eu nem sei, tem como saber estas configurações pelo próprio sistema?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:32 »
Outro problema que estou enfrentando é que somente o Firefox tem acesso à internet, a central de programas por exemplo não consegue instalar nada acusando falha ao baixar arquivos e pede para verificar a conexão com a internet. Assim não consigo atualizar o Firefox, instalar plugins novos e nem baixar novos programas.

Corrijam-me os mais experientes, mas creio que isso se deve ao fato de sua versão não ter mais suporte nos repositórios. Seria isso?

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:40 »
Outro problema que estou enfrentando é que somente o Firefox tem acesso à internet, a central de programas por exemplo não consegue instalar nada acusando falha ao baixar arquivos e pede para verificar a conexão com a internet. Assim não consigo atualizar o Firefox, instalar plugins novos e nem baixar novos programas.

Corrijam-me os mais experientes, mas creio que isso se deve ao fato de sua versão não ter mais suporte nos repositórios. Seria isso?

Acho que não é bem por aí sigur, já tive o Ubuntu 10.10 em um notebook mesmo estando descontinuado e ele instalava os programas normalmente, só não atualizava pelo apt-get update e o gerenciador de atualizações.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:48 »
Qual a configuração do PC? Só posso indicar a melhor versão se souber de tudo (processador, RAM, HD, etc.).

Pior que eu nem sei, tem como saber estas configurações pelo próprio sistema?

Digite o comando mais famoso deste fórum, e poste o resultado para a gente:

Citar
lspci

Edit: Fale para a gente também quanto tem de Ram, e o processador, como o Eliseu falou.

Cara, o 10.10 não tem mais suporte (por isso a Central de Programas não funciona mais), vc deveria ter instalado, na pior das hipóteses, o 10.04.4. Ela tem suporte até abril do ano q vem, e dá para mudar os repositórios de maneira que consiga continuar instalando programas, mesmo depois da perda do suporte.

Outras distros que eu indicaria seria o Xubuntu 12.04, Lubuntu 12.04, Linux Mint 13 com desktop Mate (e habilitado o repositório de backport), Linux Mint 13 com desktop Xfce, Debian 6.0.6 (baixe o DVD, e escolha um desktop leve como Xfce na hora da instalação) e o Puppy Linux.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2012, 12:52 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:58 »
Eu recomendo o Lubuntu. Estou usando numa boa.

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:13 »
Qual a configuração do PC? Só posso indicar a melhor versão se souber de tudo (processador, RAM, HD, etc.).

Pior que eu nem sei, tem como saber estas configurações pelo próprio sistema?

Digite o comando mais famoso deste fórum, e poste o resultado para a gente:

Citar
lspci




:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset Host Bridge and Memory Controller Hub (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset AGP Bridge (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 02)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801BA ISA Bridge (LPC) (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801BA IDE U100 Controller (rev 02)
00:1f.2 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801BA/BAM SMBus Controller (rev 02)
00:1f.4 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 02)
00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801BA/BAM AC'97 Audio Controller (rev 02)
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 315PRO PCI/AGP VGA Display Adapter
02:01.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82557/8/9/0/1 Ethernet Pro 100 (rev 08)
02:02.0 Network controller: RaLink RT2561/RT61 rev B 802.11g

Edit: Fale para a gente também quanto tem de Ram, e o processador, como o Eliseu falou.

Cara, o 10.10 não tem mais suporte (por isso a Central de Programas não funciona mais), vc deveria ter instalado, na pior das hipóteses, o 10.04.4. Ela tem suporte até abril do ano q vem, e dá para mudar os repositórios de maneira que consiga continuar instalando programas, mesmo depois da perda do suporte.

Outras distros que eu indicaria seria o Xubuntu 12.04, Lubuntu 12.04, Linux Mint 13 com desktop Mate (e habilitado o repositório de backport), Linux Mint 13 com desktop Xfce, Debian 6.0.6 (baixe o DVD, e escolha um desktop leve como Xfce na hora da instalação) e o Puppy Linux.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:20 »
Citar
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 315PRO PCI/AGP VGA Display Adapter

Vixi, vc tem placa de vídeo da SiS, q sinistr o. É cara, já vou falando, q independente da distro que vc colocar aí, os gráficos não vão ficar muito legais. Instalei um CentOS em um computador com placa SiS (placa mãe e vídeo), ele rodava até q bem, mas o vídeo deixa a desejar. Não tem como instalar outra placa de vídeo não? Tipo NVidia? O ideal seria ter uma placa de vídeo onboard da Intel.


Citar
Minha principal suspeita é a de que a qualidade do sistema tenha ficado ruim por causa do leitor de cd, demorou MUITO pra fazer a formatação e mesmo durante a instalação do ubuntu o ponteiro por exemplo ficava piscando , etc... Acham que isso tem alguma relação? Se eu trocar o leitor de cd por um de dvd mais avançado vai resolver o problema?

Não tem nada haver uma coisa com a outra. O ponteiro continua piscando quando vc está usando? Lembro q lá no computador q instalei o CentOS acontecia umas coisas estranhas mesmo, e é por conta da placa de vídeo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:27 »
No meu sempron 64 eu usava o 10.04 e tinha placa da SiS. Funcionava tudo certinho com 512 de ram. Só que instalei pela usb, não por cd. Não tem como você instalar pela usb?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:32 »
No meu sempron 64 eu usava o 10.04 e tinha placa da SiS. Funcionava tudo certinho com 512 de ram. Só que instalei pela usb, não por cd. Não tem como você instalar pela usb?

Sigur, dá na mesma, a diferença é q só vai demorar mais, bem mais pelo CD.

Essas placas SiS são complicadas, nem os drivers para windows prestam direito. Pode até rodar certinho, mas dá para perceber que vc não consegue puxar todo o desempenho q o computador tem, quando é SiS. Tenta rodar um emulador, ou fazer coisas que exigem bastante processamento gráfico. Quem faz os drivers para Linux dessas placas SiS são a comunidade, não há apoio da empresa, e muitas vezes ele funciona "genericamente" no hardware.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:46 »
eu tenho essa placa sis, por incrível que pareça, já usei ela. hoje tá guardada,por eu ter comprado uma nvidia,mas a sis continua comigo,por causa de um notebook toooodo sis. tente o xubuntu 12.04,foi reconhecido tudo dele.e não use efeitos como compiz ou esmerald, já testei e não funcionou,trava a interface. mas dá pra usar muito bem o pc, basta não usar algo muito pesado.
o 10.10,os repositórios deles se não me engano foram mudados pra o old releases,eu acho.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:53 »
Bem, é claro que eu nunca usei meu pc pra jogar nem emular nada. Concordo que pra isso, precisa de placas mais potentes e melhores.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Problemas com PC velho - Mesmo o Ubuntu 10.10 está lentíssimo
« Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:55 »
Bem, é claro que eu nunca usei meu pc pra jogar nem emular nada. Concordo que pra isso, precisa de placas mais potentes e melhores.
a minha sis roda mal o esr que eu comprei, o supertuxkart ficou meio ruim,resumindo,essa placa não é boa pra quem gosta de jogos.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....