Autor Tópico: O fim do Gnome clássico/Fallback  (Lida 25864 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
O fim do Gnome clássico/Fallback
« Online: 09 de Novembro de 2012, 18:20 »
Matthias Clasen, da equipe de desenvolvimento do GNOME, anunciou o resultado de uma discussão interna: abandonar ou manter a sessão GNOME Clássico.

Segundo Matthias, a conclusão final foi de que a equipe não conseguiria manter a sessão clássica com a devida qualidade necessária e, então, decidiram que o melhor seria parar de desenvolvê-la.

Outro detalhe é que os usuários da versão Clássica desejavam um comportamento mais parecido com o GNOME 2, o que não é o objetivo do GNOME 3. Mais uma razão é que não havia mais nada novo para colocar na sessão, entretanto novos bugs não paravam de surgir, o que possivelmente toma muito tempo dos desenvolvedores.

Ainda estava em discussão algumas interfaces que fazem uso da versão Clássica, como o Unity, XFCE e o LXDE – mas foi decidido que mesmo assim o desenvolvimento pararia. Ainda em discussão se a GNOME vai mostrar alternativas para quem deseja a sessão clássica: o MATE, fork criado pela equipe do Linux Mint, ou o XFCE, nos casos da sessão clássica ser necessária.

Com o final do desenvolvimento do GNOME Clássico, podemos esperar novidades no GNOME Shell.

Esta mudança afetará apenas o GNOME 3.8. Os usuários do novo GNOME 3.6 e do próximo 3.7, ainda poderão ter a sessão Clássica – sendo assim os usuários de até o Ubuntu 12.10 poderão utilizá-la.

Fonte : http://ubuntued.info/gnome-abandona-o-modo-classicofallback
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Darcamo

  • Visitante
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2012, 18:36 »
Sinceramente acho a decisão mais sensata. Não adianta ter a versão de fallback se ela for mal mantida. Se os usuários quiserem usar essa versão de fallback porque preferem o estilo antigo então provavelmente outras opções como o Cinnamon serão melhores para esses usuários.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2012, 18:41 »
Sinceramente acho a decisão mais sensata. Não adianta ter a versão de fallback se ela for mal mantida. Se os usuários quiserem usar essa versão de fallback porque preferem o estilo antigo então provavelmente outras opções como o Cinnamon serão melhores para esses usuários.

Gosto do gnome-classic e realmente não queria vê-lo acabar, entretanto concordo com o colega quando diz que é melhor encerrar o suporte ao ambiente do que mantê-lo sem uma manutenção adequada.

Além do mais, de fato existem outras alternativas (MATE, Cinnamon, Xfce, etc.) para aquele que prefiram o layout do Gnome 2.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2012, 18:45 »
Sinceramente acho a decisão mais sensata. Não adianta ter a versão de fallback se ela for mal mantida. Se os usuários quiserem usar essa versão de fallback porque preferem o estilo antigo então provavelmente outras opções como o Cinnamon serão melhores para esses usuários.

Gosto do gnome-classic e realmente não queria vê-lo acabar, entretanto concordo com o colega quando diz que é melhor encerrar o suporte ao ambiente do que mantê-lo sem uma manutenção adequada.

Além do mais, de fato existem outras alternativas (MATE, Cinnamon, Xfce, etc.) para aquele que prefiram o layout do Gnome 2.
concordo com voce eu tambem nao queria que acabasse ainda mais que eu uso o mesmo eu conheci o gnome 2 no 10.04 quando eu passei la e uma pena que eles nao puderam manter uma pena mesmo.
ubuntu 12.04

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:20 »
Prevejo mais um fork... rsrs  ;D

Quero ver a Canonical se virar agora, sem o gnome classic. Migrar toda a base para XFCE? Ou manter o a infraestrutura do gnome classic mais um tempo, como eles estão fazendo com o Compiz, que chegaram até a contratar desenvolvedor para isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:53 »
O debian já migrou para o xfce... ::)

Agora tô curioso pra ver o que a Red Hat vai fazer na versão 7 do seu sistema enterprise. Será que vai de gnome-shell? Lembrando que é a Red Hat que contribui majoramente para o gnome.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2012, 00:05 »
O debian já migrou para o xfce... ::)

Agora tô curioso pra ver o que a Red Hat vai fazer na versão 7 do seu sistema enterprise. Será que vai de gnome-shell? Lembrando que é a Red Hat que contribui majoramente para o gnome.

Uma distro conhecida pela sua estabilidade e longo suporte, realmente, como eles vão fazer? Ir para o XFCE? Mate? Acho o Mate mais viável, é tão configurável como o Gnome, e leve. XFCE é legal, bem mais leve e tudo, mas acho ele tão engessado. Gnome 2.x era lindo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2012, 00:11 »
Já foi confirmado que o Debian adotaria o XFCE.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2012, 09:19 »
Debian confirmou que voltará a utilizar o Gnome como desktop padrão:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTIyNTM
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2012, 09:39 »
Então deram com um pé atrás. Na noticia do Xfce.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2012, 09:44 »
Esses desktops do mundo GNU/Linux estão como o rWindows, te forçando a trocar ou fazer upgrade de máquina para poder rodar decentemente. A mídia de instalação de qualquer distro que venha com Gnome Shell ou Unity devia vir também com um desktop alternativo, no caso da pessoa instalar em máquinas mais modestas.

Como esses desktops são produzidos por estrangeiros, eles não estão acostumados em encontrar hardware obsoleto/modesto rodando por aí. No Brasil é a coisa mais comum.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2012, 12:34 »
Tem como eu otimizar o Unity pra rodar no meu PC antigo?
tem o unity 2d,mas na central de programas diz que a canonical vai dar suporte a ele até 2017.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2012, 12:35 »
Dêem uma olhada no Link..!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2012, 12:51 »
Tem como eu otimizar o Unity pra rodar no meu PC antigo?
tem o unity 2d,mas na central de programas diz que a canonical vai dar suporte a ele até 2017.

Não era uma pergunta, é um link, rsrs
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !