Não tenho vergonha de usar Linux! E até tenho orgulho em falar "não, eu não preciso crackear" . Ou então jogo esta: "CD do Office? Mas é só baixar o Openoffice, é gratuito!", pois algumas máquinas já vem com o Windows instalado (com o valor escondido nas prestações), mas raramente o Office é vendido junto.
Ótimas respostas acima! Parabéns pelo tópico!
Obrigado
P.S.: com o crescimento do número de usuários, não dá mais para dizer que *todo* usuário Linux sabe que precisa pesquisar antes de comprar. A verdade é que esses novos usuários mantém velhos hábitos, trazem presunções distorcidas acerca do que é ou não óbvio ou, simplesmente, não têm a menor noção do que procurar e como. Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.
Desculpe mas não entendi, o que você quis dizer?
Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!
Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.
Abração!
eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.
Abraços
Isso k7br, você entedeu o princípio do que eu falei.
Pode parecer que não existe, mas eu conheço um vendedor que tem curiosidade em Linux, ele é o técnico/vendedor responsável pelo departamento de informática da loja, eu estava com meus CDs do Shipit um dia, e dei pra ele, aproveitando o interesse, o cara não sabia como agradecer hehehe, estava realmente curioso.
É uma caso raro sim, mas é algo.
Não é só encher a "sacola" do vendedor, a lei da oferta e da procura se faz logicamente sobre o que é mais vendido independente de SO, mas a cobrança e procura por um produto desperta interesse por parte dos logistas, quando não, o recado fica dado. Não é tão raro encontrar logistas que saibam ou usem Linux, eu mesmo (trabalho com informática) conheço alguns, eles sabem pelo menos o B-A-BA se algum cliente vier perguntar, e o que dizer dos fornecedores? Se tem procura, tem oferta... principalmente em lojas que trabalham com encomenda, então, se você vai uma loja e pergunta se funciona com Linux, vai em outra e acaba ficando frustado, você da uma pesquisada sobre qual produto tem suporte pro Linux, pergunta a amigos, se você realmente tem interesse, você pode ser o maior dos Noobs, mas vai sempre ter alguém que vai te ajudar. Daí você pode ir em uma loja que saiba o que é Linux, ou encomendar o seu produto. Mas perguntar "Funciona no Linux?" não te custa muito ar dos pulmões... e pode, digo pode, dar o ponta pé pra alguma coisa, mesmo que você não tenha dimensão do que seja. Parece bobo né? Que não funciona né? O problema com a falta de capacitação dos logistas é realmente preocupante, as vezes nem os técnicos sabem direito... isso é real, só sabem o arroz com feijão... fazendo uma comparação bem distorcida... quando você adquire um cachorro filhote, você dá um nome pra ele, mas ele não vai te atender no começo, mas se você falar isso todas as vezes que ver ele, um dia você vai chama-lo pelo nome e ele vai te atender.
Mesmo que o logista "inocente" não saibam bulhufas, ele vai saber que existe luz no final do túnel...
Um coisa que sempre faço, quando o vendedor é "daqueles" e demonstra paciência, é falar sobre alguma vantagem do Linux... puxo uma conversa, e as vezes você consegue despertar o interesse... se ele ficar interessado, mesmo que seja pra ele não pra loja, isso vai refletir no seu atendimento quando alguém vier com uma indagação "Funciona no Linux?"
Relacionamento humano bem feito é benéfico pra todos.
Fazer petições também é importante. Mas fazer a sua parte no dia-a-dia não faz mal e pode ajudar também.
Mande e-mail pros fabricantes perguntando por que eles não dão suporte para o Linux, e reclamando bastante.
A reclamação "Linux não tem recursos" é muito comum por parte da massa leiga, e petições, reclamações aos fabricantes, a sua promoção do Linux com amigos, colegas, professores, parentes etc pode mudar a realidade. Se não mudar, pode ajudar e melhora-la.