E bota dificilmente nisso, tem vezes que eles não sabem o básico nem pra Windows, qto mais para Linux. Uma vez fui comprar duas placas de som e um hd em uma loja daquelas no Rio de Janeiro, entrei e o cara havia acabado de ser "pego" pela ABES usando Windows e Office piratex em 4 das 5 máquinas da loja. Os caras foram até bonzinhos (da ABES), deram um prazo de 15 dias pra ele "regularizar a situação" (nem sei se molharam a mão dos caras) e o dono da loja, incorformado, me mostrou o auto de infração e o valor da mordida em caso de não regularização: total de quase R$ 12.300,00.
O chefe lá não tinha essa grana toda e, conversando com ele, me disse que já havia tentado colocar Linux nas máquinas mas não conseguia. Por acaso eu estava com um cd do Ubuntu 7.04 na bolsa e perguntei pra ele se ele não queria experimentar essa distro do Linux, já que fazia tempo que ele tinha tentado colocar o Slack e o Conectiva. Como era um sábado de manhã (sou comprador costumaz de lá), me ofereci pra testar, o máximo que iria acontecer era não funcionar. Fiz o de sempre, arrumei um espaço não particionado no hd e mandei brasa. Em menos de uma hora e meia o sistema já estava instalado com OpenOffice, acesso sem fio à rede da loja e tal, só teve que trocar o adaptador de rede sem fio da máquina e pronto. Deixei o cd de instalação com ele pra, se ele quisesse, ele mesmo instalar o sistema, já que ele viu como eu fiz e todas as máquinas são iguais. Depois de um mês voltei lá pra ver como que tinha ficado a história da ABES: ele instalou o Linux nas outras máquinas (ripando o Windows), só deixando a principal (a que eu fiz) com dual boot já que era o único XP original (original no sentido de ter sido comprado com nota fiscal e registrado, já que qq XP pirata é "original") e deu uma bela banana pra ABES, que ficou "tuta", já que ele tinha "regularizado a situação" como lhe foi solicitado, mas não do jeito que ela queria.
Resultado pra mim? Na instalação que eu fiz, ganhei as peças que eu ia comprar de graça; e quem quer instalar Linux (e que ele não pudesse atender, lógico) eu sou o indicado.
Por isso, pra quê brigar? Esse negócio de dizer que "o meu é maior do que o seu" é papo furado, não adianta ter o maior ou o melhor e não saber usar, hehehehe...
Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.
Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.