Autor Tópico: Você tem vergonha de ser Linux User?  (Lida 22968 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2008, 10:16 »
E o que quero dizer com tudo isso, é que isso depende de cada um de nós também, e que seguir um "lado da força" não leva a nada. Exemplificando: Você vai à uma loja de informática comprar um Pen Drive por exemplo, e escolhe um que gostou e pergunta o preço, daí pergunta - Funciona no Linux? - esse é a palavrinha mágica que muitos usuários Linux se esquecem de fazer na hora de comprar produtos de informática. Pode não parecer, mas se todo usuário Linux fizer essas perguntas quando for comprar um produto de informática, pode despertar o interesse das lojas, daí o resto é uma bola de neve. Hoje temos exemplos disso, desse "respeito" por parte de algumas empresas, poucas mas tem, como por exemplo:

rsrsrsrs , uma  pergunta que sempre faço :
- Funciona no Linux ?
Eu acho que é super importante essa pergunta :)

Vamos lá galerinha ,vamos pentelhar as lojas   

Abraços

Pois é, você precisava ver a cara do vendedor quando eu fui comprar o teclado e perguntei se funcionava no Linux HAHAHAHAHAHA
Ele chamou a gerente HAHAHAHAHAHAHAHA

Galera, isso se chama A lei da oferta e da procura, é isso que move e controla nosso comércio, se não tem procura, não tem oferta... e vice-versa.

Wikipedia:

Citar
Em suma, a lei da oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores. Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigencias e decidem quanto vale a pena produzir para vender ao preço dado pelo consumidor. Para um entendimento mais profundo, considere as linhas do graficos como uma pessoa(demanda) e um cachorro(oferta), a oferta sempre vai se aproximar da demanda a fim de vender seu produto. A decisão dos donos das industrias é baseada nestes graficos, nos planos da concorrencia, épocas do ano(ventiladores, ar condicionado, aquecedor), fatores culturais, geográficos, e ambientais. Estes assuntos não são propriedade deste tópico, mas todos que querem compreender mais sobre economia devem procurar informações sobre.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2008, 10:18 por kErNeL_sCrIpT »

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2008, 10:18 »
Caro colega!

Achei sensacional seu tópico, você transmitiu de forma clara e objetiva tudo o que também penso e faço! Sensacional!

Tomei a liberdade de publicar seu artigo no meu blog, pra divulgá-lo para todos, inclusive os que não lêem o fórum do Ubuntu, pois isto merece ser divulgado para todo mundo!

Parabéns!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2008, 10:22 »
Caro colega!

Achei sensacional seu tópico, você transmitiu de forma clara e objetiva tudo o que também penso e faço! Sensacional!

Tomei a liberdade de publicar seu artigo no meu blog, pra divulgá-lo para todos, inclusive os que não lêem o fórum do Ubuntu, pois isto merece ser divulgado para todo mundo!

Parabéns!

Fique a vontade marcosalvesps :) Sinto-me muito honrado :)
Muito obrigado :)
Acho que vou publicar no meu Blog também :)

Abraço e até mais.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2008, 14:46 »
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)... Felizmente o Linux não dá margem para esse tipo de constrangimento, visto que qualquer um pode utilizá-lo sem restrições.

no caso da MS, há muito mais problemas do que os de ordem técnica, alcançando proporções éticas, sociais e políticas que afetam negativamente mesmo quem nem usa computador.
   Bem colocado, eneac.

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2008, 16:52 »
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)...

Deu de presente pra sogra? (:
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2008, 17:18 »
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)...

Deu de presente pra sogra? (:
   uahshsuahsuahsuash :D :D :D :D   Devia ter dado mesmo, porque ela comprou um pc com Linux e meteu um XPiratão por cima! Infelizmente minha namorada não se achou no Linux, e meus argumentos não foram o suficiente para convence-la a uma nova tentativa... e agora ela tá lá com a famigerada estrelinha, e não larga mão de jeito nenhum... mas enfim, cada um usa o pc do jeito que prefere...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2008, 18:49 »
Kernel,

Eu tenho muito orgulho de utilizar linux e com meu entusiasmo já levei muitos usuários a também utilizarem o sistema.

Sabemos que ele ainda tem fraquezas assim como os outros sistemas... no entanto é o sistema que na minha opinião tem evoluído mais rapidamente!!!

Ah... te mandei um privado, depois da uma olhadinha lá!

Abraços.
Junior

ñ tenho muito  acrescentar nesse excelente tópic, por isso escolhi a resposta do Junior_Sampa também como minha.

PS: morri de rir
Citar
... e depois que Crakearam a minha conta no MSN™ eu o abandonei também e só uso Jabber agora ...
;D ;D ;D ;D ;D

Por isso também defendo que nós usuários do SL deveriamos ser os mais fiéis possíveis ao uso de software livre, SO livres, protocolos livres e etc e tal.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2008, 22:58 »
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)... Felizmente o Linux não dá margem para esse tipo de constrangimento, visto que qualquer um pode utilizá-lo sem restrições.

Essa vergonha também, mas a vergonha a que dei foco no texto é a vergonha de chegar na loja de informática e comprar um produto e ficar com medo de perguntar se funciona com Linux sabendo que pode ouvir desprezo, falta de conhecimento... falta de respeito...
Ou mesmo com amigos/colegas, ficar com vergonha por medo de começar uma briga chata e tediosa quando você fala que usa Linux e seu amigo/colega começa o "combate"...
Como eu havia dito, ter orgulho com respeito, ter orgulho e perguntar pro vendedor(a) como se fosse um absurdo o produto não suportar Linux mas passando isso de forma concisa, sem aparentar hostilidade nem agir com hostilidade.
E em casos de "combate" com amigos/colegas... agir normalmente, com calma e dignidade.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2008, 23:05 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2008, 00:06 »
... mas a vergonha a que dei foco no texto é a vergonha de chegar na loja de informática e comprar um produto e ficar com medo de perguntar se funciona com Linux sabendo que pode ouvir desprezo, falta de conhecimento... falta de respeito...

Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.


Abração!


Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2008, 02:23 »
Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #25 Online: 28 de Janeiro de 2008, 08:30 »
E bota dificilmente nisso, tem vezes que eles não sabem o básico nem pra Windows, qto mais para Linux. Uma vez fui comprar duas placas de som e um hd em uma loja daquelas no Rio de Janeiro, entrei e o cara havia acabado de ser "pego" pela ABES usando Windows e Office piratex em 4 das 5 máquinas da loja. Os caras foram até bonzinhos (da ABES), deram um prazo de 15 dias pra ele "regularizar a situação" (nem sei se molharam a mão dos caras) e o dono da loja, incorformado, me mostrou o auto de infração e o valor da mordida em caso de não regularização: total de quase R$ 12.300,00.
O chefe lá não tinha essa grana toda e, conversando com ele, me disse que já havia tentado colocar Linux nas máquinas mas não conseguia. Por acaso eu estava com um cd do Ubuntu 7.04 na bolsa e perguntei pra ele se ele não queria experimentar essa distro do Linux, já que fazia tempo que ele tinha tentado colocar o Slack e o Conectiva. Como era um sábado de manhã (sou comprador costumaz de lá), me ofereci pra testar, o máximo que iria acontecer era não funcionar. Fiz o de sempre, arrumei um espaço não particionado no hd e mandei brasa. Em menos de uma hora e meia o sistema já estava instalado com OpenOffice, acesso sem fio à rede da loja e tal, só teve que trocar o adaptador de rede sem fio da máquina e pronto. Deixei o cd de instalação com ele pra, se ele quisesse, ele mesmo instalar o sistema, já que ele viu como eu fiz e todas as máquinas são iguais. Depois de um mês voltei lá pra ver como que tinha ficado a história da ABES: ele instalou o Linux nas outras máquinas (ripando o Windows), só deixando a principal (a que eu fiz) com dual boot já que era o único XP original (original no sentido de ter sido comprado com nota fiscal e registrado, já que qq XP pirata é "original") e deu uma bela banana pra ABES, que ficou "tuta", já que ele tinha "regularizado a situação" como lhe foi solicitado, mas não do jeito que ela queria.
Resultado pra mim? Na instalação que eu fiz, ganhei as peças que eu ia comprar de graça; e quem quer instalar Linux (e que ele não pudesse atender, lógico) eu sou o indicado.

Por isso, pra quê brigar? Esse negócio de dizer que "o meu é maior do que o seu" é papo furado, não adianta ter o maior ou o melhor e não saber usar, hehehehe...


Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2008, 09:30 »
Não tenho vergonha de usar Linux! E até tenho orgulho em falar "não, eu não preciso crackear" ;D . Ou então jogo esta: "CD do Office? Mas é só baixar o Openoffice, é gratuito!", pois algumas máquinas já vem com o Windows instalado (com o valor escondido nas prestações), mas raramente o Office é vendido junto.

Ótimas respostas acima! Parabéns pelo tópico!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.

Apesar desses problemas com os vendedores (e não apenas em informática) adotarei a pergunta  "funciona em Linux" quando comprar produtos de informática, mesmo que já saiba a resposta.

Abraços,

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2008, 10:12 »
E bota dificilmente nisso, tem vezes que eles não sabem o básico nem pra Windows, qto mais para Linux. Uma vez fui comprar duas placas de som e um hd em uma loja daquelas no Rio de Janeiro, entrei e o cara havia acabado de ser "pego" pela ABES usando Windows e Office piratex em 4 das 5 máquinas da loja. Os caras foram até bonzinhos (da ABES), deram um prazo de 15 dias pra ele "regularizar a situação" (nem sei se molharam a mão dos caras) e o dono da loja, incorformado, me mostrou o auto de infração e o valor da mordida em caso de não regularização: total de quase R$ 12.300,00.
O chefe lá não tinha essa grana toda e, conversando com ele, me disse que já havia tentado colocar Linux nas máquinas mas não conseguia. Por acaso eu estava com um cd do Ubuntu 7.04 na bolsa e perguntei pra ele se ele não queria experimentar essa distro do Linux, já que fazia tempo que ele tinha tentado colocar o Slack e o Conectiva. Como era um sábado de manhã (sou comprador costumaz de lá), me ofereci pra testar, o máximo que iria acontecer era não funcionar. Fiz o de sempre, arrumei um espaço não particionado no hd e mandei brasa. Em menos de uma hora e meia o sistema já estava instalado com OpenOffice, acesso sem fio à rede da loja e tal, só teve que trocar o adaptador de rede sem fio da máquina e pronto. Deixei o cd de instalação com ele pra, se ele quisesse, ele mesmo instalar o sistema, já que ele viu como eu fiz e todas as máquinas são iguais. Depois de um mês voltei lá pra ver como que tinha ficado a história da ABES: ele instalou o Linux nas outras máquinas (ripando o Windows), só deixando a principal (a que eu fiz) com dual boot já que era o único XP original (original no sentido de ter sido comprado com nota fiscal e registrado, já que qq XP pirata é "original") e deu uma bela banana pra ABES, que ficou "tuta", já que ele tinha "regularizado a situação" como lhe foi solicitado, mas não do jeito que ela queria.
Resultado pra mim? Na instalação que eu fiz, ganhei as peças que eu ia comprar de graça; e quem quer instalar Linux (e que ele não pudesse atender, lógico) eu sou o indicado.

Por isso, pra quê brigar? Esse negócio de dizer que "o meu é maior do que o seu" é papo furado, não adianta ter o maior ou o melhor e não saber usar, hehehehe...


Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.

Boa atitude velox256! Todos sabemos que a ABES é patrocinada pela Microsoft, então eles realmente se ferraram nessa.

Sobre ter vergonha de Linux, eu não tenho (aliás, sempre que alguem reclama comigo sobre problemas no Windows eu recomendo o Linux), mas não sou de ficar falando sobre esse assunto para qualquer um ainda mais se não for assunt oda conversa. Não quero paracer chato (e nem nerd demais...rsrs).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2008, 10:14 »
Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.
Abração!
eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.

Abraços

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #29 Online: 28 de Janeiro de 2008, 10:33 »

eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.

Abraços


rsrsrs... é mesmo... não deixa de ser uma "estratégia".

No entanto, não acho que isso funcione. Na lei da oferta e da procura não entra o quanto o comprador perturba o vendedor, mas aquilo que efetivamente foi vendido ou deixou de ser vendido. É como a seleção natural das espécies: um hardware que passe a ser mais procurado e vendido vai acabar se tornando mais fácil de encontrar nas lojas, mesmo que ninguém diaga a que SO ele se destina.

Se é para encher o saco de alguém, prefiro fazer como alguns aqui no fórum já fizeram: cartas e petições online diretamente aos fabricantes, exigindo que eles aumentem a compatibilidade dos seus produtos com o SO da minha escolha.

Por outro lado, em vez de perguntar "funciona no Linux", o bacana seria, com a compra feita, você chegar e dizer afirmativamente ao vendedor (de preferência com um grande sorriso no rosto): "Ah!!! Agora sim! O bacana deste produto é que ele funciona perfeitamente no Linux!!!"

Agindo assim, você informa a ele sobre a existência dessa fatia de mercado, dá um "feedback" útil sobre o equipamento e, ao mesmo tempo, o prepara para futuras perguntas do tipo: "funciona no Linux?" ;)

Abração!

P.S.: com o crescimento do número de usuários, não dá mais para dizer que *todo* usuário Linux sabe que precisa pesquisar antes de comprar. A verdade é que esses novos usuários mantém velhos hábitos, trazem presunções distorcidas acerca do que é ou não óbvio ou, simplesmente, não têm a menor noção do que procurar e como. Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP