Olá,
Não sei se o melhor seria criar um tópico específico... Se criasse, porém, o título seria exatamente o mesmo. Mas se o mrbin (ou a administração/moderação da casa) preferir, é só dar um toque que eu movo, ok?Seguinte: o time da administração/moderação está de parabéns pelas novas tentativas de mudar regras e atitudes!
Isso prova que, se de um lado não está nenhum monstro ditador e, do outro, as reclamações são conduzidas de forma educada e lógica, pode até demorar, mas as coisas progridem.
Gostaria de saber, além do que está exposto nas "regras", mais alguns detalhes de cunho bem prático:
1 - Ainda está disposto (implicita ou expicitamente) que a administração não deve qualquer explicação sobre o que vier a decidir, seja em caráter pontual ou geral; seja como um time (nas reuniões) ou individualmente?
Sobre esta primeira pergunta, vale enfatizar que não me refiro às decisões quase que "auto-explicativas", como ações sobre transgressões claras das regras. Preocupam-me as de outra ordem, como, por exemplo, trancar ou deletar um tópico de reclamação ou sugestão postado em área apropriada e conduzido com lógica e boas maneiras, mesmo que desagrade a um ou outro membro do "time" de admiistradores/moderadores...
2 - Do mesmo modo que os novos usuários devem concordar com as regras gerais do fórum, eles também não deveriam ter conhecimento explícito das regras do "time" da admin. antes de decidir aceitar ou não ser um assinante? Existe alguma idéia tramitando neste sentido?
3 - Nem todos que se cadastram no fórum vêm apenas para tirar uma ou duas das suas dúvidas e sumir. Do mesmo modo, nem todos fazem (como eu e uma boa galera) questão de reservar um ou duas horas do seu dia para tentar (dentro dos seus limites) ajudar a tirar um ou duas dúvidas *dos outros*... Portanto, além daqueles que receberam um reconhecimento extra dos seus méritos (e foram "castigados" com um convite para serem membros do time do fórum
), existem os que só querem ajudar e aprender... Que tal, então, se cada membro do time do fórum "adotasse" um pequeno grupo desses voluntários, orientando-os, direcionando algumas atividades de pesquisa e solução de problemas (técnicos, pois o foco seria no suporte), talvez até incentivando-os a montar tutoriais, FAQ's específicos, etc... Ou seja, direcionar o suporte, promover o senso de comunidade e equipe para além das "funções" e valorizar a participação de um modo que todos possam crescer juntos... O que acham?
4 - Sobre a disposição das seções, eu compreendo todas as dificuldades técnicas e operacionais, mas tem umas coisas que poderiam ser mudadas e, ao meu ver, *deveriam*. Por exemplo, não acho que deveria existir uma seção para "iniciantes" onde fosse possível postar dúvidas. Dúvidas são para suporte, e as várias seções do suporte deveriam servir para isso. A seção de iniciantes, ainda na minha opinião (técnica), deveria conter apenas material de consulta objetiva, como FAQ, Links para os guias oficiais e não oficiais, dicas *específicas para iniciantes*, etc... Também, anda neste escopo, não acho que "Dicas e Truques" esteja no lugar certo. Geralmente a parte "Truques" exige um pouco mais do que um iniciante médio possui, podendo vir a criar mais confusões do que ajudar. "Dicas e Truques" (exceto aquelas dicas específicas para iniciantes de verdade), por mim, ficariam bem em qualquer lugar (comunidade, por exemplo, ou numa seção própria para "tutos"), menos em "suporte" e "iniciantes"... O que pensam disso?
No mais, já há cerca de um ano neste fórum, e mesmo sem concordar com tudo (o que seria impossível), só tenho mesmo sentimentos de gratidão para com todos, indistintamente, pelas possibilidades de aprendizado e crescimento que jamais deixaram de me propiciar.
Abração a todos!