Autor Tópico: Dicas e Truques em formato PDF  (Lida 11379 vezes)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Dicas e Truques em formato PDF
« Online: 18 de Agosto de 2006, 08:30 »
PessoALL, eu estava aqui pensando com meus botões, já tinha lido algo a respeito, e tive a seguinte idéia: Por que não criamos um e-book em pdf da seção "Dicas e Truques"? Sei que é muito trabalhoso uma única pessoa dar início a essa idéia, então podíamos criar grupos destinados a tal meta, como no exemplo abaixo:

1 - O responsável por cada dica a refaria no openoffice e a salvaria no formato .odt, com screens, etc..., e a enviaria a outra pessoa ou grupo responsável pela organização e exportação para o formato pdf no openoffice.

2 - Essa outra pessoa, ou grupo se encarregaria de toda a organização, conversão e postagem em um espaço web, para disponibilização a toda à comunidade.

Pensem nisso, e vejam o quanto seria bom, quando tivessémos uma dúvida não mais seria necessário acessar a net, e nem procurar a dica, pois a teria no todo.

Abraço.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2006, 14:29 »
Seria ruim de manter as correções e melhorias... Não curti a ideia não. Para documentação o time do ubuntu br tem um otimo wiki, quem sabe eles não gostem da ideia de fazer esse e-book.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2006, 20:04 »
mais uma boa idéia q vai pro lixo, apesar de dezenas de pessoas terem lido, apenas uma se pronunciou.  :-\

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2006, 21:58 »
Ué, o povo não responde porque deve concordar com a resposta que houve.

A idéia em si é boa, mas mantê-la é um problema. É preciso um mantenedor do .pdf e colocar cada alteração feita no wiki. Já no wiki não há necessidade de mantenedor, porque qualquer um pode fazer alterações.

Darcamo

  • Visitante
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2006, 11:33 »
O melhor realmente é passar o conhecimento presente na sessão dicas e truques para o wiki.

No entanto, talvez haja algum programa na internet que permita converter uma página wiki para código fonte de Latex. Passar de Latex para PDF é fácil.

Ou seja, caso encontremos um meio fácil (que possa ser feito atraves de um script) para converter a wiki em código fonte de Latex, poderemos então simplesmente atualizar a Wiki do Ubuntu com as dicas e periodicamente gerar um PDF a partir da versão mais atual da Wiki.

Seria algo como uma versão em arquivo único da Wiki para visualização offline.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:22 »
O que pode ser feito é uma pessoa ficar responsável por atualizar o pdf periódicamente, tipo, de mês em mês.

O pdf é bom pq a pessoa que num pode acessar a internet o tempo todo, vai poder tirar suas dúvidas e/ou ajudar outras pessoas rapidamente.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 17:31 »
Quanto ao pdf do wiki procurem alguem do time de documentação, eles são os reponsaveis
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:15 »
Realmente é uma ideia muio boa! Principalmente para quem nao tem acesso direto a rede.
Mas realmente o que falta é a boa vontade para tocar o prjeto pra frente, como uns e outros ai que fala, fala, nao fala nada e ainda por cima joga pra cima de outras pessoas.

Nick

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2006, 17:42 »
pelo menos as dicas q eu fiz, tou disposto a faze-las no formato odt, daí é só abrir no openoffice e converter em pdf, acho q nao iria dar tanto trabalho assim, pq eu mesmo costumo corrigir os erros e atualizaçoes dos tutoriais q faço.

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:13 »
pelo menos as dicas q eu fiz, tou disposto a faze-las no formato odt, daí é só abrir no openoffice e converter em pdf, acho q nao iria dar tanto trabalho assim, pq eu mesmo costumo corrigir os erros e atualizaçoes dos tutoriais q faço.

Se esse projeto for  realmente pra frente, pode contar comigo!

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:29 »
entao ja somos tres os interessados, vc, o kamei hyoga e eu, resta saber se quem escreveu seus tutoriais, estao dispostos a atualiza-los e a converte-los em .odt

Offline julianodorneles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
    • Ver perfil
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2006, 11:46 »
Seria muito interessante se o Wiki tivesse uma opção de gerar automaticamente um PDF com o seu conteúdo, com índice e tudo mais.

Daí ficaria bem melhor ... o Wiki estaria sempre atualizado. E o usuário que quisesse baixar, clicaria em um link que gerasse o PDF para baixar.

Nunca vi isso ... será que existe algum Wiki que faça isso?
AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Dicas e Truques em formato PDF
« Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2006, 15:09 »
Gostei da idéia. Só percisa de idealizadores hehe. Como o próprio n3t0 disse: Fica difícil fazer as futuras atualizações.

Eu ainda acho mais fácil o pessoal pegar este tempo e boa vontade e investir no Wiki do Ubuntu Brasil, pois lá fica tudo muito bem documentado, organizado e depois da até pra fazer algum esquema pra passar pra PDF.

[]s