Autor Tópico: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento  (Lida 7450 vezes)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Online: 11 de Outubro de 2006, 01:16 »
Olá a todos.

Gostaria de tornar pública minha aprovação pelo novo layout das seções do forum, assim como a mesma aprovação com relação às novas regras. Estão mais claras e coerentes. Há, portanto, um horizonte de "abertura" por aqui, em oposição à "quase ditadura" na qual vivíamos até ontem.

No entanto, não vi nas novas regras algo referente a conteúdo esportivo. Qual a política adotada pelos moderadores a partir de agora? O que será permitido e o que não será permitido?

Um abraço!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2006, 01:25 »
Prezado Mrbin,

Entendemos que o usuário é livre para postar o que quiser, desde que compatível com todas as normas estabelecidas. Mensagens do tipo:

Citar
O Time Tal é o melhor do mundo!!!
ou
Citar
Meu time é campeão!!!
não são consideradas ofensas e podem ser adicionadas a assinaturas. No entanto criar tópicos para falar de futebol, fere a regra número 12 que segue abaixo:

Código: [Selecionar]
12 - As mensagens deverão ser postadas nas seções corretas, de acordo com o assunto que mais condiz com seu conteúdo. Mensagens consideradas em locais impróprios estão passíveis de moderação sob penitência de serem movidas ou até mesmo apagadas sem qualquer tipo de aviso prévio.
Como pode perceber, não há nenhuma categoria destinada a assuntos de futebol.

Isso significa, na prática, que você pode utilizar o espaço de sua assinatura para declarar sua paixão ao time de coração, mas não pode, por exemplo, agredir indiretamente outros usuários como no exemplo a seguir:

Citar
O time tal é uma porcaria!!!

Aqui podemos ver um exemplo de agressão, mesmo que indireta, a os usuários torcedores do time em questão. Neste caso a assinatura será considerada irregular de acordo com a regra número 8.1 que segue abaixo.

Código: [Selecionar]
8:1: Não serão aceitas também mensagens com ofensa pessoal, insinuação maldosa, calúnia, difamação ou qualquer outro ataque pessoal a usuários deste ou de outro fórum. A infração será punida conforme item 14.
Um forte abraço!

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2006, 01:37 »
é,vejo que o pessoal tambem tava ansioso para saber sobre o conteudo esportivo  :P
eu gostei poder colocar meu avatar de volta.

achei as regras boas,sem conteudo desnecessario.
gostei tambem das novas categorias que foram criadas (pena que não tem sobre o glx/compiz que o lamengo havia citado,mas sem problemas)

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2006, 03:23 »
Olá,


Não sei se o melhor seria criar um tópico específico... Se criasse, porém, o título seria exatamente o mesmo. Mas se o mrbin (ou a administração/moderação da casa) preferir, é só dar um toque que eu movo, ok?

Seguinte: o time da administração/moderação está de parabéns pelas novas tentativas de mudar regras e atitudes!

Isso prova que, se de um lado não está nenhum monstro ditador e, do outro, as reclamações são conduzidas de forma educada e lógica, pode até demorar, mas as coisas progridem.

Gostaria de saber, além do que está exposto nas "regras", mais alguns detalhes de cunho bem prático:

1 - Ainda está disposto (implicita ou expicitamente) que a administração não deve qualquer explicação sobre o que vier a decidir, seja em caráter pontual ou geral; seja como um time (nas reuniões) ou individualmente?

Sobre esta primeira pergunta, vale enfatizar que não me refiro às decisões quase que "auto-explicativas", como ações sobre transgressões claras das regras. Preocupam-me as de outra ordem, como, por exemplo, trancar ou deletar um tópico de reclamação ou sugestão postado em área apropriada e conduzido com lógica e boas maneiras, mesmo que desagrade a um ou outro membro do "time" de admiistradores/moderadores...

2 - Do mesmo modo que os novos usuários devem concordar com as regras gerais do fórum, eles também não deveriam ter conhecimento explícito das regras do "time" da admin. antes de decidir aceitar ou não ser um assinante? Existe alguma idéia tramitando neste sentido?

3 - Nem todos que se cadastram no fórum vêm apenas para tirar uma ou duas das suas dúvidas e sumir. Do mesmo modo, nem todos fazem (como eu e uma boa galera) questão de reservar um ou duas horas do seu dia para tentar (dentro dos seus limites) ajudar a tirar um ou duas dúvidas *dos outros*... Portanto, além daqueles que receberam um reconhecimento extra dos seus méritos (e foram "castigados" com um convite para serem membros do time do fórum ;) ), existem os que só querem ajudar e aprender... Que tal, então, se cada membro do time do fórum "adotasse" um pequeno grupo desses voluntários, orientando-os, direcionando algumas atividades de pesquisa e solução de problemas (técnicos, pois o foco seria no suporte), talvez até incentivando-os a montar tutoriais, FAQ's específicos, etc... Ou seja, direcionar o suporte, promover o senso de comunidade e equipe para além das "funções" e valorizar a participação de um modo que todos possam crescer juntos... O que acham?

4 - Sobre a disposição das seções, eu compreendo todas as dificuldades técnicas e operacionais, mas tem umas coisas que poderiam ser mudadas e, ao meu ver, *deveriam*. Por exemplo, não acho que deveria existir uma seção para "iniciantes" onde fosse possível postar dúvidas. Dúvidas são para suporte, e as várias seções do suporte deveriam servir para isso. A seção de iniciantes, ainda na minha opinião (técnica), deveria conter apenas material de consulta objetiva, como FAQ, Links para os guias oficiais e não oficiais, dicas *específicas para iniciantes*, etc... Também, anda neste escopo, não acho que "Dicas e Truques" esteja no lugar certo. Geralmente a parte "Truques" exige um pouco mais do que um iniciante médio possui, podendo vir a criar mais confusões do que ajudar. "Dicas e Truques" (exceto aquelas dicas específicas para iniciantes de verdade), por mim, ficariam bem em qualquer lugar (comunidade, por exemplo, ou numa seção própria para "tutos"), menos em "suporte" e "iniciantes"... O que pensam disso?

No mais, já há cerca de um ano neste fórum, e mesmo sem concordar com tudo (o que seria impossível), só tenho mesmo sentimentos de gratidão para com todos, indistintamente, pelas possibilidades de aprendizado e crescimento que jamais deixaram de me propiciar.


Abração a todos!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2006, 03:56 »
Gostaria de saber, além do que está exposto nas "regras", mais alguns detalhes de cunho bem prático:

1 - Ainda está disposto (implicita ou expicitamente) que a administração não deve qualquer explicação sobre o que vier a decidir, seja em caráter pontual ou geral; seja como um time (nas reuniões) ou individualmente?

Sobre esta primeira pergunta, vale enfatizar que não me refiro às decisões quase que "auto-explicativas", como ações sobre transgressões claras das regras. Preocupam-me as de outra ordem, como, por exemplo, trancar ou deletar um tópico de reclamação ou sugestão postado em área apropriada e conduzido com lógica e boas maneiras, mesmo que desagrade a um ou outro membro do "time" de admiistradores/moderadores...

2 - Do mesmo modo que os novos usuários devem concordar com as regras gerais do fórum, eles também não deveriam ter conhecimento explícito das regras do "time" da admin. antes de decidir aceitar ou não ser um assinante? Existe alguma idéia tramitando neste sentido?

3 - Nem todos que se cadastram no fórum vêm apenas para tirar uma ou duas das suas dúvidas e sumir. Do mesmo modo, nem todos fazem (como eu e uma boa galera) questão de reservar um ou duas horas do seu dia para tentar (dentro dos seus limites) ajudar a tirar um ou duas dúvidas *dos outros*... Portanto, além daqueles que receberam um reconhecimento extra dos seus méritos (e foram "castigados" com um convite para serem membros do time do fórum ;) ), existem os que só querem ajudar e aprender... Que tal, então, se cada membro do time do fórum "adotasse" um pequeno grupo desses voluntários, orientando-os, direcionando algumas atividades de pesquisa e solução de problemas (técnicos, pois o foco seria no suporte), talvez até incentivando-os a montar tutoriais, FAQ's específicos, etc... Ou seja, direcionar o suporte, promover o senso de comunidade e equipe para além das "funções" e valorizar a participação de um modo que todos possam crescer juntos... O que acham?

4 - Sobre a disposição das seções, eu compreendo todas as dificuldades técnicas e operacionais, mas tem umas coisas que poderiam ser mudadas e, ao meu ver, *deveriam*. Por exemplo, não acho que deveria existir uma seção para "iniciantes" onde fosse possível postar dúvidas. Dúvidas são para suporte, e as várias seções do suporte deveriam servir para isso. A seção de iniciantes, ainda na minha opinião (técnica), deveria conter apenas material de consulta objetiva, como FAQ, Links para os guias oficiais e não oficiais, dicas *específicas para iniciantes*, etc... Também, anda neste escopo, não acho que "Dicas e Truques" esteja no lugar certo. Geralmente a parte "Truques" exige um pouco mais do que um iniciante médio possui, podendo vir a criar mais confusões do que ajudar. "Dicas e Truques" (exceto aquelas dicas específicas para iniciantes de verdade), por mim, ficariam bem em qualquer lugar (comunidade, por exemplo, ou numa seção própria para "tutos"), menos em "suporte" e "iniciantes"... O que pensam disso?

Vamos lá então, por partes, como já dizia o sábio: Jack, o estripador!

1 - Não está disposto em local algum desta forma que você dimensionou, que os moderadores podem remover o que querem. O que está explícito na regra de número 14 é que cabe aos moderadores e somente aos moderadores deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras, ou seja, os moderadores que analisam cada caso e determinam se está ou não desrespeitando alguma regra, afinal não é esse o trabalho de um moderador? rs
Código: [Selecionar]
14 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário.Sobre sua preocupação com o sumiço de posts, dê uma lida no post que coloquei na nova seção chamada "Alcatraz" e você entenderá mais sobre nossa política de não deletarmos mais posts.

2 - Sou o maior defensor de que as regras da moderação sejam públicas, inclusive isto já foi decidido. Ocorre que só serão publicados os "Estatutos do Staff Forum Ubuntu-PT" quando ficarem prontos, e acredite, isso leva tempo. Estas regras aqui já levaram quase que eternidade para ficarem prontas. Contamos com advogados tanto na equipe de moderação quanto na equipe do Ubuntu-BR (que nos auxiliam em determinadas dúvidas), e determinados pontos são debatidos até que se esgotem. Tentamos sempre chegar a uma decisão unânime e consensual. Quando isso não é possível apelamos para votação e determinação da maioria. Tão logo os estatutos ficarem prontos, serão postados, mas adianto que isso leva muito tempo.

3 - Sua idéia, ao menos na teoria, é interessante, no entanto acredito que se aplique mais à equipe de documentação ou principalmente à de tradução. Diversos usuários entram aqui e auxiliam outros de boa vontade, no entanto não acredito que inchar o staff seria uma boa opção. O ideal é que membros inativos saiam para dar lugar a outros. No entanto quem se achar preparado e quiser se candidatar basta enviar uma MP para um dos administradores que serão procurados quando uma nova vaga surgir. Já esta parte de incentivo aos usuários ativos, acho interessante, só não vejo vantagens nisso. Acredito que ainda falte um sistema de rankeamento no forum, aceitamos sugestões, embora quantidade de mensagens não signifique qualidade.

4 - A seção "Dicas e Truques" deve funcionar exatamente como a seção de iniciantes que você propôs, com alguns faqs e dicas para dúvidas comuns. No entanto Faqs mais complexos e documentação deve ser postada no Wiki do Ubuntu Brasil e não no forum. Ficou bem decidido entre a equipe do forum e o time de documentação, que os materiais relacionados a documentação devem ser encaminhados ao Wiki, e o fórum deve servir apenas para suporte. A seção dicas é mais para aqueles casos que o usuário não escreveu um artigo explicativo mas tem aquele "pulo do gato" para resolver alguma situação de problema comum.
Com relação a seção de iniciantes, acredito que esteja cumprindo muito bem seu papel.
Só para exemplificar, de acordo com estudos feitos no forum (graças a nosso amigo KurtKraut que tem feito um excelente trabalho nesse sentido), os tópicos criados na seção voltada para Iniciantes, estatisticamente 25% dos posts são respondidos em até 15 minutos. Se observarmos nos últimos 30 minutos, cerca de 48% dos tópicos seriam respondidos, o que nos leva a crer que está cumprindo muito bem seu papel e de forma eficiente.
A seção "Iniciantes" segue a mesma filosofia do Ubuntu, de deixar o que é simples para um usuário totalmente leigo bem à mostra, e as partes mais complexas ficam um pouco mais escondidas, se é que posso dizer assim, até porque o usuário intermediário e avançado sempre acha o que procura. Diversos usuários não tem conhecimento algum sobre como funciona o suporte em um forum, então a seção de Iniciantes cobre bem este problema. Se necessário, o post será movido para outra seção futuramente. Não vejo porque retirá-la de lá.

Um abraço
« Última modificação: 11 de Outubro de 2006, 04:01 por LedStyle »

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2006, 04:51 »
Vamos lá então, por partes, como já dizia o sábio: Jack, o estripador!


Vamos, lá! :)

1 - Não está disposto em local algum desta forma que você dimensionou, que os moderadores podem remover o que querem.

Certo, isso é bom... e já estava mais ou menos claro. O problema, que eu via acontecer muito (inclusive comigo), era algo do tipo um "cala boca, e não interessa o porquê" _em tópicos perfeitamente civilizados e pertinentes_. Percebi que isso não tem ocorrido (ou percebi que não tenho percebido... hehehe), mas novas regras, né? Nunca se sabe...

O que está explícito na regra de número 14 é que cabe aos moderadores e somente aos moderadores deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras, ou seja, os moderadores que analisam cada caso e determinam se está ou não desrespeitando alguma regra, afinal não é esse o trabalho de um moderador? rs

Sobre isso, é o que se espera...

Sobre sua preocupação com o sumiço de posts, dê uma lida no post que coloquei na nova seção chamada "Alcatraz" e você entenderá mais sobre nossa política de não deletarmos mais posts.

Já havia lido, e ainda não sei se acho legal... Ainda estou pensando no assunto (não que isso mude alguma coisa)... Estou tentando ver se consigo retirar o ar ofensivo que "Alcatraz" me provoca...


2 - Sou o maior defensor de que as regras da moderação sejam públicas, inclusive isto já foi decidido. Ocorre que só serão publicados os "Estatutos do Staff Forum Ubuntu-PT" quando ficarem prontos, e acredite, isso leva tempo. Estas regras aqui já levaram quase que eternidade para ficarem prontas. Contamos com advogados tanto na equipe de moderação quanto na equipe do Ubuntu-BR (que nos auxiliam em determinadas dúvidas), e determinados pontos são debatidos até que se esgotem. Tentamos sempre chegar a uma decisão unânime e consensual. Quando isso não é possível apelamos para votação e determinação da maioria. Tão logo os estatutos ficarem prontos, serão postados, mas adianto que isso leva muito tempo.

A demora não é o problema... Se já está decidido, é mais uma razão para as minhas felicitações.


3 - Sua idéia, ao menos na teoria, é interessante, no entanto acredito que se aplique mais à equipe de documentação ou principalmente à de tradução. Diversos usuários entram aqui e auxiliam outros de boa vontade, no entanto não acredito que inchar o staff seria uma boa opção.

Ok, não é essa a idéia mesmo... O que pensei seria em modos de envolver os que não são do staff com atividades interessantes, sem o menor compromisso de "castigação" futura, "just for fun"! Se o material produzido fosse bom o bastante pra entrar no wiki, legal... Mas o que eu pensei foi mais direcionado a suporte, mesmo... Não sei... Acho melhor dar uma elaborada nessa idéia e depois trazer de novo.


4 - A seção "Dicas e Truques" deve funcionar exatamente como a seção de iniciantes que você propôs, com alguns faqs e dicas para dúvidas comuns. No entanto Faqs mais complexos e documentação deve ser postada no Wiki do Ubuntu Brasil e não no forum. Ficou bem decidido entre a equipe do forum e o time de documentação, que os materiais relacionados a documentação devem ser encaminhados ao Wiki, e o fórum deve servir apenas para suporte.

Pois é... mas a linkagem dos canais, no caso, está bem fraca (mantendo o foco no usuário que está chegando). O cara não sabe o que é um "wiki", se é para comer ou se é para vestir... Dicas para iniciantes é: "10 coisas que você deve fazer assim que instalar o seu (UKuXu)buntu", em tópico trancado e atualizado apenas por um mantenedor oficial (um "estafado" rs); é um tópico fixo e trancado sobre uma determinada solução (título e texto, nada de comentários) que já foi resolvida mais de 10 vezes do mesmo jeito (quem faz a inclusão disso? que tal o voluntário da idéia anterior?)... Coisas assim...

Só para exemplificar, de acordo com estudos feitos no forum (graças a nosso amigo KurtKraut que tem feito um excelente trabalho nesse sentido), os tópicos criados na seção voltada para Iniciantes, estatisticamente 25% dos posts são respondidos em até 15 minutos. Se observarmos nos últimos 30 minutos, cerca de 48% dos tópicos seriam respondidos, o que nos leva a crer que está cumprindo muito bem seu papel e de forma eficiente.

Os números impressionam, mas as análises mentem... Na verdade, esses números não refletem nada de útil por si só, principalmente pq assim, no olhometro, me parece que no máximo a metade das dúvidas que caem na seção "iniciantes" são realmente dúvidas de iniciantes... Esses mesmos números também poderiam ser usados para afirmar que, se nós tivéssemos uma seção única para tudo quanto é dúvida, o atendimento seria bem mais rápido no geral (hummm... isso me parece legal).


A seção "Iniciantes" segue a mesma filosofia do Ubuntu, de deixar o que é simples para um usuário totalmente leigo bem à mostra, e as partes mais complexas ficam um pouco mais escondidas, se é que posso dizer assim, até porque o usuário intermediário e avançado sempre acha o que procura.

E a pergunta é: o que é mais simples? Perguntar ou ler? Porque, se for perguntar, vamos parar de pedir para as pessoas usarem a busca... entende? Se for "ler", então, não só os tópicos fixos devem existir do modo que sugeri, como também devem ser permanentemente atualizados de acordo com as "ondas" de dúvidas...

Diversos usuários não tem conhecimento algum sobre como funciona o suporte em um forum, então a seção de Iniciantes cobre bem este problema. Se necessário, o post será movido para outra seção futuramente. Não vejo porque retirá-la de lá.

Então... eu até concordo com você... Mas essa nossa conversa está me levando a imaginar o seguinte: realmente o báisco do suporte técnico se mostra mais uma vez imperativo: uma entrada para todo e qualquer tipo de dúvida... Depois, tudo vira manual, FAQ, fonte de consulta, etc... Mas atendimento é só com entrada unificada.

Mas deixa pra lá... Se interessar, a gente conversa mais. :)

Valeu!

[ ]'s
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2006, 06:19 »
Só alguns comentários, pra não passar em branco afinal eu to fazendo hora pra dar o horário que tenho que sair aqui mesmo... rs.

Eu entendo que o usuário deveria usar a busca, no entanto tem usuário que entra aqui que nem sabe o que é isso. Quando ele posta lá já leva uma resposta rápida explicando sobre ela. De qualquer forma a seção Iniciantes é legal pra facilitar ao máximo. No entanto dúvidas mais complexas são respondidas em forums específicos. Por exemplo:

Eu raramenteo leio a parte de programação, pois sou muito ruim nisso e não posso ajudar muito. Eu leio eventualmente como moderador, pra ver se está tudo na santa paz. Já a seção de Aplicativos eu leio tudo, pois sou meio fissurado por programas, e estou sempre em busca de um programa novo.

É comum quem trabalhar com vídeo, por exemplo, entrar e já ir direto pra a categoria "Áudio d Vídeo" pra ver o que tem de novo. O pessoal acaba indo pra seção "Iniciante" quando já está afim de responder algumas dúvidas simlpes que já estão cansados de responder... rs.

Sinceramente... não tem o que me convence a tirar a categoria de Iniciantes. Eu sou muito a favor de todo tipo de projeto que ajude o público leigo, e tudo que vier a acrescentar eu voto a favor. Além do mais não me lembro de termos 1 pessoa sequer falando contra esta categoria quando foi criada. E duvido muito que numa pesquisa popular as pessoas prefiram retirá-la. Então sinceramente considero isso meio que encerrado.

Agora sobre o esquema de envolver os usuários em atividades, formula legal a idéia e posta um novo tópico ai nas Críticas e Sugestões. De repente o pessoal gosta da idéia.

[]s