Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364092 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3690 Online: 07 de Abril de 2011, 18:13 »
Pessoal, hoje recebi uma notícia muito boa!

Lembram do P4 do último vídeo no Youtube? 

O que vai ser usado em um projeto de inclusão digital?

Então, a diretora reponsável ligou pro meu amigo perguntando o que foi que nós fizemos com o P4!!!!  ;D ;D ;D

Ela gostou tanto que agora já mandou um PIII!!!!

 ;D


Eu bem que falei para o meu amigo fazer um remaster do sistema!

Logo-logo eu coloco outro vídeo com o PIII!   

E se tudo der certo ainda coloco até o final do mês outro vídeo de algo mais, eu poderia dizer, potente que esses P4 ou PIII!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3691 Online: 07 de Abril de 2011, 18:32 »
Pessoal, hoje recebi uma notícia muito boa!

Lembram do P4 do último vídeo no Youtube? 

O que vai ser usado em um projeto de inclusão digital?

Então, a diretora reponsável ligou pro meu amigo perguntando o que foi que nós fizemos com o P4!!!!  ;D ;D ;D

Ela gostou tanto que agora já mandou um PIII!!!!

 ;D


Eu bem que falei para o meu amigo fazer um remaster do sistema!

Logo-logo eu coloco outro vídeo com o PIII!   

E se tudo der certo ainda coloco até o final do mês outro vídeo de algo mais, eu poderia dizer, potente que esses P4 ou PIII!

Em tempo.. Vi o seu vídeo do P4  :o Cara quando vai sair um tuto ensinando a receita do bolo? O celeron que minha namorada usa na loja dela tá esperando!  ;D Atualmente com Lubuntu ele até tá indo isso que já empreguei as dicas do JFS tunado e tal, mas compilação de kernel ainda não rola. Mas quem sabe com uma ajudinha não transformo ele em um Celeron by Galactus.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3692 Online: 08 de Abril de 2011, 16:31 »
Galactus, uma dúvida. Quando você preparou o kernel para o Pentium 4, você compilou no próprio ou usou o i7 e depois instalou o deb nele?

Você disse também que marcou o hardware como driver e não como módulo. Poderia dar mais detalhes? Quais seriam esses hardwares e como marcá-los no config?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3693 Online: 09 de Abril de 2011, 05:57 »
Galactus, uma dúvida. Quando você preparou o kernel para o Pentium 4, você compilou no próprio ou usou o i7 e depois instalou o deb nele?

Você disse também que marcou o hardware como driver e não como módulo. Poderia dar mais detalhes? Quais seriam esses hardwares e como marcá-los no config?

Não deu para compilar no i7 vampire, ele é 64 bits enquanto esse velho P4 é 32bits! Então usei o P4 mesmo, deixei ele compilando durante a tarde e saí!  Não sei quanto tempo levou, mas posso dizer que dava pra ler direitinho os comandos e opções da compilação na tela durante o processo!

Já quanto ao hardware eu só verifiquei o hardware da máquina (com o lspci e o lshw) e depois percorri o menuconfig marcando os drivers encontrados para o hardware em questão dentro do kernel!  O que era supérfulo eu removi da compilação, não entrou nem como módulo! Eu tinha um Ubuntu 10.04 32bits com Gnome + Openbox consumindo 90MB após o Boot!  Eu prefiro usar o Menuconfig, sei que muitos acham ele confuso, mas eu acabo me confundindo com os outros! Prefiro a organização do Menuconfig!

Exemplo: A placa de vídeo Onboard da placa mãe Fujitsu era Matrox!  No Menuconfig, na parte dos drivers de vídeo, desmarquei tudo o que não interessava, como ATI, Nvidia, Intel e por aí vai. Lá eu vi que existia o Driver Matrox, inclusive com opção de aceleração! Marquei o driver e a opção de aceleração para serem compiladas dentro do kernel!  Longe de querer estar ensinando o Padre Nosso ao vigário viu vampire! Mas você pediu detalhes....

« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 08:36 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3694 Online: 09 de Abril de 2011, 09:25 »
Também sem querer ensinar o padre a rezar missa, se você tiver um sistema 32 bits instalado no seu i7, dá para compilar o kernel em 32 bits. É assim que eu compilo o do Lineduc. No caso eu não tenho nem o sistema instalado. Uso debootstrap+chroot.

Eu realmente queria que você narrasse como foi porque pretendo começar minha aventura no K6. O grande desafio será instalar o Lubuntu nele primeiro, para depois fazer a compilação. Imagino quantas horas ele irá trabalhar.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3695 Online: 09 de Abril de 2011, 13:07 »
Olá pessoal
Preciso de uma ajudinha aqui!!
Estou com um net Asus Eee pc 4gb, celeron m 900MHz com 512mb de ram de um amigo meu aqui
Bom... Oque esta acontecendo é que não estou conseguindo achar uma configuração decente para ele, tentei vasculhar este tópico aqui atrás de patch's milagrosos e configurações surpreendentes mas o tópico esta tão fragmentado q eu acabei é não conseguindo decifrar qual a melhor opção/configuração! :/

Me aventurei um pouco, fazendo alguns testes, mas não gostei de nenhum! Sei lá, continuou lento igual a antes(ta cruel o negocio aqui)! :/
Citação de: Antes
_
Citação de: Depois
_

Galactus, pelo visto você é o mais ativo aqui, poderia me ajudar/dar uma dica?

Vou compilar nesta maquina aqui:
Código: [Selecionar]
I5 650 @ 3.20GHz
GTS 450
2gb ram
e depois passar para o netbook! :)

Qualquer sugestão tá valendo(até mudar de distro se for preciso)! :D ;)

Abraços ae
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 13:46 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3696 Online: 09 de Abril de 2011, 13:35 »
Ola Alyscom, por gentileza edite as imagens que estao irregulares, maiores que 40k. Se possivel limpe a sua caixa de entrada que deve estar cheia, nao estou conseguindo enviar MP. Nao tenho te visto por aqui ultimamente, esta tudo bem por ai?



Abraço



Platao
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3697 Online: 09 de Abril de 2011, 13:53 »
Opá, arrumei ali! ;)

Eai platao, tudo bem cara? Quanto tempo!
Então... Eu to bem, porém ando sem tempo para nada! Trabalhar e fazer facul/ mata a gente, saio as 7 de casa e só volto 23:30!! :/
Vida cruel!  :D haha

Abração ae  :D
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3698 Online: 09 de Abril de 2011, 15:00 »
@Alyscom o que eu sei lhe dizer é que usar o sistema de arquivos JFS ajudaria bastante, ainda mais com as dicas do Galactus para tuna-lo. Procura no Dicas e Truques que por "Tunando JFS" que você acha rapidinho. Outra coisa a fazer seria usar o OpenBox no lugar do metacity.
De resto seria remover entradas inuteis no kernel na hora de compilar, e deixa-lo o mais enxuto possível.


Mudando de assunto, alguém já testou o kernel 2.6.38 generic do ubuntu 11.04?
Instalei o 11.04 na minha máquina e digo que comparando com o sistema 10.04 usando o kernel generic 2.6.32 tem um grande avanço em termos de velocidade de resposta.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3699 Online: 09 de Abril de 2011, 15:11 »
To usando o .38 generic do repositorio do natty, ele é muuuito mais rápido que o .32
Gostei bastante dele e olha que eu senti a velocidade sem ter o driver de video instalado ainda (não to conseguindo instalar o driver da ATI ;s)

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3700 Online: 09 de Abril de 2011, 15:29 »
@Alyscom o que eu sei lhe dizer é que usar o sistema de arquivos JFS ajudaria bastante, ainda mais com as dicas do Galactus para tuna-lo. Procura no Dicas e Truques que por "Tunando JFS" que você acha rapidinho. Outra coisa a fazer seria usar o OpenBox no lugar do metacity.
De resto seria remover entradas inuteis no kernel na hora de compilar, e deixa-lo o mais enxuto possível.


Mudando de assunto, alguém já testou o kernel 2.6.38 generic do ubuntu 11.04?
Instalei o 11.04 na minha máquina e digo que comparando com o sistema 10.04 usando o kernel generic 2.6.32 tem um grande avanço em termos de velocidade de resposta.
Oi Gunss, o net etm apenas 4gb de HD, sera que não tem problema em fazer isso? Digo, usar o sistema de arquivos jfs?

Olha só, ao invés de instalar o Openbox, pcmanfm e etc(ficar mexendo noque eu não sei...). Eu vou instalar uma distro com tudo isso já pronto, MadBox, conhece? Pelo que vi é mais leve que o Lubuntu! :)

Eu tenho algumas dicas que o Galactus me passou um tempo atras por mp sobre algumas configurações, porem eu estou perdido é na configuração do kernel! :S
Esses patch's que vocês estão usando(BFS, CFQ, JFS, etc.) Já não esta incluido no kernel Omnislash? ???
Poderiam me passar esses patch's? Procurei pelo sistema de busca do google e do fórum e não consegui encontrar nada! só o ureadahead, mas esse eu já possuo e tenho instalado aqui! :)

O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3701 Online: 09 de Abril de 2011, 15:30 »
Só uma dúvida, eu ouvi dizer pra você alterar os monitores sem reiniciar o Xorg era só aplicar um patch (VGA switcheroo).
Aqui eu quero ligar o note na TV pelo HDMI, eu tenho que apertar ctrl + alt + f1 - f7, dai ele ativa a TV, se não funciona.
Isso é um problema com o kernel ou com o Xorg?
Onde eu acho esse patch (google não me ajudou muito :s)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3702 Online: 09 de Abril de 2011, 16:33 »
Opá, arrumei ali! ;)

Eai platao, tudo bem cara? Quanto tempo!
Então... Eu to bem, porém ando sem tempo para nada! Trabalhar e fazer facul/ mata a gente, saio as 7 de casa e só volto 23:30!! :/
Vida cruel!  :D haha

Abração ae  :D

é eheheh eu sei como é.....tbm nao tenho tempo pra nada....vai se acostumando com a correria :D
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3703 Online: 09 de Abril de 2011, 17:09 »
Só uma dúvida, eu ouvi dizer pra você alterar os monitores sem reiniciar o Xorg era só aplicar um patch (VGA switcheroo).
Aqui eu quero ligar o note na TV pelo HDMI, eu tenho que apertar ctrl + alt + f1 - f7, dai ele ativa a TV, se não funciona.
Isso é um problema com o kernel ou com o Xorg?
Onde eu acho esse patch (google não me ajudou muito :s)

O vga_switcheero já vem no kernel.
Mais detalhes e o script que você procura aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74352.msg419027.html#msg419027


Pelo visto eu não fui o único a não conseguir instalar o driver da ATI no kernel .38. E olha que baixei direto do site da AMD, já com suporte ao natty.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3704 Online: 09 de Abril de 2011, 17:19 »
Vampire
Valeu pelo link.

Eu achei um patch pra instalação do driver de video no 2.6.38, veja: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1672882
Tenta ai você.
Eu tentei reinstalar o fglrx e agora não consigo instalar mais :p