Plataforma de desenvolvimento e distribuição de aplicações.

Iniciado por Patrick Porto, 21 de Setembro de 2012, 18:09

tópico anterior - próximo tópico

Patrick Porto

Ola pessoal, eu estava refletindo aqui o que falta para o Linux se tornar um padrão na indústria e ter a mesma aceitação que o Android tem. O Android é Linux, isso é fato, mas por que ele é mais bem aceito do que o próprio Linux? Muitas pessoas querem o Android até em seus desktops, mas e o Linux?
Eu refleti e percebi uma coisa, ele não possui uma plataforma estável e segura de desenvolvimento como os seus rivais: o Windows possui o .net e o Mac possui o Cocoa, mas o Linux eu só vi o Mono, que é bastante duvidoso.
Outra coisa que percebi é a diversidade de distribuições Linux, que acaba dificultando um pouco a distribuição das aplicações.

Já existem soluções hoje?
O que podemos fazer para mudar essa situação?

Abraço!

Super Tux

Eu já pensei sobre isso.

Minha sugestão é criar um sistema operacional baseado no Ubuntu, um padrão para o usuário brasileiro.

Vou explicar: É inacreditável, mas os computadores da CCE vinham com o Satux. Parece que a Itautec possui uma política parecida, com outra distribuição exótica do Linux.

Precisamos acabar com o Satux, com o BigLinux e com outros projetos brasileiros. A ideia é simples: padronização. Precisamos criar (ou centralizar) todos os projetos em uma única distribuição nacional. Por exemplo, existia o Kurumin aqui no Brasil, que foi muito divulgado no Baixaki, inclusive com a venda do CD.

Essa ideia não é minha... pesquisem! Muitas pessoas pensam o mesmo.

Com isso, teríamos apenas o Ubuntu, o Kubuntu, o Fedora, o OpenSUSE e a distro brasileira.

O Ubuntu pertence ao Canonical, o Fedora pertence ao Red Hat e o OpenSUSE ao Novell. O Ubuntu é tão comercial que possui como cliente e parceiro o Google.

O Kubuntu nada mais é do que o Ubuntu com o KDE... É uma variação do Ubuntu. Já testei e gostei. Realmente é mais leve que o Ubuntu. É uma versão boa para computadores portáteis, como Notebooks, etc.

O Fedora e o OpenSUSE são distribuições chatas... O OpenSUSE geralmente é utilizado em servidores...

O Fedora não é tão ruim... É muito bom para usuários avançados, mas eu não recomendo.

As pessoas pensam que o Linux é coisa de esquerdista, de nerd, etc. Não é. O Linux está presente em tudo... todos os produtos do Google possuem como alicerce o kernel Linux. O Apanhe, utilizado em diversos software para internet, como o YouTube, é um software livre.

Aliás, o OpenOffice era da Sun Microsystems, depois da Oracle e hoje da Apache. E o LibreOffice é baseado no OpenOffice... é como a evolução das espécies de Darwin...

Uma coisa bacana no Linux é a concorrência e a evolução natural das coisas...

Falta divulgação. É basicamente isso, centralizar os desenvolvedores brasileiros em uma única colmeia e divulgar o uso do Linux nas escolas e universidades.

G9r3

Na minha opinião o linux nunca foi um OS para se padronizar e comercializar. Basta ler sua história e acompanhar os chiliques que S. Torvalds tem de vez em quando.

Até a Canonical já veio com esse papo de "Kernel do Ubuntu".

Bem, o que eu quero dizer é que a versatilidade que o Linux tem para se adaptar ao gosto de cada ser humano da face da terra impõe essa dificuldade na padronização. Pois se estiver tudo na mesma forma, não é versátil. E se for versátil, não é padrão.

Quando vi o "Kernel do Ubuntu" fui na hora pegar meu porta CD's que tem algumas distros pra substituir o ubuntu. O que me impediu foi o fato de eu adorar o Debian (ideologia e tal) e meu conhecimento que é muito baixo para ir quebrar cabeça com outra distribuição menos "like users".
"Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando."

Sergio Benjamim

Citação de: G9r3 online 22 de Setembro de 2012, 00:13
Na minha opinião o linux nunca foi um OS para se padronizar e comercializar. Basta ler sua história e acompanhar os chiliques que S. Torvalds tem de vez em quando.

Até a Canonical já veio com esse papo de "Kernel do Ubuntu".

Bem, o que eu quero dizer é que a versatilidade que o Linux tem para se adaptar ao gosto de cada ser humano da face da terra impõe essa dificuldade na padronização. Pois se estiver tudo na mesma forma, não é versátil. E se for versátil, não é padrão.

Quando vi o "Kernel do Ubuntu" fui na hora pegar meu porta CD's que tem algumas distros pra substituir o ubuntu. O que me impediu foi o fato de eu adorar o Debian (ideologia e tal) e meu conhecimento que é muito baixo para ir quebrar cabeça com outra distribuição menos "like users".

Kernel do Ubuntu? Isso é balela, procure no Ubuntu-br-sc.

Distro brasileira sei não... mais fácil dar suporte para tradução e adequar uma coisa ou outra do Ubuntu ou outra distro, sem criar distros.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Patrick Porto

Eu não penso em algo como criar uma distribuição única, mas algo próximo da ideia do Android.

Resumindo...

A minha ideia é uma máquina virtual, como o .net e o cocoa, mas exclusivo para o Linux. Algo que facilite o desenvolvimento e que não dê medo de programar por achar que está quebrando alguma patente (Leia-se Mono).

irtigor

Qual é a sua base (passado/interesse/objetivo/etc)? Pergunto porque parece que você domina muito pouco o tema.

De qualquer forma, não vejo sentido. O Linux é um ambiente rico em ferramentas de qualidade para programação. Ex: http://developer.ubuntu.com/resources/programming-languages/python/

Patrick Porto

Vamos separar por partes, o Linux possui várias linguagens de programação de qualidade, fato, mas não é essa questão que desejo discutir aqui. Eu acho que essas linguagens deveriam trabalhar com uma máquina virtual da própria plataforma e não com ela diretamente, como acontece com o Mac e está acontecendo com o Windows.

Hoje em dia existe algumas soluções:
Java: Mas não acho que tenha um bom desempenho em computadores muito antigos.
Mono: Patentes.

Existe mais alguma solução como essas para o Linux?

Super Tux

Amigos:

Acho que o Patrick Porto está falando de softwares como Paint.NET (exemplo), desenvolvidos na plataforma .NET da Microsoft. Link: http://www.getpaint.net  

Já o Filzip, não tenho certeza, foi desenvolvido em Visual Basic, que também é da Microsoft. Link: http://www.filzip.com  

Na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_Basic 

Também existe o Arduino (do Google. parece muito bom): http://www.arduino.cc  

(não sou programador. estou escrevendo sobre isso, mas sou leigo no assunto)

Super Tux

Citação de: Patrick Porto online 24 de Setembro de 2012, 11:52
Vamos separar por partes, o Linux possui várias linguagens de programação de qualidade, fato, mas não é essa questão que desejo discutir aqui. Eu acho que essas linguagens deveriam trabalhar com uma máquina virtual da própria plataforma e não com ela diretamente, como acontece com o Mac e está acontecendo com o Windows.

Existe o CodeBlocks. É possível fazer softwares para Linux com ele. Link: http://www.codeblocks.org 

Eu instalei esse aqui por engano. Parece bom: http://projects.gnome.org/nemiver/

Eu só conheço esses dois. Não sou programador.

G9r3

Citação de: Patrick Porto online 24 de Setembro de 2012, 11:52

Patrick, o que você quer é não ter a preocupação de garantir que tais bibliotecas/recursos estejam instaladas e que a aplicação seja migrável, certo?
Pois o .NET e Java  fornecem uma "base" onde você programa em cima dessa base (lib para string, xml, socket, banco de dados, GRÁFICA e etc) e a possibilidade de migração (entre outras utilidades).

O Super Tux citou o Code::Blocks, mas este é apenas uma IDE.

Se você esclarecer o que seu objetivo ficaria mais fácil te ajudar.
"Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando."

Super Tux

Esse Nemiver não parece um IDE. Como eu disse, instalei por engano, mas parece um software útil. Ainda não precisei dele (não testei).

Esse IDE parece muito bom: http://www.sublimetext.com  

O Code Blocks talvez não seja o melhor, mas é o mais usado nas aulas de programação. Fiz uma pesquisa no Google e muitas universidades brasileiras adotam o Code Blocks nas aulas de programação.

irtigor

Olhe o link... de qualquer forma, ainda não faz o menor sentido.

BrunoPT

Patrick Porto

G9r3

É exatamente isso que eu quero dizer. Falta algo realmente completo e organizado que sirva como base para o desenvolvimento e que seja independente de linguagem.

garfo

Focar-se nos desenvolvedores e suas ferramentas de desenvolvimento não parece ser uma boa forma do linux (no desktop) angariar mais popularidade, como o Android já faz. E os usuários normais, que não são programadores/desenvolvedores, como ficam?  ???
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"