Plataforma de desenvolvimento e distribuição de aplicações.

Iniciado por Patrick Porto, 21 de Setembro de 2012, 18:09

tópico anterior - próximo tópico

Patrick Porto

Deixa eu tentar explicar de uma forma simples:

Desenvolvedor + Ambiente confuso com pouca documentação e desorganizado de desenvolvimento = Difícil desenvolvimento de softwares = Usuários com softwares de menor qualidade
Desenvolvedor + Ambiente completo com muita documentação e organizado de desenvolvimento = Fácil desenvolvimento de softwares = Usuários com softwares de melhor qualidade

Desenvolvedor feliz = Usuário final feliz

O Mac e o Windows possuem mais softwares de boa qualidade e os desenvolvedores se sentem mais estimulados a desenvolverem para essas plataformas por causa disso. Pois no Linux, até criar um pacote é instalação é complicado.

Kriptolix

Patrick Porto

"O Mac e o Windows possuem mais softwares de boa qualidade e os desenvolvedores se sentem mais estimulados a desenvolverem para essas plataformas por causa disso. Pois no Linux, até criar um pacote é instalação é complicado."

Errado. Em primeiro lugar, so se pode dizer que o win e mac possuem software de melhor qualidade em nichos muito especificos, o que exclui a grande massa de usuarios, pois para eles os softwares encontrados no linux em geral dao um banho nas outras plataformas. Segundo, os desenvolvedores se sentem mais estimulados a desenvolver pro maior mercado, simples assim, por isso se desenvolve pra windows, o melhor exemplo disso é a industria de jogos. Todo desenvolvedor visa o maior alcance com o menor esforço, e por isso se desenvolve para o maior mercado, que atualemnte é o windows, e nos EUAs e japao o MAC. Pra terminar, criar um pacote no linux é muito trivial, qualquer usuario com alguma experiencia, um programa de compactaçao e o manual minisculo de regras do deb consegue fazer isso (eu consigo fazer), criar uma aplicaçao pode levar varios meses, mas empacotar leve no maximo alguns minutos.

Super tux

"OpenSUSE geralmente é utilizado em servidores"

Ninguem em sa consciencia usa opensuse em servidores, o opensuse é uma distro voltava a notebooks e pcs mais "comuns".

"O Fedora não é tão ruim... É muito bom para usuários avançados, mas eu não recomendo."

O fedora, na minha opniao, é uma distro tao ou mais simples que o ubuntu, a unica coisa que pesa contra ela é o desempenho muito baixo (no meu note), e pessoalmente prefiro distros debian like.

Para o topico geral

Na minha opniao se prender ao dominio do mercado de pcs (que esta em franco declinio) é algo que nao faz mais sentido, o linux nao vai dominar o mercado de pcs (antes que o mesmo morra), nem a MS parece ligar mais pra esse mercado na verdade. O mercado do futuro, o dos portateis, ja é do linux, em 10 anos quase ninguem tera um pc, o grande publico tera outras formas de tecnologia para usar baseado no desempenho do win phone eu apostaria que essas outras formas estarao, em sua esmagadora maioria, rodando algum derivado do linux. As pessoas estao custando a ver o que a NVidia, a Valvee a Sony ja parecem perceber, o pc esta morrendo e o que vier depois vai rodar linux, esforços pra dominar o mercado de pcs sao esforços pra dominar um futuro nada.
Ubuntu Linux 10.10

Super Tux

Citação de: kriador online 09 de Outubro de 2012, 18:53
Patrick Porto

"O Mac e o Windows possuem mais softwares de boa qualidade e os desenvolvedores se sentem mais estimulados a desenvolverem para essas plataformas por causa disso. Pois no Linux, até criar um pacote é instalação é complicado."

Errado. Em primeiro lugar, so se pode dizer que o win e mac possuem software de melhor qualidade em nichos muito especificos, o que exclui a grande massa de usuarios, pois para eles os softwares encontrados no linux em geral dao um banho nas outras plataformas. Segundo, os desenvolvedores se sentem mais estimulados a desenvolver pro maior mercado, simples assim, por isso se desenvolve pra windows, o melhor exemplo disso é a industria de jogos. Todo desenvolvedor visa o maior alcance com o menor esforço, e por isso se desenvolve para o maior mercado, que atualemnte é o windows, e nos EUAs e japao o MAC. Pra terminar, criar um pacote no linux é muito trivial, qualquer usuario com alguma experiencia, um programa de compactaçao e o manual minisculo de regras do deb consegue fazer isso (eu consigo fazer), criar uma aplicaçao pode levar varios meses, mas empacotar leve no maximo alguns minutos.

Super tux

Ninguem em sa consciencia usa opensuse em servidores, o opensuse é uma distro voltava a notebooks e pcs mais "comuns".

"O Fedora não é tão ruim... É muito bom para usuários avançados, mas eu não recomendo."

O fedora, na minha opniao, é uma distro tao ou mais simples que o ubuntu, a unica coisa que pesa contra ela é o desempenho muito baixo (no meu note), e pessoalmente prefiro distros debian like.

Para o topico geral

Na minha opniao se prender ao dominio do mercado de pcs (que esta em franco declinio) é algo que nao faz mais sentido, o linux nao vai dominar o mercado de pcs (antes que o mesmo morra), nem a MS parece ligar mais pra esse mercado na verdade. O mercado do futuro, o dos portateis, ja é do linux, em 10 anos quase ninguem tera um pc, o grande publico tera outras formas de tecnologia para usar baseado no desempenho do win phone eu apostaria que essas outras formas estarao, em sua esmagadora maioria, rodando algum derivado do linux. As pessoas estao custando a ver o que a NVidia, a Valvee a Sony ja parecem perceber, o pc esta morrendo e o que vier depois vai rodar linux, esforços pra dominar o mercado de pcs sao esforços pra dominar um futuro nada.

Engraçado você dizer isso, porque eu gosto de computador desktop. Eu odeio telefones celulares, quanto mais esses cheio de frescura, mas sempre quis ter um notebook (ainda não tenho).

Os computadores desktop são como o Linux: Qualquer usuário, com o mínimo de conhecimento sobre hardware, consegue personalizar um PC para as suas necessidades.

Quem quiser pagar caro por um Apple, vai em frente. PC e Linux serão coisas de pobre.

Patrick Porto

Citação de: kriador online 09 de Outubro de 2012, 18:53
Patrick Porto

Super tux

Para o topico geral

Linux & softwares de qualidade -> Você deve ter pensado que eu estava me referindo aos softwares da adobe, mas não foi isso. Muitos softwares para linux são bons, mas MUITOS perdem feio para o Windows e o Mac quando se trata de qualidade. O Linux possui aplicações de qualidade, mas muitas acabam sendo abandonadas ou ficam simplesmente desatualizadas. O fato é que enquanto as distribuições Linux não se unificarem no sentido de distribuição e execução de softwares, o Linux só tem a perder.

Jogos no Linux -> Já houve iniciativas para o Linux e muitas delas funcionaram melhor nele no que no windows, mas o Linux ainda está precário em engine de jogos de alta qualidade ou até mesmo de qualidade mediana. Apenas agora Unity3D e a Crysis Engine estão sendo portadas enquanto a versão da Unreal Engine foi simplesmente descontinuada. Esse problema seria talvez sanado se tivesse uma máquina virtual que todas as distribuições Linux suporte (por favor, não leia Java ou Mono).

Distribuição de softwares -> Essa parte nunca vai ser tão trivial, pois há muitas distribuições Linux, muitas versões diferentes e MUITOS tipos de pacotes diferentes. Como um desenvolvedor em sua sã consciência iria conseguir manter todos atualizados de forma que todos sejam beneficiados? A única alternativa é distribuir os fontes, uma coisa que a maioria não quer fazer e complica a vida de qualquer usuário comum.

A morte do PC -> Mito, isso é história de fabricante de PCs que já percebeu que não dá mais para ganhar dinheiro com computadores pessoais. Pois as pessoas estão mais inteligentes e qualquer um hoje em dia consegue montar um com menos do que eles cobram e com qualidade maior. A Microsoft não está dando atenção ao PC porque se sente confiante em relação ao monopólio dela. Mas o PC realmente está perdendo o mercado, pois alternativas mais baratas tem surgido para suprir as necessidades básicas dos usuários que apenas querem entrar no facebook ou navegar pela internet.

Kriptolix

" Muitos softwares para linux são bons, mas MUITOS perdem feio para o Windows e o Mac quando se trata de qualidade"

É um comentario bastante generico, eu uso computador desde de 94, trabalho na area de TI e sinceramente nao vejo isso, com excessao de nichos muito especificos (softwares de ediçao grafica extremamente avançados e alguns softwares industriais) nao ha software que eu conheça que nao tenha um equivalente livre igual ao melhor, posso citar centenas, inclusive existem muitos softwares livres que sao o padrao do seu mercado, enquanto softwares proprietarios caros sao relegados como uma "opçao mais simpĺes".

Quanto os jogos no linux, nunca neguei que eles fazem falta, mas a tendencia é isso vir a mudar em um curto tempo.

" há muitas distribuições Linux, muitas versões diferentes e MUITOS tipos de pacotes diferentes"

Mais uma vez, nao confundir "dificuldade" com "viabilidade", eu rebati a sua colocaçao de que é dificil criar pacotes linux, pois nao é, se é ou nao viavel manter varios (tres basicamente) tipos de pacotes ai ja é uma outra discuçao e que ja abordei quando falei do custo x beneficio de se produzir software pra linux.

"A morte do PC -> Mito"

Pode ate ser, mas se for é um "mito" bem embasado em numeros que refletem a queda nas vendas e a migraçao das funcionalidades pc pra outras plataformas. Tecnologias passam, o pc esta aqui a quase trinta anos, esta chegando a vez dele passar tambem. A MS anexou a Nokia pq sabe que esse monopolio sera inutil daqui a cinco anos, eles nao sao bobos e ja viram que o mobile é o mercado dos proximos anos, o Win 8 é uma quebra de paradigma tao grande rumo ao mobile que a MS nem sequer se deu ao trabalho de esconder isso, afinal, sempre tem um trouxa que usa.
Ubuntu Linux 10.10

Cláudio Novais

Em termos de ajudas, documentação da API, creio que realmente uma pequena falha generalizada pelo mundo Linux. No entanto, conheço muitos programadores e há muita gente que gosta e prefere desenvolver em Linux, principalmente quem programa para Web. Portanto será este o calcanhar de aquiles do Linux? Não me parece.

Na verdade do Windows é o que é por ter sido dos primeiros desktops e ter tido uma política bastante monopolista (não critico muito sobre isso até) e conseguiu vingar. MacOS sempre foi pela qualidade do material e da velocidade do sistema, não pela programação em si. Android é Linux? Pois, mas 99% das pessoas não sabe. Porquê? Porque simplesmente quer ter (diferente de instalar) um sistema pronto a funcionar e de uma marca conhecida. Ora por trás do Android está a Google.

Portanto não me parece que seja por aí, pelo IDE, que haja o problema.

Em todo o caso com o crescimento do Ubuntu, tem aparecido software espetacular. Eu consigo fazer pequenas aplicações de forma muito ágil através do Quickly, que basicamente cria-me uma aplicação pronta a ser programada. O IDE? Não tem. Mas tem o Glade para desenhar a janela e a programação é em python. Já agora, utilizo o sublime para programar em Pyhton! ;)