Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows

Iniciado por Ti, 07 de Setembro de 2012, 13:56

tópico anterior - próximo tópico

Ti

Oi gente, tenho uma dúvida que com certeza alguém já deve ter perguntado, mas pelas minhas pesquisas no Google, não encontrei respostas... Se puderem me ajudar, então, ficaria grata.

Estou querendo voltar a usar o Ubuntu, usei por um tempo em meu desktop, mas como meu modem não oferecia driver compatível com o Ubuntu, tive que voltar pro Windows, pois sem internet eu não vivia. Hoje - outros tempos, outro computador - com meu Notebook, resolvi instalar o Ubuntu.

Meu note, com Windows 7, hoje tem 2 partições NTSF (C:) onde está instalado o sistema e (D:) onde estão as contas de usuário e, bem dizer, a minha vida  ;D
O que eu quero saber é, se eu formatar apenas a partição (C:) e nela instalar o Ubuntu, conseguirei acessar meu arquivos e pastas.

Só para constar, não quero fazer dual boot.

---------------

Aproveitando o tópico, como o Ubuntu reage em relação aos drivers do computador? Pergunto pois tenho um CCE GT23b e só existem drivers para Windows XP e 7. Caso o Ubuntu não consiga fazer algum dos componentes funcionar, teria como eu instalar os drivers .exe?

Sergio Benjamim

Linux já tem suporte de partições do Windows já faz muito tempo (suporte à FAT, FAT32 e NTFS). Logo, o Ubuntu reconhece normalmente as pastas a partição do Windows (tanto é que consegue-se utilizar pendrives e HD's externos numa boa no Ubuntu).

Se vc for utilizar a partição C:, lembre-se que ela vai ser deixada de ser chamada assim no Ubuntu (será algo do tipo /dev/sda1). Recomendo dar uma olhada nos links abaixo antes de formatar, particionar e instalar:

Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação (eu sei que vc vai tirar o windows, mas tem informações relevantes)

Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas

Minhas muitas dúvidas sobre o Linux...

Ah, tenha certeza de que suas coisas estejam mesmo na unidade D:, pq o Windows é um tanto bagunçado, e seus arquivos pessoais pode ficar espalhados na unidade C: também, principalmente se vc salva as coisas no desktop ou nos Meus Documentos.

---

Quanto aos drivers, geralmente o Ubuntu reconhece tudo, vc não precisa levantar um dedo para instalar nada (funciona de primeira, ao contrário do Windows, q vc tem q ficar caçando os drivers corretos pela net). Drivers do Windows não servem para Linux, são coisas totalmente diferentes, embora haja umas adaptações aí em relação à placas wifi. Arquivos .EXE não funcionam nativamente no Ubuntu, esqueça isso.

A melhor forma de saber se tudo vai funcionar, é testar o Ubuntu pelo Live-CD dele, ao invés de sair instalando logo de cara.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Ti

Testei o LiveCD e está tudo funcionando melhor do que antes  ;D
Até consegui acessar meus arquivos do windows!

Agora farei a instalação. Li os tutoriais sobre particionamento e só me restou uma dúvida (por enquanto). Preciso deixar 2gb para área de troca? Mesmo usando a segunda partição apenas para arquivos?

Sergio Benjamim

Citação de: Ti online 07 de Setembro de 2012, 19:55
Testei o LiveCD e está tudo funcionando melhor do que antes  ;D
Até consegui acessar meus arquivos do windows!

Agora farei a instalação. Li os tutoriais sobre particionamento e só me restou uma dúvida (por enquanto). Preciso deixar 2gb para área de troca? Mesmo usando a segunda partição apenas para arquivos?

Não entendi direito a sua pergunta. Essa área de troca (o swap) é utilizado em conjunto com a memória ram, nada tem a ver com seus arquivos do windows. Quando há muitos programas abertos ao mesmo tempo, por vezes a memória ram é insuficiente, daí é utilizado uma área de troca, o swap, no lugar da ram. É como a memória virtual que o windows utiliza.

Ti

Certo! Achei que a área de troca era relacionada com a existencia de dois sistemas operacionais.

De qualquer forma, como estou insegura em relação a esse particionamento, acho melhor deixar a preguiça de lado e formatar o hd inteiro. Depois, no momento da instalação, eu particiono para deixar a pasta /home na 2ª partição.

De qualquer forma, estou muito empolgada para mudar definitivamente para o Ubuntu, por isso quero fazer tudo direitinho.

Sergio Benjamim

Citação de: Ti online 07 de Setembro de 2012, 21:33
Certo! Achei que a área de troca era relacionada com a existencia de dois sistemas operacionais.

De qualquer forma, como estou insegura em relação a esse particionamento, acho melhor deixar a preguiça de lado e formatar o hd inteiro. Depois, no momento da instalação, eu particiono para deixar a pasta /home na 2ª partição.

De qualquer forma, estou muito empolgada para mudar definitivamente para o Ubuntu, por isso quero fazer tudo direitinho.

Bom, ia dar umas dicas, mas ia desvirtuar este tópico. Siga as dicas em outros tópicos existentes aqui no fórum. Tenho certeza q vc não se arrependerá!  :D

Falco90

Citação de: Ti online 07 de Setembro de 2012, 21:33

Sábia decisão, não pense em voltar atrás. O sistema de arquivos do Windows(NTFS) não funciona a contento e teria um desempenho ruim(lento, principalmente para arquivos grandes) no Ubuntu.

clodoaldops

-meu pc de trabalho tem sda1/ntfs/xp + sda2/ntfs/bkp + sda3/ubuntu
-não uso swap (DC+2gb/ram)
-nunca tive problemas com a ntfs-BKP
-mas tenho windows em dual-boot