Autor Tópico: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação  (Lida 10374 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Online: 20 de Agosto de 2012, 23:13 »
Uso ubuntu desde a versão 9.04 e nesse período já instalei e reinstalei o sistema em diversos computadores, sempre com a ideia de difundir entre os amigos.

Sempre fiz minhas instalações usando a opção avançada:


Uploaded with ImageShack.us
Nessa opção eu simplesmente apagava a tabela de partições existente e criava uma nova, com partições primárias, de acordo com minhas necessidades:


Uploaded with ImageShack.us
Isso, porque em alguns casos precisei usar instalações diferentes em HDs diferentes e o descuido na indicação do local onde instalar o gerenciador de boot (grub) simplesmente mata a instalação.

Numa instalação com um único HD, reconhecido como /dev/sda , é comum instalar o grub na raiz e particionar o disco em três partições (/dev/sda1, sda2, sda3), sendo uma com ponto de montagem /, outra para swap e finalmente a partição com ponto de montagem /home .

Em casos de dual boot com windows, normalmente se usa quatro partições, sendo que a primeira deve ser reservada para o windows (pelo menos no XP, que exige isso, até o SP3)

Entretanto, tudo isso só tem sentido se a pessoa tiver disponível o CD ou DVD de instalação do Windows Original (Pirataria é crime!). Mas, o que dizer dos notebooks que vem com o windows embarcado? A maioria dos fabricantes simplesmente não fornece o DVD de instalação do windows, substituindo essa obrigação por um sistema de backup, com partição oculta de restauração do sistema.

Naturalmente, a primeira coisa a se fazer nesse caso é seguir o aplicativo de backup do windows e gravar os arquivos de recuperação em DVD.

Feito isso, a opção mais indicada para quem deseja fazer uma instalação dual boot do ubuntu, mantendo a instalação do windows intacta, seria seguir a opção "Instalar o ubuntu ao lado do windows", certo? Desse jeito, bastaria arrastar o divisor dos discos para redimensionar o tamanho das partições, windows à esquera e ubuntu à direita.



Uploaded with ImageShack.us

Deveria ser, mas não é tão simples assim. Talvez, por um descuido dos desenvolvedores, essa opção totalmente automatizada apresenta um problema: em um sistema com único HD, /dev/sda, o natural seria que o instalador indicasse o local do grub para o /dev/sda, mas por uma razão absurda, o sistema identifica o pen drive de instalação como /dev/sdb e compreende o pen drive como sendo o local mais indicado para a instalação do gerenciador de boot.

O efeito disso é uma situação muito citada no fórum: o sistema carrega automaticamente o windows e não exibe o grub. O pen drive bootável acaba corrompido no processo.

A solução para isso é usar sim a opção de instalar o ubuntu ao lado do windows, redimensionar o tamanho das partições arrastando o divisor e clicar na opção "ferramenta avançada de particionamento".

Nessa opção, que exibirá uma janela semelhante a essa:

Uploaded with ImageShack.us
Devemos indicar em "Dispositivo no qual instalar o gerenciador de inicialização" a opção correta, /dev/sda

Dessa forma, o dual boot é feito sem corromper a instalação do windows original que veio embarcado no notebook.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 23:20 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2012, 08:41 »
Ótima dica, parabéns!
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline ThiagoNalli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Conhecimento só é valido quando compartilhado
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2012, 09:02 »
Muito bom,

Ótima dica a quem ainda não tem muita experiência e esta começando agora (iniciantes).
Thiago
Tentando sumir com meus bits espalhados pela rede.

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2012, 15:03 »
Meu problema é ao contrário. Quero instalar o Win8 ao lado do Ubuntu 12.04 que tenho aqui.

To em dualboot com o windows7 + Ubuntu. Mas quero tirar o 7 e colocar o 8 no lugar. Nas versões anteriores (no xp) sempre que eu fiz isso não consegui mais acessar meu ubuntu...

Existe forma segura de realizar essa instalação atualmente?

Offline ThiagoNalli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Conhecimento só é valido quando compartilhado
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2012, 01:40 »
@Tupac

Se você se refere há recuperar o Grub após instalar o Windows, Aqui no Fórum tem a resposta

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html
Thiago
Tentando sumir com meus bits espalhados pela rede.

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2012, 23:24 »
Meu problema é ao contrário. Quero instalar o Win8 ao lado do Ubuntu 12.04 que tenho aqui.

To em dualboot com o windows7 + Ubuntu. Mas quero tirar o 7 e colocar o 8 no lugar. Nas versões anteriores (no xp) sempre que eu fiz isso não consegui mais acessar meu ubuntu...

Existe forma segura de realizar essa instalação atualmente?
Cara em vez de deletar o Windows 7, faz um trial boot.

Vou fazer isso, só tenho que seguir o tuto para recuperar o Grub.
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2012, 10:06 »
Meu problema é ao contrário. Quero instalar o Win8 ao lado do Ubuntu 12.04 que tenho aqui.

To em dualboot com o windows7 + Ubuntu. Mas quero tirar o 7 e colocar o 8 no lugar. Nas versões anteriores (no xp) sempre que eu fiz isso não consegui mais acessar meu ubuntu...

Existe forma segura de realizar essa instalação atualmente?

Depois de instalar o win 8, siga estes passos para recuperar o grub. Eu já fiz e funciona!




O nosso GRUB fica localizado na MBR, então para recuperá-lo de forma simples e fácil siga as instruções a seguir:

Você vai precisar de um CD-Live (pode usar o da versão do ubuntu que tem instalada).

Depois de carregado o Live-CD, entre no seu terminal e digite os comandos a seguir:

1. Verificando a partição referente ao seu GNU/LINUX:

$ sudo fdisk -l

(caso esteja utilizando outro SO que não o Ubuntu, faça o login como ROOT)

2. Vamos montar o seu sistema de arquivos na sua partição GNU/Linux no diretório /mnt.

$ sudo mount -t ext4 /dev/sda6 /mnt

Neste caso o meu sistema de arquivos é EXT4 e a minha partição Linux é a sda6, troque esses campos conforme a sua configuração.

3. Instalação do Grub:

$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda


Fonte: VOL
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2012, 12:48 »
Para um efeito mais didático, segue o vídeo de um tutorial para dual boot do ubuntu com windows7:
http://www.youtube.com/watch?v=tLHjm0tQhxI
Lembrando que, na opção de redimensionar as partições, a primeira, à esquerda é a do Windows e é preciso especificar na opção avançada o local da instalação do gerenciador de boot. No tutorial, o autor fez numa máquina virtual e por isso só existia um HD no sistema. Já numa instalação com pen drive, o sistema costuma definir o pen drive como local padrão e isso é que causa a perda do boot do ubuntu.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, 12:58 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2012, 14:57 »
cara,esse teu tópico vai salvar muita gente,até eu tive uns problemas com o instalador do grub ( que tentava instalar num pendrive que usava pra instalar num net que veio com o win7), aí fiz o tradicional, instalei um depois o outro, o que me custou um dia inteiro.
vou recomendar esse tópico.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2012, 16:10 »
-só p/ constar
-instalando com um live-cd ou live-dvd  esse problema com o grub não acontece
-e funciona perfeitamente!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2012, 23:40 »
Engraçado é que num pendrive bootável, com a definição de zero para espaço de armazenamento de configurações, esse problema acontece, mas não deveria... Pela lógica, ao criar o live-usb com o criador de disco de inicialização, na opção de espaço de memória, com uma barra horizontal logo acima do botão de início e a opção de Descartar ao desligar, o sistema não deveria permitir que se gravasse no pendrive. Já com o live-cd e live dvd isso não acontece pois não há como gravar nada na mídia (não sei como seria com CD ou DVD RW...)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline japafolgadu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação
« Resposta #11 Online: 31 de MAR?O de 2013, 16:11 »
eu tentei instalar o ubuntu do lado do Windows 8 pro deu erro
 na realidade tentei de duas forma tentei instalar na opção do lado do Windows 8 e tentei instalar pela opção avançadas. e todas as 2 Não pego sempre na ora que termina de instalar  ele reiniciar o certo era para aparece os sistema que ta instalado so que não aparece nada a tela fica preta
o que será que ta errado alguém sabe de alguma informação. ???
eu instalei através de um pen drive o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal de 32bits