Não consigo iniciar o DHCP?

Iniciado por Joule, 31 de Agosto de 2012, 09:52

tópico anterior - próximo tópico

Joule

Olá pessoa, estou tentando configura o dhcp ( ubuntu server 12.04 ) e sempre fica aparecendo essa mensagem: "Can't open /etc/bind/rndc.key: Permission denied" já andei pesquisando na net mas não tô sabendo nem por onde começa, alguém tem uma dica?

Tota

Ola

Movido para Internet, Redes e Segurança.

Assumo que você esteja utilizando o comando como root (sudo ) certo?

Como você sabe, qualquer pasta fora a sua /home requer privilégios de superusuario, possivelmente então o erro "permission denied" se refira a isto.

Desculpe a observação, pois postou em uma area que não Iniciantes, e assumo que voce saiba administrar o sistema.

[]'s

Joule

Estou logado como super usuário no caso root, e eu creio que seja mas questão de uma configuração de algum arquivo, agora como disse não sei por onde começa.

Joule

Já vi algo sobre a permissões do arquivo mesmo assim não funcionou já atribui as mesma.

Joule

Desculpa pessoal por posta no lugar errado, se tiver algum moderador online para transferir para o link de "servidor"

Tota

Desculpe, mas voce postou em servidores, e seu problema DHCP é de conexão à rede, nada tendo a ver com administração de um servidor mesmo que o nome seja servidor DHCP.

CitarServidores
Solicite aqui suporte referente ao Ubuntu como servidor. Seção para ajudar a comunidade a tirar dúvidas sobre instalação, configuração e utilização de servidores: LAMP, Samba, NFS etc.

Joule

ok, quais arquivos de configuração posso postar aqui para ver se consigo um ajuda?

zekkerj

Olá colega,

Não ficou claro pra mim se vc está tendo problemas pra iniciar o serviço DHCPD ou o cliente DHCP. Pode confirmar qual comando vc executou pra obter esse erro?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Joule

Quando eu digito dhcp ele me retorna essa mensagem: "Can't open /etc/bind/rndc.key: Permission denied", não sei se o problema foi na criação de alguma arquivo de configuração pois como disse pesquisei mas não localizei nada que me ajudasse.

zekkerj

Mas vc digita só "dhcp"? Onde vc viu q tinha q digitar isso?

E o q vc espera, exatamente, q esse comando faça?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Joule

Pessoal desculpa, folha técnica aqui nos pensamentos, quando eu tento iniciar o serviço

root@(none):~# /etc/init.d/isc-dhcp-server start
Rather than invoking init scripts through /etc/init.d, use the service(8)
utility, e.g. service isc-dhcp-server restart

Since the script you are attempting to invoke has been converted to an
Upstart job, you may also use the stop(8) and then start(8) utilities,
e.g. stop isc-dhcp-server ; start isc-dhcp-server. The restart(8) utility is also available.
start: Job failed to start

zekkerj

Ah, claro. Então é o dhcpd q vc quer iniciar.
Esse erro q vc relatou acontece pq o usuário dhcp, q roda o serviço, não pode acessar o tal arquivo rndc. Não tente consertar isso mudando as permissões do arquivo pq ele realmente não deve poder ser lido por ninguém que não o usuário q roda o servidor DNS.

Se vc não pretende manter os leases do dhcp em sincronismo com o servidor DNS, simplesmente desative o trecho problemático e siga em frente.

Joule

Então eu só comento a linha do include? porque ele também faz referencia do rndc.key e outros locais?

ddns-update-style interim;
ddns-updates on;
ddns-domainname "empresa.com";
ddns-rev-domainname "db.rev.0.168.192.in-addr.arpa";

# Então comento só esta linha?
#include "/etc/bind/rndc.key";

zone empresa.com {
   primary 127.0.0.1;
   key rndc-key;
}

zone db.rev.0.168.192.in-addr.arpa {
primary 127.0.0.1;
key rndc-key;
}

# option definitions common to all supported networks...
option domain-name "empresa.com";
option domain-name-servers 192.168.2.1, 192.168.2.2;

default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;

subnet 192.168.2.0 netmask 255.255.255.0{
        range 192.168.2.100 192.168.2.200;
        option routers 192.168.2.1;
}

zekkerj

Não, comente todo esse trecho de ddns, pq vc não precisa disso por enquanto.

Joule

Agora tá funcionando fiz como você orientou retirando os dados referente ao rndc.key