Ipv6 no Ubuntu 12.04 dúvidas

Iniciado por Pão Man, 08 de Setembro de 2012, 21:00

tópico anterior - próximo tópico

Pão Man

Galera reparando algumas coisas aqui vi que o Ubuntu vem com Ipv6 padrão desde da versão 9.10 certo?

Olhando aqui vi que tem um endereço no formato ipv6 aqui, só que com o nome inet6 é a mesma coisa?

Por que existe ele e o ip normal? Não era só pra esta o ipv6?

É por que minha net não suporte a Ipv6 certo? Então quando acesso um site tipo o fórum aqui eu gero o Ip normal (ipv4) certo?

Então para que serviria o Inet6?
#Linux-User: 535210
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos
a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

H4RD50FT

Fala tu!! Tá perdido por aqui?

inet6 = IPv6. ^^

Cara, os provedores estão adotando o IPv6 aos poucos, mas eles ainda possuem IPs IPv4 para disponibilizar. Poucos, mas possuem. Chegará uma hora que eles passarão a disponibilizarem o IPv6 nas conexões, e esse momento não tarda a chegar considerando cada vez mais dispositivos móveis se conectando à Internet. Basta considerar o número diário de ativações do Android. O suporte ao IPv6 por parte dos sistemas operacionais já fica de sentinela para o caso de obterem um IPv6, evitando problemas de conexão. Até 3 anos atrás manter o IPv6 ativado causava um pequeno overhead, sendo jogo desativá-lo. Mas agora não há necessidade. Se bobear, talvez nossos PCs já pegaram algum IPv6 e a gente não sabe.

Acho que a partir da metade de 2013 o IPv6 aportará de vez na grande rede.

Pão Man

Fala cara,

Postei aqui pelo fórum ser especializado em Ubuntu.

Realmente vim ver que poucos provedores estão oferecendo Ipv6. O que me veio fazer essa pergunta, pois foi que ao testar o Windows 8, ele gerou um Ipv6 e não um Ipv4, daí achei estranho. Já quando olhei no Ubuntu vi os dois ativados, mas que só o Ipv4 funcionava...

Até mais.
#Linux-User: 535210
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos
a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

zekkerj

Pão Man, o Windows usa IPv6 desde o Vista.

O IPv6 foi planejado pra conviver com o IPv4 durante o período de transição.

Teoricamente a convivência deveria ser pacífica, mas o q se observa é q a falta de conectividade para o IPv6 acaba amarrando o funcionamento da máquina. Isso acontece tanto no Windows qto no Linux, mas no Windows se sente menos pq há uma conexão de túnel Teredo q compensa o funcionamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D