nagio

Iniciado por diego.s, 27 de Agosto de 2012, 17:29

tópico anterior - próximo tópico

diego.s

Bom galera que utiliza o nagios para monitoramento de rede

Instalei e configurei o nagios no ubuntu 12.04 (no youtube há varios tutorias)

beleza instalo e configuro que é uma beleza tanto que rodo um comando para testar o nagios e tal, não aponta erro e nenhum warning

portanto quando vou acessar o nagios via web  localhost/nagios

pede autenticação e eu coloco a correspondente ao configurado, mas quando me autentico da o erro 500 Internal server error

o que é isso??
e pq da isso??

configuro igualzinho ao que tem no youtube e para os caras funcionam e pra mim não..=///

zekkerj

Erro 500 é erro interno, provavelmente algum script não está funcionando.

Confirme o motivo do erro no log do apache, em /var/log/apache2/error_log.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

diego.s

Citação de: zekkerj online 28 de Agosto de 2012, 01:16
Erro 500 é erro interno, provavelmente algum script não está funcionando.

Confirme o motivo do erro no log do apache, em /var/log/apache2/error_log.

Cara no error_log me aponta que arquivo não existe

File does not exist: /var/www/favicon.ico

zekkerj

Esse erro é cosmético e não relacionado com o nagios... você tem algum virtual host associado com o nagios? Se tiver, pode ser que o log dele esteja em outro lugar.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

diego.s

Citação de: zekkerj online 28 de Agosto de 2012, 11:42
Esse erro é cosmético e não relacionado com o nagios... você tem algum virtual host associado com o nagios? Se tiver, pode ser que o log dele esteja em outro lugar.

eu instalei o nagios numa VM

zekkerj

Imagino que você tenha visto o erro no log dentro da VM, e não no hospedeiro, correto?

diego.s

Citação de: zekkerj online 28 de Agosto de 2012, 13:56
Imagino que você tenha visto o erro no log dentro da VM, e não no hospedeiro, correto?

Bom cara, agora você me deixou uma dúvida, tipo eu instalei ele na vm e com a propria vm tentava acessar o mesmo(o nagios), isso não fuinciona?

diego.s

erros como esse no arquivo de log do apache
[Tue Aug 28 13:02:53 2012] [error] [client 10.1.1.7] (2)No such file or directory: Could not open password file: /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users
[Tue Aug 28 13:02:53 2012] [error] [client 10.1.1.7] (2)No such file or directory: Could not open password file: /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users

zekkerj

Não sei dizer, qdo instalei o nagios eu instalei num sistema separado.

Confirme que está consultando os logs dentro da VM, OK?

Citação de: diego.s online 28 de Agosto de 2012, 14:11

Então... no passo a passo de instalação deve ter alguma coisa dizendo como esses arquivos são iniciados ou populados.

diego.s

Citação de: zekkerj online 28 de Agosto de 2012, 14:15
Não sei dizer, qdo instalei o nagios eu instalei num sistema separado.

Confirme que está consultando os logs dentro da VM, OK?

Citação de: diego.s online 28 de Agosto de 2012, 14:11

Então... no passo a passo de instalação deve ter alguma coisa dizendo como esses arquivos são iniciados ou populados.

Sim, consultei esses logs da vm onde está instalado o nagios.

no htpasswd é definido uma senha para acesso via web, não é a senha que está dando erro?

zekkerj

Não, o arquivo de senha não existe --- não foi criado. Reveja os passos de instalação, provavelmente você terá que criar esse arquivo novamente.

diego.s

Citação de: zekkerj online 28 de Agosto de 2012, 14:26
Não, o arquivo de senha não existe --- não foi criado. Reveja os passos de instalação, provavelmente você terá que criar esse arquivo novamente.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-Nagios-no-Ubuntu-Linux?pagina=1

vou utilizar esse agora, vou testar e já mando retorno

Marcio Colovati

Seguinte, tive esse mesmo problema com o Nagios 3 instalado num Ubuntu server e resolvi da seguinte maneira:

abri a pasta /etc/apache2/conf.d

editei o arquivo nagios.conf e alterei em
"/usr/local/nagios/sbin" a opção
AuthuserFile /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users para
AuthuserFile /usr/local/nagios/etc/htpaswd.users (retirei um s)

E fiz a mesma alteração em
"/usr/local/nagios/share"
AuthuserFile /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users
AuthuserFile /usr/local/nagios/etc/htpaswd.users (retirei um s)

Comigo resolveu, espero ter ajudado.

Abs

ad0nai

De acordo com o error log, estava eu estava com o seguinte problema:
"No such file or directory: Could not open password file: /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users"

Fiz tudo direitinho seguindo os passos do arquivo de configuração do site oficial do nagios: http://assets.nagios.com/downloads/nagioscore/docs/Installing_Nagios_Core_From_Source.pdf

O erro ainda continuava.

Como Resolver: No tutorial o htpasswd -c, está com auto formatação o "-", colocando um traço ao invés de -, com isso não estava criando o arquivo.

O comando correto é:
htpasswd -c /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users nagiosadmin