Bem, pessoal, resumindo, a filha (9 anos) de um amigo de trabalho meu pegou vírus e o Windows não inicia mais. Ofereci como opção instalar o Ubuntu.
Dei um cd do Ubuntu para ela testar, e para minha surpresa ela gostou muito da interface unity e achou o sistema muito bom, mas reclama só disso: o Ubuntu não tem menu para encontrar os programas instalados de forma prática.
Aquele símbolo do Ubuntu na parte superior esquerda não é prático (segundo ela), pois só mostra os aplicativos usados recentemente, e se clicar em "mostrar todos", eles são exibidos todos misturados, dificultando a busca.
Para mim que já sei os nomes dos programas do Linux é fácil, mas o que dizer dela que nunca viu e nem sabe o que é Linux?
O que quero propor é que haja um botão que apareça um menu para que os programas instalados no computador de iniciantes como ela sejam mostrados mais facilmente, pois, veja bem, ela procurou jogos de FreeCell e Campo Minado. Mesmo que já estejam instalados por padrão é difícil para alguém leigo em Ubuntu encontrá-los na forma dispersada do Unity.
Vale lembrar que quero apenas fornecer uma crítica construtiva para que o Ubuntu se torne mais popular, baseando-me naqueles que nunca tiveram contato com o sistema. Não quero atacar o Unity, pelo contrário, gostaria somente que ele fosse mais completo. Aí sim eu e muitos outros usariam.
Estou com o notebook dela aqui comigo, baixando atualizações e instalando o que é necessário (java, flash, multimídia, etc).
Gostaria de não ter que instalar gnome 3/ classic, para não confundir mais um iniciante com interfaces gráficas, etc... mas vejo que terei de fazer isso. O ideal seria que o Ubuntu viesse com uma interface mais completa, com botão de menu para que fosse melhor aproveitado pelos iniciantes.
Agradeço a compreensão e gostaria que isso fosse repassado á Canonical.
Bjs