Quando for escolher alguma distribuição (distro) Linux ou alguma certificação...

Iniciado por Genix Info, 30 de Julho de 2012, 15:03

tópico anterior - próximo tópico

Genix Info

Quando for escolher alguma distribuição (distro) Linux ou alguma certificação Linux, preste atenção se a distro ou certificação segue os 4 (quatro) principais padrões e normas do Software Livre.


Padrões e normas (sempre, com o suporte completo, com total compatibilidade e usando versões atualizadas e estáveis):   

   



1 - LSB x86-64 4.x (ou superior):

https://wiki.linuxfoundation.org/en/LSB_Roadmap

http://www.linuxfoundation.org/collaborate/workgroups/lsb



O SUSE, Red Hat, entre outros, estão na listagem:

https://www.linuxbase.org/lsb-cert/productdir.php?by_lsb








2 - GPL 3:

http://www.gnu.org/licenses/gpl.html







3 - IPv6 support Ready Logo Phase 2:

http://www.ipv6ready.org/?page=phase-2

http://www.ipv6ready.org/?page=phase-2-about



Red Hat, Kernel.org, NEC, NTT, Motorola, entre outros, estão na listagem:

https://www.ipv6ready.org/db/index.php/public/search/?do=1&lim=25&o=14



O SUSE, HP, Oracle, Cisco, Xerox, entre outros, também:

https://www.ipv6ready.org/db/index.php/public/search/?c=US&ap=2&o=3&do=1&lim=25&p=10



E o CentOS Linux (http://en.wikipedia.org/wiki/CentOS, baseado no Red Hat Enterprise Linux, RHEL: https://www.redhat.com/products/enterprise-linux-add-ons/extended-lifecycle-support/):

http://wiki.centos.org/About/Product







4 - LPI:



Linux Essentials:

http://www.lpi.org/linux-certifications/introductory-programs/linux-essentials



LPIC-1:

http://www.lpi.org/linux-certifications/programs/lpic-1


LPIC-2:

http://www.lpi.org/linux-certifications/programs/lpic-2



LPIC-3:

http://www.lpi.org/linux-certifications/programs/lpic-3







Observações:


openSUSE Linux 12.1, não segue: o LSB x86-64 4.x (ou superior) e o IPv6 support Ready Logo Phase 2, o suporte ao IPv6 ainda é limitado (http://en.opensuse.org/SDB:Native_IPv6), mais na versão 12.2 deve melhorar.   





openSUSE Linux 12.1, não possui o AppArmor instalado por padrão, depois do Firewall (SuSEfirewall2: http://en.opensuse.org/openSUSE:Security_Features#Firewall, Fedora Firewall: http://fedoraproject.org/wiki/SystemConfig/firewall, http://fedoraproject.org/wiki/FirewallD, http://fedoraproject.org/wiki/Features/firewalld-default, http://fedoraproject.org/wiki/Features/DynamicFirewall, Mandriva Firewall: http://wiki.mandriva.com/en/Interactive_Firewall, Shorewall Firewall: http://www.shorewall.net/, Ubuntu Firewall: https://help.ubuntu.com/8.04/serverguide/firewall.html, https://wiki.ubuntu.com/BasicSecurity#Firewall, https://wiki.ubuntu.com/UncomplicatedFirewall, http://gufw.tuxfamily.org/ e o Firewall Builder: http://www.fwbuilder.org/), o AppArmor é uma ferramenta importante:

http://en.opensuse.org/FAQ#AppArmor



Security features

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Linux_distributions#Security_features











O AppArmor funciona tipo o SELinux (http://fedoraproject.org/wiki/Security/Features#SELinux
) e o Tomoyo (http://tomoyo.sourceforge.jp/).





Já o Security Overview (http://doc.opensuse.org/documentation/html/openSUSE/opensuse-security/cha.security.yast_security.html#sec.security.yast_security.overview e http://www.suse.com/documentation/sles11/singlehtml/book_security/book_security.html#sec.yast_security.overview), funciona tipo o Msec (http://wiki.mandriva.com/en/Msec), a ordem é essa: 1 - Firewall, 2 - Security Overview e 3 - AppArmor, eu não citei o Security Overview antes, porque o Security Overview já vem instalado e configurado por padrão.




Essas ferramentas de segurança, usadas em conjunto com outras ferramentas de privacidade, como o BleachBit (http://bleachbit.sourceforge.net/) e o Tor (https://www.torproject.org/), te garantem segurança e privacidade ao mesmo tempo.







SUSE Linux Enterprise 11 SP2, não suporta o sistema de arquivos EXT4 (http://en.wikipedia.org/wiki/Ext4) que é o mais atual e estável, pelo menos suporta de forma experimental o futuro Btrfs (http://en.wikipedia.org/wiki/Btrfs), o Btrfs é atual mais ainda não é estável: http://www.suse.com/products/server/technical-information/ e http://distrowatch.com/table.php?distribution=sle







Dicas e sugestões:


Use o Texas Flood Boot System do Resulinux (http://pt.wikipedia.org/wiki/Resulinux) em alternativa ao SYSVINIT, para aumentar a velocidade do boot.


Use o Kernel 3.5 ou superior: http://www.kernel.org/ e http://kernelnewbies.org/Linux_3.5


Seja uma distribuição Linux, Rolling release: http://en.wikipedia.org/wiki/Rolling_release


Vencendo o comando da morte: http://www.linuxtotal.org/viewtopic.php?f=6&t=246


Adicionar suporte e ter preferência, ao hardware e as distribuições Linux, que tenham suporte as arquiteturas de processadores: ARM (http://en.wikipedia.org/wiki/ARM_architecture) e x86-64 (http://en.wikipedia.org/wiki/X86-64).


Adicionar suporte ao MPLS VPN (http://en.wikipedia.org/wiki/MPLS_VPN) com suporte ao IPv6 (http://ipv6.br/), o 6VPE (http://sourceforge.net/apps/mediawiki/mpls-linux/index.php?title=Main_Page, http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/37170, http://ipv6.br/entenda/transicao/#tecnicas-6pe, https://sites.google.com/site/amitsciscozone/home/important-tips/mpls-wiki/6vpe-ipv6-over-mpls-vpn, http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/archived_issues/ipj_8-2/ipv6.html, http://www.ipflow.utc.fr/index.php/6VPE_-_IPv6_VPN_over_MPLS e http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-December/020916.html).


Use as ferramentas de manutenção do Parted Magic: http://partedmagic.com





Vamos esperar o openSUSE Linux 12.2 (http://en.opensuse.org/Main_Page) e o SUSE Linux Enterprise 12 (http://www.suse.com/products/server/), para ver se a situação melhora.







Sobre o:


openSUSE Linux 12.2: http://en.opensuse.org/openSUSE:Major_features, http://en.opensuse.org/openSUSE:Roadmap e http://www.susebr.org/forum/index.php


Fedora Linux 18: http://fedoraproject.org/wiki/Releases/18/FeatureList, http://fedoraproject.org/wiki/Releases/18/Schedule e http://projetofedora.org/


Mandriva Linux 2012: http://wiki.mandriva.com/en/2012_Development, http://blog.mandriva.com/br/ e http://www.mandrivabrasil.org/site/


Ubuntu Linux 12.10: https://wiki.ubuntu.com/QuantalQuetzal/ReleaseSchedule, http://www.ubuntu-br.org/ e http://ubuntuforum-br.org/




Entre outras distros Linux, que não seguem os principais padrões e normas ou falta algum recurso importante para o sistema operacional.











LDP-BR Projeto de Documentação do Linux - Brasil:

Site oficial: http://trac.watter.net/ldp-br/wiki


Lista de E-mails do LDP-Brasil:

https://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/ldpbr-translation








Boas práticas para peering no PTTMetro:

http://www.slideshare.net/LuisBalbinot/boas-prticas-para-peering-no-pttmetro






PTT.br - Infraestrutura Crítica - São Paulo - 5º PTT Fórum - 29 Nov 2011 (Espero que essa solução definitiva, prevista para 2014, se estenda a todos os PTTMetro (http://ptt.br/) em todo o Brasil):

http://ptt.br/doc/pttforum/5/ptt.br.5pttforum.infraestrutura_critica_spo.20111129.pdf








Cartilha de Segurança para Internet:

http://cartilha.cert.br/








Faça como o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr, http://www.cgi.br/regulamentacao/resolucao2012-003.htm), seja contra o: SOPA (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_Online_Piracy_Act) e também seja contra o: PIPA (http://pt.wikipedia.org/wiki/PROTECT_IP_Act) e ACTA (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Comercial_Anticontrafa%C3%A7%C3%A3o), ou qualquer outra coisa que tire qualquer tipo de liberdade da internet, pois a internet tem que ser livre em todos os sentidos.






Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.


O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página (http://genixinfo.blogspot.com.br/2012/07/quando-for-escolher-alguma-distribuicao.html) constantemente e mantenha-se atualizado.

Tota

Ola

Não entendi bem o propósito do topico, mas fiquei com algumas dúvidas, que podem ser interessantes os esclarecimentos a quem nunca viu ou ouviu falar do assunto.

1) LSB é utilizado pelo Ubuntu, mas as paginas publicadas são de 2008, poderia haver algo mais atualizado?

2) GPL 3 é uma licença para a disseminação/modificação de pacotes. Isto se aplicaria a uma Distribuição como o Ubuntu? Como ela utiliza uma coletânea de pacotes e não as modifica "per si", qual o impedimento de não utilizar o GPL3?

3) IPV6 - O Ubuntu já suporta IPV6. Quais as implicações disto para o Ubuntu?

4) LPI - Linux Professional Institute - É uma organização com o propósito de treinamento e habilitação de pessoal a administrar sistemas GNU/Linux.

Qual o contexto do LPI para as Distribuições GNU/Linux em si? O que isto iria afetar um Ubuntu ou outra distro se um usuario não possuir LPI?

5) Security features - O Ubuntu, sendo um derivado do Debian possui todos os elementos descritos.

Qual seria a importância deste fato aos usuarios de laptops e desktops excetuando-se o uso em servidores?

6) Dicas e sugestões:

a) Texas Flood Boot System do Resulinux - Já é possivel instalar o texas no Ubuntu 12.04? Eu tento o texas desde 2009 no Ubuntu sem sucesso. Teria alguma dica?

b) Use o Kernel 3.5 ou superior - Em maquinas pessoais isto é realmente necessário? Uso o 3.0 em maquinas antigas sem dificuldades. Alguns drivers de dispositivos perderam o suporte a hardware mais antigo, então atualizar é mesmo importante, levando em consideração este quesito?

c) Rolling release - Isto é realmente necessário? Por que atualizar ön the fly" principalmente em maquinas fracas?

d) comando da morte - Link quebrado

e) Adicionar suporte e ter preferência, ao hardware e as distribuições Linux, que tenham suporte as arquiteturas de processadores: ARM - Se eu uso só Intel, o que isto influencia no meu sistema?

f)  Adicionar suporte ao MPLS VPN  - Quem não utiliza VPN necessita disto?

g) Use as ferramentas de manutenção do Parted Magic - qual a finalidade desta recomendação? Não é software livre? Não posso escolher outro gerenciador de particionamento?

h) Vamos esperar o openSUSE Linux 12.2 (http://en.opensuse.org/Main_Page) e o SUSE Linux Enterprise 12 (http://www.suse.com/products/server/), para ver se a situação melhora.

Melhora no quê? Esta eu não entendi mesmo....

[]'s

irtigor

Genix Info, você pegou um monte de dados e jogou, esse texto não tem começo, meio nem fim. Qual era a intenção?

Genix Info

Tota e irtigor:


Pense que vocês hoje podem não precisar do que foi falado, mais um dia podem precisar, é o caso por exemplo do IPv6, e pensem também que outras pessoas podem precisar, como vai ser o caso de vocês.
 
Eu não joguei nada, o meu artigo tem base técnica, ele não veio do nada, e não tem começo, meio ou fim, porque o objetivo do artigo é ser informativo, e discutir o que pode ser melhorado:




1 - LSB:

A versão atual do Ubuntu não está na listagem:

https://www.linuxbase.org/lsb-cert/productdir.php?by_lsb



2 - GPL3:

A GPL3: http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License

Fala sobre, patentes de softwares e restrições de hardware, temas muito atuais, um exemplo, é o secure boot do Microsoft Windows 8: http://br-linux.org/2012/firmware-linus-torvalds-critica-o-estado-atual-da-efiuefi/, estão propondo até possíveis soluções: http://br-linux.org/2012/gummiboot-novo-carregador-de-boot-para-sistemas-com-efi-e-secure-boot/



3 - O Ubuntu suporta o IPv6, mais não tem a certificação:

IPv6 support Ready Logo Phase 2



4 - LPI:

Você olhou o titulo?

"Quando for escolher alguma distribuição (distro) Linux ou alguma certificação Linux"

O Ubuntu Certified Professional: http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Certified_Professional

Não está compatível, com as recentes modificações e atualizações feitas pela a LPI.






5 - Security features:

O Ubuntu tem o AppArmor e boas ferramentas de segurança (https://wiki.ubuntu.com/BasicSecurity#Firewall), mais assim como o Debian, não possui uma ferramenta que funcione tipo o Security Overview (http://doc.opensuse.org/documentation/html/openSUSE/opensuse-security/cha.security.yast_security.html#sec.security.yast_security.overview e http://www.suse.com/documentation/sles11/singlehtml/book_security/book_security.html#sec.yast_security.overview) ou o Msec (http://wiki.mandriva.com/en/Msec) e também não possui outras ferramentas de segurança do Fedora Linux (http://fedoraproject.org/wiki/Security/Features#SELinux) e do openSUSE Linux (http://en.opensuse.org/openSUSE:Security_Features#Firewall).







6 - Dicas e sugestões:



a - Texas Flood Boot System do Resulinux: Já testou o Texas Flood da versão 4.0 alpha 2 do Resulinux? http://www.resulinux.net/web/site/ e http://www.resulinux.net/isos/



b - O Kernel 3.5 traz novas funcionalidades para o IPv6, além de outros recursos importantes, isso é importante para os ambientes desktop e de servidores.



c- Rolling release:

Como disse o membro GustavoKatel do fórum União Livre:

"A meu ver diminuiria a pressão e o desgaste de se lançar uma nova versão e teríamos uma resposta maior na manutenção."

http://uniaolivre.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=312#p525




d - Vencendo o comando da morte:

O link original está quebrado pelas as mudanças do site original, mais o esquema que eu passei nesse link é o mesmo do link original:

http://www.linuxtotal.org/viewtopic.php?f=6&t=246

No momento ele está fora do ar, mais deve voltar, de qualquer forma, eu recuperei no cache do Google:




Vencendo o comando da morte

Mensagem por zeroday » Ter Set 21, 2010 8:56 pm
: (){ :|:& };: Como vencer o comando da morte?
Luciano Andress Martini | 5 de maio de 2010


Este simples comando é capaz de derrubar um servidor ou estação linux em poucos segundos: não importa com qual usuário você se logue num ssh ou terminal:
: (){ : | : & };:


Há muito tempo me deparei com este problema nos meus servidores que rodavam ssh e após conseguir soluciona-lo de diversos modos diferentes decidi descreve-los aqui: (não esqueça de fazer estes comandos com o usuário administrador, recomendo que use o comando sudo su ou simplesmente su(dependendo a distribuição) antes de executar os comandos)

1- O primeiro modo e mais simples é digitando
echo 'alias :="echo 1"' >>/etc/profile

Com isso o comando da morte já não irá mais funcionar, entretanto esta não é a solução ideal, apesar de ser o mais simples no caso de você não ter o pam. (Existem formas de encontrar brechas nessa solução, como o usuário criar uma nova alias, então só os outros modos são 100% garantidos)

2- O segundo modo é limitando um grupo de usuários quanto o número de processos (no caso mostro como limitar o grupo estudantes):
echo '@estudantes hard nproc 600' >>/etc/security/limits.conf

(Ou Edite o arquivo /etc/security/limits.conf)
-Não se esqueça de criar um grupo estudantes, em /etc/group e de colocar na frente dele o nome dos usuários em que se aplicara a permissão.

3- O terceiro modo é limitando todos os usuários quanto ao número de processos:
echo '* hard nproc 1000' >>/etc/security/limits.conf

Pronto! Nunca mais os usuários do SSH vão poder fazer essa brincadeira ! =[ Que pena.

Fonte: http://linuxhard.org/site/archives/1156

Explicação do funcionamento do comando :
Funciona assim, primeiro é declarada a função : (dois pontos)
As funções são declaradas da seguinte forma:

nome_da_função(){ comandos };

No caso o nome da função é : (dois pontos)

Os comandos são:
: | :&

ou seja, chama a própria função executando-a simultaneamente com ela própria via | (pipe), o & (e comercial) faz com que estes comandos sejam executados em segundo plano.

O : (dois pontos) no final do comando da morte chama a função depois de declará-la.

Resumindo este comando gera uma função que chama ela própria duas vezes, infinitas vezes, gerando um loop.


http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:kCB4vkNTrjsJ:www.linuxtotal.org/viewtopic.php%3Ff%3D6%26t%3D246+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br








e - O ARM é ótimo, para sistemas embarcados, tablets, smartphone, etc., tem casos que é possível instalar o Linux, o Android do Google, é a prova disso: http://en.wikipedia.org/wiki/Android_%28operating_system%29

Já o x86-64 é para quem tem mais de 4 GB de Memória Ram, e quer aproveitar ao máximo os recursos das atuais arquitetura de processadores Intel e AMD.



f- MPLS VPN:

Quem usa VPN, não precisa disso, o 6VPE (MPLS VPN com suporte ao IPv6, http://ipv6.br/entenda/transicao/#tecnicas-6pe) é mais usado nas empresas e operadoras de internet, mais o sistema operacional suportar esse recurso, é uma mão na roda.



g - Você pode escolher outro gerenciador de particionamento, o Ubuntu tem o seu gerenciador de particionamento, mais eu me referia a outras ferramentas de manutenção presentes no Parted Magic.



h - "Vamos esperar o openSUSE Linux 12.2 (http://en.opensuse.org/Main_Page) e o SUSE Linux Enterprise 12 (http://www.suse.com/products/server/), para ver se a situação melhora.

Melhora no quê? Esta eu não entendi mesmo...."  



Você olhou isso?

"Entre outras distros Linux, que não seguem os principais padrões e normas ou falta algum recurso importante para o sistema operacional."

rafael.luc

Citação de: Genix Info online 31 de Julho de 2012, 00:33

b - O Kernel 3.5 traz novas funcionalidades para o IPv6, além de outros recursos importantes, isso é importante para os ambientes desktop e de servidores.
O servidores Linux atualmente estão com com Kernel 2.6.x

Citação de: Genix Info online 31 de Julho de 2012, 00:33
e - O ARM é ótimo, para sistemas embarcados, tablets, smartphone, etc., tem casos que é possível instalar o Linux, o Android do Google, é a prova disso: http://en.wikipedia.org/wiki/Android_%28operating_system%29

Isso é bem difícil, a instalação por si só ja é complicada por serem simples sem bios, muitos programas são feitos para rodarem em processador padrão Intel i386.

garfo

Tá certo que um usuário comum vai seguir isso tudo... vai sonhando.

Não importa qual distro seja, se for usável e funcionar, já tá ótimo. :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

irtigor

Isso poderia ser interessante, se estivesse disponível como livro, wiki... organizado, indexado, uma página por assunto, não "jogado", pra repetir o que usei anteriormente. Em outras palavras: um tópico de fórum não é a melhor forma.

Creto

Como disse lá no Mageia Br, deixo a FSF se preocupar com isso mas quanto aos tópicos espalhados em muitos fóruns tenho opinião própria.

T+


Genix Info

Atualização:


Participem da discussão aqui (a FSF faz a sua parte e nós temos que fazer a nossa parte, e também, eu não faço spam, flame, trolagem, vaporware, marketing ou merchandising, de site, blog, distro, fórum, apenas quero discutir esses assuntos com todos, melhorando o que existi, que são todas as distribuições Linux, que tecnicamente, falta muita coisa, pelo menos para a maioria das distros, pois ranking de popularidade de sites como DistroWatch http://distrowatch.com/ ou tradição http://futurist.se/gldt/, não garantem qualidade, o que garante qualidade é ter o que eu falei aqui, e as distros que mais se aproximam da garantia de qualidade, que também precisam melhorar, as versões Desktop Free/Pago e Enterprise Free/Pago, são essas: Fedora Linux, Mandriva Linux e openSUSE Linux):     

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=98247


ARM no openSUSE Linux: http://en.opensuse.org/Portal:ARM

rafael.luc

CitarARM no openSUSE Linux: http://en.opensuse.org/Portal:ARM
O linux Gentoo também tem SO para ARM, o Debian assim como o Ubuntu (10.04) tem uma versão para ARM, mas não estudei bem para ver do que se trata, mas em principio vários programas não rodarão nessa arquitetura, compilar o Kernel para arquitetura ARM seria apenas o começo.


hugoleal85

Citação de: Genix Info online 01 de Agosto de 2012, 14:01
Atualização:

Participem da discussão aqui (a FSF faz a sua parte e nós temos que fazer a nossa parte, e também, eu não faço spam, flame, trolagem, vaporware, marketing ou merchandising, de site, blog, distro, fórum, apenas quero discutir esses assuntos com todos, melhorando o que existi, que são todas as distribuições Linux, que tecnicamente, falta muita coisa, pelo menos para a maioria das distros, pois ranking de popularidade de sites como DistroWatch http://distrowatch.com/ ou tradição http://futurist.se/gldt/, não garantem qualidade, o que garante qualidade é ter o que eu falei aqui, e as distros que mais se aproximam da garantia de qualidade, que também precisam melhorar, as versões Desktop Free/Pago e Enterprise Free/Pago, são essas: Fedora Linux, Mandriva Linux e openSUSE Linux):    

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=98247


ARM no openSUSE Linux: http://en.opensuse.org/Portal:ARM


Colega,

Se nós seguirmos o que a FSF manda não podemos utilizar o debian, ubuntu, Mint, mageia, Fedora, openSUSE e tantas outras excelentes distros Linux, pois todas elas "estão em desacordo" com alguma das "normas ou diretrizes" pregadas por eles. Aliás, segundo a FSF só poderíamos utilizar as distros indicadas no link abaixo:
http://www.gnu.org/distros/free-distros.html

Agora lhe pergunto: qual dessas distros você utiliza?

Você poderia fazer um vídeo tutorial ou algo do tipo explicando as vantagens e aplicabilidades dessa distro e o que ela trás de útil especialmente ao usuário iniciante, que é aquele no qual o ubuntu direciona seu foco. Ao fazer isso você estaria fazendo algo útil de fato a comunidade e os usuários Linux, ao contrário de chegar aqui (um fórum direcionado a usuários iniciantes e médios do Linux) e despejar um monte de informações técnicas (algumas delas bastante complexas e inclusive adentrando na discussão da filosofia livre).
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Genix Info

Citação de: hugoleal85 online 08 de Agosto de 2012, 19:30
Citação de: Genix Info online 01 de Agosto de 2012, 14:01
Atualização:

Participem da discussão aqui (a FSF faz a sua parte e nós temos que fazer a nossa parte, e também, eu não faço spam, flame, trolagem, vaporware, marketing ou merchandising, de site, blog, distro, fórum, apenas quero discutir esses assuntos com todos, melhorando o que existi, que são todas as distribuições Linux, que tecnicamente, falta muita coisa, pelo menos para a maioria das distros, pois ranking de popularidade de sites como DistroWatch http://distrowatch.com/ ou tradição http://futurist.se/gldt/, não garantem qualidade, o que garante qualidade é ter o que eu falei aqui, e as distros que mais se aproximam da garantia de qualidade, que também precisam melhorar, as versões Desktop Free/Pago e Enterprise Free/Pago, são essas: Fedora Linux, Mandriva Linux e openSUSE Linux):    

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=98247


ARM no openSUSE Linux: http://en.opensuse.org/Portal:ARM


Colega,

Se nós seguirmos o que a FSF manda não podemos utilizar o debian, ubuntu, Mint, mageia, Fedora, openSUSE e tantas outras excelentes distros Linux, pois todas elas "estão em desacordo" com alguma das "normas ou diretrizes" pregadas por eles. Aliás, segundo a FSF só poderíamos utilizar as distros indicadas no link abaixo:
http://www.gnu.org/distros/free-distros.html

Agora lhe pergunto: qual dessas distros você utiliza?

Você poderia fazer um vídeo tutorial ou algo do tipo explicando as vantagens e aplicabilidades dessa distro e o que ela trás de útil especialmente ao usuário iniciante, que é aquele no qual o ubuntu direciona seu foco. Ao fazer isso você estaria fazendo algo útil de fato a comunidade e os usuários Linux, ao contrário de chegar aqui (um fórum direcionado a usuários iniciantes e médios do Linux) e despejar um monte de informações técnicas (algumas delas bastante complexas e inclusive adentrando na discussão da filosofia livre).


Entendo, eu me refiro a todas as distribuições Linux, mais para que os usuários iniciantes entendam, eu vou simplificar:

A prioridade, no momento, é padronizar:


1 - LSB x86-64 4.x (ou superior):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Standard_Base

Resumindo: É uma certificação para as Distribuições Linux, http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_Linux a versão em inglês é mais imparcial, http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_distribution


2 - IPv6 support Ready Logo Phase 2:

http://www.ipv6ready.org/?page=phase-2

Resumindo: É uma certificação para o uso do IPv6, http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6

Dr Schaum

LSB é uma piada e nenhuma distribuição relevante fez algum esforço significativo em segui-lo.

Não li mais, mas olhando por cima parece um grande papo autista esse do Genix.

Genix Info

Citação de: Dr Schaum online 09 de Agosto de 2012, 00:28
LSB é uma piada e nenhuma distribuição relevante fez algum esforço significativo em segui-lo.

Não li mais, mas olhando por cima parece um grande papo autista esse do Genix.


Tem certeza?:

O SUSE, Red Hat, entre outros, estão na listagem:

https://www.linuxbase.org/lsb-cert/productdir.php?by_lsb


Meu papo não é autista, ele é realista e necessário.