Por que Ubuntu não atualiza somente o necessário?

Iniciado por alissista, 21 de Julho de 2012, 00:25

tópico anterior - próximo tópico

alissista

Eu não costumava conferir quais atualizações eram baixadas, eu apenas confirmava o download sempre que aparecia alguma atualização nova. Pensei que se era atualização, era importante, mas dia desses eu resolvi conferir o que havia de tão importante naqueles cento e poucos megas de arquivo e descobri coisas como atualização para o dicionário de chinês (WTF?).
Outra coisa que eu também percebo é que sempre que os programas atualizam as versões, o Ubuntu não recebe somente a atualização, mas recebe o arquivo do programa inteiro! Em outro sistema operacional, por exemplo, quando o Firefox e Chrome atualizam as versões, a gente recebe somente o arquivo de atualização e não o programa inteiro, como acontece no Ubuntu.

Eu não postei em alguma categoria de ajuda porque não é exatamente um problema que eu tenho, só fiquei curioso em saber quais as justificativas para isso.

linuser104

Citação de: alissista online 21 de Julho de 2012, 00:25
Eu não costumava conferir quais atualizações eram baixadas, eu apenas confirmava o download sempre que aparecia alguma atualização nova. Pensei que se era atualização, era importante, mas dia desses eu resolvi conferir o que havia de tão importante naqueles cento e poucos megas de arquivo e descobri coisas como atualização para o dicionário de chinês (WTF?).
Outra coisa que eu também percebo é que sempre que os programas atualizam as versões, o Ubuntu não recebe somente a atualização, mas recebe o arquivo do programa inteiro! Em outro sistema operacional, por exemplo, quando o Firefox e Chrome atualizam as versões, a gente recebe somente o arquivo de atualização e não o programa inteiro, como acontece no Ubuntu.

Eu não postei em alguma categoria de ajuda porque não é exatamente um problema que eu tenho, só fiquei curioso em saber quais as justificativas para isso.

Quanto ao gerenciador de atualizações, penso que ele só é mostrado (salta na tela) com as atualizações realmente importantes, as de segurança, mas mesmo que seja com todas elas, você sabe pelo gerenciador de atualizações quais são as de segurança ou não e aí caso não queira instalar tudo, pode ir desmarcando as outras antes de mandar atualizar.

A mim não incomoda isso e portanto sempre faço todas as atualizações, quer de segurança ou não, nunca tive quebra no sistema com isso, nem consumo significativo de espaço no HD além do que já tinha, entretanto vai de cada um.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

garfo

CitarOutra coisa que eu também percebo é que sempre que os programas atualizam as versões, o Ubuntu não recebe somente a atualização, mas recebe o arquivo do programa inteiro! Em outro sistema operacional, por exemplo, quando o Firefox e Chrome atualizam as versões, a gente recebe somente o arquivo de atualização e não o programa inteiro, como acontece no Ubuntu.

O ubuntu ainda não tem a tecnologia delta-rpm (que só baixa e atualiza o que tem pra atualizar, e não todo o pacote), já presente em outras distros.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

irtigor

O Ubuntu realmente vem com muita coisa, é um problema de ser pra todos. Em especifico, o dicionário de chinês, deve ser de algum programa que você instalou, não lembro de nada parecido que faça parte do sistema padrão.

Adriano R.N.

Uma coisa que podemos fazer é instalar menos coisas ou desinstalar o que não usamos.
Eu retiro todos os xserver-xorg-video que não uso, no Xubuntu também removo gnumeric, abiword, risttreto, entre outros.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

niquelnausea

modifique as configurações do seu source.list deixando apenas as atualizações de segurança habilitadas, do contrario qualquer atualização por mais insignificante que seja sera listada pelo gerenciador de atualizações.

Citação de: garfo online 21 de Julho de 2012, 10:32
O ubuntu ainda não tem a tecnologia delta-rpm (que só baixa e atualiza o que tem pra atualizar, e não todo o pacote), já presente em outras distros.
a tecnologia existe no debian e no ubuntu (debdelta), porém nunca encontrei nenhum repositório que oferecesse os pacotes, em um teste que fiz usando o delta em outra distro, um pacote com cerca de 100mb caiu para 2mb, é uma diferença absurda!

jkmsjq

Para instalá-lo basta um:

$ sudo apt-get install debdelta python-apt xdelta3 xdelta lzma bsdiff gnupg2 gnupg- agent

Depois de instalado basta invocar como root ou usando o sudo o comando:

# apt-get update && debdelta-upgrade && apt-get upgrade(dist-upgrade)

FONTE:  Conhecendo e usando o debdelta. Postado em 04/05/2011
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

raidicar

kkkkk nunca dei muita bola pra isso, mas pensando bem, mas baixa uns 100M ou mais por semana, só de atualizações.....
Acho que por mês deve consumir entre 5% e 10% da minha franquia de consumo de internet...
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

garfo

Citação de: raidicar online 21 de Julho de 2012, 22:01
kkkkk nunca dei muita bola pra isso, mas pensando bem, mas baixa uns 100M ou mais por semana, só de atualizações.....
Acho que por mês deve consumir entre 5% e 10% da minha franquia de consumo de internet...

Isso porque o ubuntu não é rolling-release, imagina se fosse...  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

irtigor

Depende, o Gentoo suporta delta por padrão, fora que código fonte é mais leve que os binários.
O Arch Linux também tem suporte, mas não é padrão, por isso poucos repositórios estão preparados.

@jkmsjq os repositório são pro Debian.

galactus

Opinião pessoal e nada contra outros gerenciadores de pacotes!

Pra mim as distros baseadas em rpm com os pulgins do Yum como: Delta ou Presto, fastestmirror, rpm-warm-cache entre outros,  são show de bola e estão dando de lavada nos .deb. O consumo de banda reduziu-se drasticamente, a checagem do cahe é muito mais rápida, procura usar o repositório mais rápido e se este falhar automaticamente procura outro mais próximo, seu controle de dependências é ótimo e seus pacotes mais estáveis, pelo menos para mim! Tanto é assim que hoje só uso distros baseadas em rpm! Só perdem na quantidade de programas que nas .deb ainda tem uma quantidade maior. Mas como não uso tudo mesmo dos repositórios do Debian/Ubuntu e o que eu uso eu já achei...

Acho ótimo poder fazer um Yum install ou update tanto quanto fazia apt-get install ou update no Debian/Ubuntu. E ainda posso usar o Yumex se quiser ter algo bem próximo ao Synaptic dos .deb. 

Acho é que poderiam é unificar o sistema de gerenciamento de pacotes. É muito esforço distribuído em várias correntes.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.