Por que Dual Boot?

Iniciado por Sergio Benjamim, 13 de Julho de 2012, 00:14

tópico anterior - próximo tópico

RamonB

Eu uso o Ubuntu há quase 4 anos e, durante todo esse tempo, mantive em dual boot com Windows.

Às vezes, o Windows me quebra um galho. P. ex., quando algo não funciona no Ubuntu, vou ao Windows para ver se funciona. Se não funciona, já sei que o problema não é no Ubuntu (e vice-versa, é claro: se funciona no Windows, já sei que o problema é no Ubuntu).

Isto é particularmente crítico quando você está com modem's 3G. Os dois modem's que eu tenho são meio instáveis no Ubuntu. A maior parte do tempo funcionam bem mas, por qualquer razão, às vezes eles começam a desconectar e não reconectam (só com boot). Aí, como estou viajando e às vezes não tenho tempo (ou paciência...) para ficar na tentativa e erro, vou logo para o Windows e faço o que tenho que fazer. E, com o Dropbox e o Spider Oak, tudo está sincronizado entre o Ubuntu e o Windows. Então, em termos de conteúdo, é transparente ir para um ou para o outro.

Ou seja: se ele está lá, é legalizado e não me atrapalha (e às vezes até me ajuda), por que eu vou apagá-lo?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Sergio Benjamim

Citação de: thiagowfx online 13 de Julho de 2012, 21:21

1) Há grande diferença entre o LibreOffice e o Br/Open Office??

Existe e não existe. O LibreOffice herdou todo o código fonte do OpenOffice (que no brasil é conhecido como BrOffice), mas não está vinculado à uma grande empresa, como é o caso do OpenOffice. O Libre foi um fork do Open (fork é uma ramificação, separação) que a comunidade resolver fazer, por achar que o Oracle ia estagnar e/ou atrapalhar o desenvolvimento da suíte. De 1 anos para cá, as coisas no Libre estão evoluindo muito rápido, as coisas estão insanas. E isso é bom, quem sabe daqui à 2 ou 3 anos o LibreOffice não bata de frente com o M$ Office?

Citação de: thiagowfx online 13 de Julho de 2012, 21:21

2) Há alguma vantagem em ter várias distros de Linux em dual/tri boot? Não estou falando de Ubuntu com desktop de KDE e XFCE, estou falando de coisas como Ubuntu + Mint + openSUSE, coisas assim. A princípio me contento com Ubuntu, mas vai que é útil ter várias  ;D

Vantagem? Eu apenas tenho por ter prazer em conhecer qualquer distro Linux. E conforme vc vai aprendendo, vc vai notando que cada uma tem sua peculiaridade. Linux Mint é a distro out-of-box, vem tudo já instalado e configurado. Arch Linux é rolling release, seu sistema sempre vai ter os programas mais novos, e ela é uma distro simplista, vc tem q mexer num monte de configuração, e instalação e atualização do sistema vc faz tudo no Pacman. OpenSUSE é uma boa distro para desktop, tem um sistema de repositórios um pouco mais complicado, e é mto fácil quebrar o sistema com as atualizações (dá mto conflito, e vc tem que ficar explicitando qual versão de qual programa vc quer deixar no sistema, dependendo dos repositórios). O que me agradou no openSUSE foi o desktop do gnome, é bem diferente do que vinha no Ubuntu (to falando até a versão 11.4, dpois foi adotado o gnome-shell).

Enfim, a única vantagem é que vc conhece os outros sistemas, e vê que tem muita coisa parecida (mesmo conceitos). Fiquei um bom tempo no Arch Linux, depois quando voltei para o Ubuntu, achei as coisas tão mais fáceis. Conceito de repositórios, gerenciador de pacotes, arquivos de inicialização e configurações do sistema, o terminal, enfim, tudo ficou + natural pra mim, esse foi um ponto bom de ter mexido no Arch, por exemplo. A primeira vez que mexi no openSUSE, achei tudo meio confuso, desde o Yast até os repositórios do sistema. Mas dpois que voltei do Arch e do Ubuntu (instalei faz pouco tempo, em um sábado), achei as coisas muito mais fáceis.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

alevian

Já tive micro com uma só distribuição - no caso, era Mandriva. Fiquei mais de dois anos e não senti a mínima falta do Ruindow$.

Para mim, era um "grande desafio" botar dois sistemas em uma máquina.

Tanto que cheguei a botar um segundo HD, para "brincar".

Tenho esse desktop até hoje, com Mandriva, Ubuntu e Debian (sem Ruindow$).

Mas quando fui comprar o note, optei por um que tivesse o outro $i$tema.

E não me arrependo.
É que vez ou outra, uma questão simples, que precisa ser resolvida com urgência, vai onde tá "tudo pronto".

Por exemplo. Na escola onde leciono, há alguns modelos de projetores.
Nem sempre no Ubuntu vai de primeira.

Fora isso, não uso o Ruindow$ para absolutamente NADA.
Nem sei quantas semanas faz que não dou um boot pelo janelas.

Quem sabe, agora, nas férias, só pra atualizar...:-)...
Linux User 586375

thiagowfx

Citação de: Sergio Benjamim online 13 de Julho de 2012, 22:16
O Libre foi um fork do Open (fork é uma ramificação, separação)

Agora entendi, estou me lembrando do MATE desktop (que é fork do Gnome 2).

Só usei o LibreOffice e estou satisfeito (writer e calc excelentes; o presentation é um pouco mais enrolado mas quebra o galho; e o suporte a fórmulas matemáticas é bastante bom).

Citação de: Sergio Benjamim online 13 de Julho de 2012, 22:16

Vantagem? Eu apenas tenho por ter prazer em conhecer qualquer distro Linux. E conforme vc vai aprendendo, vc vai notando que cada uma tem sua peculiaridade. [...]
Enfim, a única vantagem é que vc conhece os outros sistemas, e vê que tem muita coisa parecida (mesmos conceitos). [...]

Entendi, eu também quero testar outras distros (e quem sabe virar entusiasta e ter prazer também), ainda estou pensando se crio uma partição ou se instalo como máquina virtual. É legal descobrir conceitos novos e diferenças entre as distros, explorar algo novo. Essas três que você mencionou são as quais eu mais ouço bem (que parecem ter a melhor reputação): mint, suse e arch. Acho que vou testar o openSUSE primeiro.

Obrigado pelas respostas!

selvaking

Citação de: Sergio Benjamim online 13 de Julho de 2012, 21:55
Não acho hipocrisia, tem coisa que não tem jeito, só roda no Windows, e aí, vou ficar a ver navios? Mas também não fico acessando o Virtual Box para ficar entrando na internet pelo internet explorer, só pq o sistema do Ubuntu é diferente. Entendeu onde quis chegar? A pessoa não evolui com Dual Boot, nem com máquina virtual. Não é meu caso, uso todo programas possíveis do sistema.

Discordo! Dual boot e VM é essencial para a migração. Este usuário que usaria o Virtualbox pra entrar na internet com a bos.ta do IE deve ser louco. Acho que quem usa o Windows e prima por segurança já abandonou o IE a séculos.

Olha como tá os navegadores no stat counter
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

clodoaldops

-pq alguem que usa linux tem que se livrar do windows?
-onde está a "tal liberdade"?

ionabi

Esqueci de mencionar um motivo maior e incontornável para quem tem iDevice: iTunes...

Jonas

Tux Ubuntu

Citação de: ionabi online 14 de Julho de 2012, 20:17
Esqueci de mencionar um motivo maior e incontornável para quem tem iDevice: iTunes...

Jonas

Eu odeio esses softwares da Apple para Janelas. Eu odeio o Safari, o iTunes e o Quick Time.

Sergio Benjamim

Citação de: ionabi online 14 de Julho de 2012, 20:17

Jonas

Por isso não compro mais produto da Apple. Vc só percebe que não tem liberdade quando tá no Linux.

Sergio Benjamim

Citação de: clodoaldops online 14 de Julho de 2012, 17:10
-pq alguem que usa linux tem que se livrar do windows?
-onde está a "tal liberdade"?

Criei este post para saber o motivo da pessoa ainda depender do windows em Dual Boot, não to recriminando ninguem... eita povo estressado desse site viu  :o

Alias, se os administradores quiserem jogar este post na quarentena, fiquem à vontade, pq tem um post parecido com esse. Por favor, parem de postar aqui! rsrs  ;)

raidicar

O dual boot, quando não é usado por gosto, é por necessidade.
Minha mulher pode não ser a mais bonita, nem a mais inteligente, nem a mais rica, mas eu não troco.

O linux não oferece todos os recursos com as mesmas qualidades existentes no Windows.
O Windows não oferece todos os recursos com as mesmas qualidades existentes no Linux.
Quem afirma o contrário, não é realista, é apenas entusiasta.
Quem não puder deixar uma ou outra coisa pra traz, ou se adaptar a uma ou outra coisa, virtualiza ou usa o dual boot.

Não uso dual boot, virtualizo. Motivos:
Windows 7 e XP, virtualizo para ter:
1 - photoshop.
2 - visual studio 2010.
3 - vba (office 2010 da piratasoft).
Quando preciso de memória, uso XP, quando não, Windows 7.

Windows 2000/2003/2008, Red Hat 32 e 64 bits e Slack, virtualizo para testes.
Preciso do Ad, Isa, Exchange...
Administro redes mistas.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.