Por que Dual Boot?

Iniciado por Sergio Benjamim, 13 de Julho de 2012, 00:14

tópico anterior - próximo tópico

Sergio Benjamim

Tenho visto no fórum um pessoal que utiliza o Ubuntu em Dual Boot com o rWindows, por vezes por anos a fio. Será que é tão difícil manter somente o Ubuntu na máquina?

Acho o Ubuntu (e várias distros para dizer a verdade) um sistema bastante completo. E olha que faço engenharia elétrica, o povo das exatas sabe o que quero dizer: tem muito software que só roda no janelas, como Autocad, PSpice e tantos outros. Mas mesmo assim consigo me virar bem, precisei do janelas algumas poucas vezes para rodar o PSpice, e só, posso dizer que 99,9% do meu tempo na frente do notebook, fico em alguma distro de Linux, ultimamente muito no Ubuntu.

Suíte de escritório? LibreOffice resolve todos meus problemas, estou fazendo todos meus relatórios da facu com ele. E diga-se de passagem que o LibreOffice está ficando cada vez melhor. Matlab? Consigo me virar bem com GNU Octave (e + alguns toolbox) e Scilab, os 2 são verdadeiros substitutos para o Matlab e Simulink, respectivamente (e ainda tem o Maxima). IDE para desenvolver C, Java e linguagem matemática? Uso o Geany, mas sei que tem tantos outras IDE ou editores de texto muito bons que resolvem o problema. Software de simulação eletrônica? Tá bom, isso tenho q confessar que é meio fraquinho no Linux (tem o Geda, Gnucap, GtkWave, Ngspice e PCB, que não entendi ainda bem até hoje como todos interagem, é confuso... cada programa faz uma coisa, preciso me interar do assunto ainda), mas consigo rodar o ISIS/ARES do Proteus no Wine. E para quem gosta de microcontroladores, tem o Arduino e o MPLabX, para ATmega e família PIC respectivamente, sendo que Arduino tem na Central de programas, e o MPLabX usa o Netbeans como base, portanto é nativo para Linux.

Jogos? Gosto muito de vídeo games das antigas, então os 8 emuladores instalados no meu Precise dão conta. E também tem tantos outros jogos na Central de Programas como SuperTux 2, Hedgwars e até Doom.

Enfim, tudo q eu preciso tem para o Ubuntu:

navegadores --------------------------------------------- Firefox e Chromium
cliente de email ----------------------------------------- Thunderbird
agregadores de notícia (feeds) ---------------------- Liferea
leitor de pdf ---------------------------------------------- Evince
player de música --------------------------------------- Rhythmbox
midia players que rodam praticamente tudo ---- Totem e Smplayer (só não rodam Blu-Ray, me corrijam se estiver errado)
mensageiros instantâneos --------------------------- Empathy e Pidgin (que são multiprotocolo, consigo acessar desde msn até o chat do facebook por eles)
vídeo conferência -------------------------------------- Skype (alguém aí conseguiu utilizar o Ekiga?)
editores de imagem ------------------------------------ Gimp e Inkscape

Tenho instalado o Wine, para rodar o dicionário da Cambridge e o Proteus da Labcenter, e na pior das hipóteses Windows no Virtual Box, que não uso.

Não sei se é medo de migrar totalmente ou se é questão de facilidade de se manter o Windows lado à lado do Ubuntu. Minha namorada também é como eu, não tem Windows na máquina dela, somente na VirtualBox, mas ela também quase não usa, porque para as tarefas do cotidiano o Ubuntu dá de 10.

Expliquei um pouco o meu uso do computador para todos, para vcs terem uma ideia do porquê de eu não utilizar Dual Boot. Gostaria de saber dos colegas do fórum o porquê de se utilizar Dual Boot, qual é a situação específica que faz com que vcs utilizem este recurso? Jogos? Softwares da área de engenharia ou design? Irmão ou parente chato que é avesso à mudanças?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

eliseu_carvalho

Tem gente que usa triboot, tetraboot, pentaboot... Às vezes apenas por ser entusiasta de vários sistemas operacionais.
Eu sou do time que prefere ter apenas um sistema operacional na máquina.

Sergio Benjamim

Citação de: eliseu_carvalho online 13 de Julho de 2012, 00:34
Tem gente que usa triboot, tetraboot, pentaboot... Às vezes apenas por ser entusiasta de vários sistemas operacionais.

Hehe, eu sou um desses... mas tenho só distro Linux aqui. Atualmente tenho além do Ubuntu 12.04, o 10.04, Linux MInt, openSUSE 11.4. Já tive o Arch LInux, mas deu pau no meu HD e perdi ele... assim que tiver tempo, instalarei ele de novo. Há muito tempo tinha o Slackware, mas tem que ser muito macho pra mexer nakele trem, rsrs. Já passei por Mandriva também.

Não sou contra Dual, Tri ou Tetra Boot, mas só acho estranho a pessoa ficar com Windows na máquina, sendo que tem um sistema fantástico logo do lado. Parece que a pessoa não evoluí, pq qualquer problema que aparecer no Linux, a pessoa corre para o Windows. Fiquei acho q 3 meses com Windows em dual boot, mas chegou um momento que nem tava usando ele direito, só ocupava espaço no HD (e quanto espaço!!!), peguei as coisas no Ubuntu mto fácil, questão de 1 ou 2 meses. Fiquei meio receoso de tirar, mas pensei: "se tirar, aprendo Linux na marra", e não teve outra, não me arrependi até hoje.

Sergio Benjamim

Puts, agora que vi que tinha um tópico parecido com o q vinha me perguntando

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1816.0.html

Os administradores, sintam-se livres para excluir este meu post.

Tux Ubuntu

Citação de: Sergio Benjamim online 13 de Julho de 2012, 00:47
Citação de: eliseu_carvalho online 13 de Julho de 2012, 00:34

Hehe, eu sou um desses... mas tenho só distro Linux aqui. Atualmente tenho além do Ubuntu 12.04, o 10.04, Linux MInt, openSUSE 11.4. Já tive o Arch LInux, mas deu pau no meu HD e perdi ele... assim que tiver tempo, instalarei ele de novo. Há muito tempo tinha o Slackware, mas tem que ser muito macho pra mexer nakele trem, rsrs. Já passei por Mandriva também.

Não sou contra Dual, Tri ou Tetra Boot, mas só acho estranho a pessoa ficar com Windows na máquina, sendo que tem um sistema fantástico logo do lado. Parece que a pessoa não evoluí, pq qualquer problema que aparecer no Linux, a pessoa corre para o Windows. Fiquei acho q 3 meses com Windows em dual boot, mas chegou um momento que nem tava usando ele direito, só ocupava espaço no HD (e quanto espaço!!!), peguei as coisas no Ubuntu mto fácil, questão de 1 ou 2 meses. Fiquei meio receoso de tirar, mas pensei: "se tirar, aprendo Linux na marra", e não teve outra, não me arrependi até hoje.

Eu só uso o Ubuntu e o Wine. Estou de saco cheio do Ruwindows. Precisa de antivírus, de anti-spyware, firewall, anti-adware, anti-malware, anti-trojan, anti-keylogger, atualizações do Ruwindows, versões antigas que param de funcionar, programas Shareware que só funcionam por 10 dias, etc, etc, etc. O pessoal do fórum não quer que eu diga isso, mas eu não uso mais o Ruwindows porque é ruim. Antigamente não havia opção, mas hoje existe o Ubuntu e outras versões interessantes do Linux, disponíveis gratuitamente na internet.

Na verdade, eu já usava o BrOffice no meu Ruwindows. Depois usei o OpenOffice ao lado do LibreOffice. Eu até tinha a última versão do Office da Microsoft, mas gostava mais do BrOffice. Eu sempre preferi Software Livre, mesmo utilizando o Janelas. Eu jogava Assault Cube e Open Arena no Janelas. Eu utilizava o Inkscape junto com o Paint.NET e outros softwares gratuitos para fazer desenhos. Cheguei a conhecer o Open Office 4 Kids, que também é interessante. Conheci o Speed Crunch, o Google Earth, o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Mozilla Sunbird (uma agenda muito bacana, pena não existir mais), entre outros softwares gratuitos. Comecei a testar o Ubuntu aos poucos, no início como Dual Boot. Testei o BigLinux, gostei, mas percebi que o Ubuntu original era melhor. Como faço Física, a enorme quantidade de ferramentas gratuitas no Ubuntu agradou bastante. Por fim, fiquei encantado com os joguinhos do Tux.

Eu nunca mais volto a instalar o Ruwindows na minha máquina. Até para comprar Notebook é mais barato. Ruwindows pra mim é nunca mais.

Adriano R.N.

Isso é muito relativo.
Sempre tem algum driver e alguma coisa que não funciona bem no gnu/linux.
Estou com netbook em que o ubuntu funciona quase 100%, porém a saída hdmi não manda o áudio, em casa isso não é problema pois posso usar a saída dos fones, mas... na TV da escola (onde mais uso a máquina) essa opção não funciona em conjunto com hdmi, para usar o ubuntu tenho que usar a saída gva, mas a qualidade da imagem e do áudio caem bastante.
Note que o janelas é usado apenas para passar filme/apresentações aos meus alunos.
Em casa é com a saída s-vídeo que a coisa complica. Até o 10.04 o driver livre funcionava numa boa, depois dessa versão, a imagem fica muito estranha. Neste caso é mais fácil, afinal é só manter a versão antiga e partilhar a /home.
Outro problema que tenho é ao usar ocr no gnu/linux, minha multifuncional é uma hp, mas o ocr só no xp, resultado... o janelas numa máquina virtual para usar apenas 1 recurso.
Li que o kernel 3.5.x o hdmi tem recebido melhorias, espero que passe a funcionar o áudio, mesmo sendo uma licença original, hoje o janelas está consumindo importantes 25gb do meu hd.
Em relação aos aplicativos, para meu uso não sinto falta de nenhum específico do janelas.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

garfo

Você ainda usa Windows no virtualbox e wine?  :D

Eu sou mais extremista ainda, só uso ubuntu (com joliOS e PC-bsd no virtualbox), só ubuntu no HD. Nada de wine ou windows numa máquina virtual (que na minha opinião é a mesma coisa que usar Windows em dual-boot, ou seja, é meio hipocrisia achar ruim o uso do dual-boot, mas usar wine e windows em máquina virtual...).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Tux Ubuntu

Citação de: Adriano R.N. online 13 de Julho de 2012, 12:47
Outro problema que tenho é ao usar ocr no gnu/linux, minha multifuncional é uma hp, mas o ocr só no xp, resultado... o janelas numa máquina virtual para usar apenas 1 recurso.

Estou com um problema semelhante. Minha multifuncional HP funcionava normalmente no Ubuntu. De repente parou de funcionar. O que é OCR?

Tux Ubuntu

Citação de: garfo online 13 de Julho de 2012, 13:21

Eu sou mais extremista ainda, só uso ubuntu (com joliOS e PC-bsd no virtualbox), só ubuntu no HD. Nada de wine ou windows numa máquina virtual (que na minha opinião é a mesma coisa que usar Windows em dual-boot, ou seja, é meio hipocrisia achar ruim o uso do dual-boot, mas usar wine e windows em máquina virtual...).

Garfo: Eu acho horrível o Virtualbox. E eu uso o Wine para rodar programas simples, muito simples. A maioria dos programas não funcionam corretamente no Wine, só os mais simples. Não é hipocrisia usar Wine. Hipocrisia é rodar Software Livre no Windows e dizer que o Linux é ruim. Hipocrisia é instalar o Ubuntu junto com o Janelas Pirata (Dual Boot) e só usar o Janelas. E agora vai virar moda: Ubuntu só para jogos... Hipocrisia é dizer que o Linux é ruim e que o Android é excelente.

Eu uso Wine e não é a mesma coisa de Dual Boot. E eu não uso nenhuma máquina virtual no meu Ubuntu.

garfo

Citação de: Tux Ubuntu online 13 de Julho de 2012, 13:34

Garfo: Eu acho horrível o Virtualbox. E eu uso o Wine para rodar programas simples, muito simples. A maioria dos programas não funcionam corretamente no Wine, só os mais simples. Não é hipocrisia usar Wine. Hipocrisia é rodar Software Livre no Windows e dizer que o Linux é ruim. Hipocrisia é instalar o Ubuntu junto com o Janelas Pirata (Dual Boot) e só usar o Janelas. E agora vai virar moda: Ubuntu só para jogos... Hipocrisia é dizer que o Linux é ruim e que o Android é excelente.

Eu uso Wine e não é a mesma coisa de Dual Boot. E eu não uso nenhuma máquina virtual no meu Ubuntu.

Usar programas de Windows no wine não seria uma forma de dependência (mesmo que bem pequena) do Windows? Porque ao invés de sair *completamente* do Windows e *só usar* linux (e programas pra linux), o usuário ainda usa programas do Windows no linux, entende? Na minha opinião (veja bem: na minha opinião) usar wine é um modo de defavorecer o linux em si, e continuar a prestar favores ao Windows. Deveriamos nós, usuários de linux, sair completamente desse mundo "Windows", e isso inclui parar de vez de usar programas do Windows, mesmo que seja no wine.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Adriano R.N.

OCR é quando você digitaliza um texto em formato texto. Muito útil para meu trabalho.

Calma aí camaradas, cada um usa o que quer e como quer. Até porque na maioria das vezes, compramos computador que vem com o janelas, já que pagamos por ele e é possível fazer certas coisas nele que não dá para fazer no gnu/linux, não há mal em usá-lo.

Se podemos aproveitar o melhor dos dois mundos, então... aproveitemos.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

ionabi

Olá amigos,

o que sinto mais falta no Linux (e que ainda me prende ao Windows em uma máquina e Ubuntu em outra) são programas de Bíblia. Como sou tradutor e também escrevo na área de teologia/material de estudo bíblico, dependo de softwares como Logos, E-sword, The Word, etc. O primeiro é pago e o terceiro roda (feio) via Wine. O segundo não rola, por mais que já tenham tentado.

Também sinto falta de algumas coisas do MS Word (como aquele recurso de corrigir automaticamente palavras terminadas com ção, quando escrevemos cao, por exemplo). Uso o Word junto com o Libreoffice Writer (que realmente está evoluindo muito, e já vai bater o MS Word). Também acho que o Impress fica muito atrás do Powerpoint.

OK, dá pra usar via máquina virtual, mas não gosto de VM. Não é a mesma coisa. Assim que fizerem um programa de Bíblia que importe com facilidade as bibliotecas "sword" (ou que saia Logos, BibleWorks, Accordance para Linux, o que acho difícil), migro de vez.

Abraço

Jonas

thiagowfx

Achei a discussão boa, vou dizer algumas preferências minhas e ressaltar alguns pontos.

navegadores --------------------------------------------- Firefox (cheio de complementos e favoritos) e Opera (para algo mais rápido e prático)
leitor de pdf ---------------------------------------------- Okular; evince eventualmente (mas acho o PDF X-Change bastante bom)
player de música --------------------------------------- Amarok
midia players que rodam praticamente tudo ---- VLC (O BSPlayer do Windows é muito bom também)
mensageiros instantâneos multiprotocolo ------- Pidgin e Kopete
vídeoconferência --------------------------------------- Skype (que agora não é mais beta!)
editores de imagem ----------------------------------- GIMP e Inkscape + Gwenview / KolourPaint para coisas simples

Perguntas:
1) Há grande diferença entre o LibreOffice e o Br/Open Office??
2) Há alguma vantagem em ter várias distros de Linux em dual/tri boot? Não estou falando de Ubuntu com desktop de KDE e XFCE, estou falando de coisas como Ubuntu + Mint + openSUSE, coisas assim. A princípio me contento com Ubuntu, mas vai que é útil ter várias  ;D

O Ubuntu é o meu sistema principal e fico extremamente satisfeito com ele (na verdade eu gosto mais do Kubuntu, mas em termos de SO dá no mesmo).
Mas ainda sim tenho o Windows 7 em dual boot. Já pensei em desinstalar, mas não vale a pena, na minha opinião. Alguns motivos:

1) Jogos! Por mais que o Linux tenha alguns nativos e rode uns outros através do Wine, a experiência nunca é a mesma se você joga no Windows. Os jogos foram feitos para lá, então é lá que eles rodam 100%.
2) Programas comerciais "grandes". Alguns exemplos clássicos: CorelDRAW, AutoCAD, MultiSim (circuitos eletrônicos), Sony VegasPro / Adobe Premiere. São programas que eu apenas utilizo de vez em quando, é claro, mas quando há a necessidade é difícil desenvolver algo no Linux. Inkscape, por exemplo, quebra o galho mas ainda falta bastante para ser tão bom quanto o CorelDRAW.
3) .exe's em geral! 90%+ do mundo é Windows, seja isso bom ou não é a realidade; não dá para usar o Linux e fingir que o Windows não existe. Sempre tem que estar por dentro das novidades do Windows, pelo menos se você trabalha com TI. Acho válido ter o sistema lá para fuçar algo nele uma vez por mês ou algo assim. Note que isso pode ser substituído por máquina virtual, é claro.

Apesar desses 3 motivos básicos e mais imediatos, é claro que é possível largar o Windows por 1 ano+ (digamos) e eu não vou morrer por isso. Mas algumas tarefas terão uma solução mais complicada ou trabalhosa, é uma questão de paciência e de gosto.

Também vale dizer que muitos softwares para Windows são excelentes (e freeware -- ok, não são todos open source) ou pelo menos bons, e sempre bate a "saudade" de usá-los. Alguns exemplos do meu caso: BSPlayer (não conheço um player para linux que baixe legendas automaticamente de forma tão eficiente), PDF X-Change, Ares Galaxy.

Vamos continuar discutindo  ;)

selvaking

Citação de: Sergio Benjamim online 13 de Julho de 2012, 00:14
Expliquei um pouco o meu uso do computador para todos, para vcs terem uma ideia do porquê de eu não utilizar Dual Boot. Gostaria de saber dos colegas do fórum o porquê de se utilizar Dual Boot, qual é a situação específica que faz com que vcs utilizem este recurso? Jogos? Softwares da área de engenharia ou design? Irmão ou parente chato que é avesso à mudanças?

O dual boot é recomendado numa migração. Fizemos isto na empresa em que trabalho. Caso vc não consiga fazer aquele relatório ou apresentação e/ou etc num ambiente novo, vc pode voltar ao ambiente que estava acostumado e entregar o seu trabalho em tempo hábil.

Isto faz o usuário experimentar novos mundos até em casa.

Quando ele fica fissurado neste novo mundo. Começa a testar várias distros procurando uma que seja perfeita para ele.

Quando torra o saco navegar neste monte de instalações e vemos que o Windows só serve pra criatório de vírus. Instalamos uma distro que nos dê segurança. Alguns, como eu, deixa o Windows instalado numa jaula (virtualbox) para eventuais necessidades.

Estes são passos comuns na maioria dos usuários que largaram o janelas.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Sergio Benjamim

Citação de: garfo online 13 de Julho de 2012, 13:21

Não acho hipocrisia, tem coisa que não tem jeito, só roda no Windows, e aí, vou ficar a ver navios? Mas também não fico acessando o Virtual Box para ficar entrando na internet pelo internet explorer, só pq o sistema do Ubuntu é diferente. Entendeu onde quis chegar? A pessoa não evolui com Dual Boot, nem com máquina virtual. Não é meu caso, uso todo programas possíveis do sistema.