instalacao ubuntu 10.10

Iniciado por Rodrigo_10, 03 de Julho de 2012, 20:29

tópico anterior - próximo tópico

Rodrigo_10

fala pessoal, instalei o ubuntu pra um colega aqui, o problema é que eu coloquei em dual boot com Windows 7, e após iniciar o computador inicia direto no ubuntu e não mostra a tela de boot com as opcões. Queria saber como resolver esse problema para aparecer os sistemas no dual boot, haviam duas partições do windows e agora há três partições quando coloco pra ver, ou seja nenhum dado foi perdido e nao sei porque nao aparece o windows para escolher ele como sistema de boot e inicia direto do ubuntu.

quando eu dou o seguinte comando no terminal "sudo fdisk -l" aparece isso:
CitarDisco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x00042119

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1          13      102400   82  Linux swap / Solaris
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda2              13        6375    51097600    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3            6375       33903   221120512    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4           33903       60802   216062977    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
Partition 4 does not start on physical sector boundary.
/dev/sda5           33903       60802   216062976   83  Linux

ouvi coisas relacionadas a grub e grub2 porém não sei como resolver isso, alguém pode notar algum tipo de erro??? sabem resolver??? por favor rapido, desculpem os erros ortograficos, é q estou apressado

Tota

Ola

Vejo alguns erros aí:

1) Voce deixou como bootável a sda1 ou seja sua partição de swap.

2) Não existe outra partição marcada como boot, logo fica mais dificil ao Windows iniciar.

O mais correto é usar o live cd do Ubuntu (pacote gparted ou gerenciador de partições) e marcar como boot a sda2 que deve ser a de boot do windows.

iniciar com um cd do windows, refazer a mbr e a seguir passar um scandisk (chkdsk /R ) por duas vezes nas tres partições Windows.

Depois quando o windows estiver iniciando a contento, usar o cd do Ubuntu e reinstalar o Grub, ou utilizar o supergrub disk para isto => http://www.supergrubdisk.org/

Citação de: Rodrigo_10 online 03 de Julho de 2012, 20:29
por favor rapido, desculpem os erros ortograficos, é q estou apressado

Isto vai ser difícil. Prepare a noite toda para isto, pois sem conhecimentos tudo é mais dificil, e só o check disk do windows deve demorar umas quatro horas.

Enquanto grava o cd do supergrub disk, aproveite e faça muito café e compre alguns refrigerantes.  ;D ;D ;D ;D ;D ;D   ( não leve a mal a brincadeira, ok? )

[]'s  e boa sorte

Rodrigo_10

e não tem como formatar as partições do linux e deixar só windows? como faço?

e pra mudar o dispositivo de boot pra sda2, como faço isso, não entendi?

Tota

Ola

Para deixar só o windows, entre com o cd rom do windows, refaça a mbr e depois pelo proprio gerenciador de discos do windows formate as partições Linux e mova o espaço não alocado ou mescle as partições já existentes.

Faça back up dos dados, mover partições pode levar a perda de dados

Passe um chkdsk /R por duas vezes para procurar por erros nos discos windows.

Para marcar a partição como boot abra o gparted dentro do live cd (escolha experimentar o Ubuntu) e selecione a sda2, nas opções marque como "de boot", depois siga as instruções já dadas.

[]'s

Rodrigo_10

Eu vi nas opções de flag quando cliquei na partição que queria deixar para fazer boot, tinha várias opções, eu marquei a que o windows está instalado mais continua iniciando o ubuntu sempre, eu queria saber pq nao inicia direto no windows.