Boot direto no hd, sem CDlive ou Pendrive. Ubuntu 12.04 Lts

Iniciado por Francoorp, 20 de Junho de 2012, 21:29

tópico anterior - próximo tópico

Francoorp

Olá a todos, sendo iniciante comecei seguindo os sete passos no topico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,8212.0.html onde infelizmente notei que varios links da postagem estão fora do ar... depois pesquisei no forum sobre Boot e encontrei muita coisa, algumas até parecidas ao meu problema mas nada de especifico como o que tenho... usei as palavras Boot, inicialização, Boot direto, etc e nada.

Peço ajuda nesse problema ao colegas...

Antes de mais nada quero dizer que não sei como entrar no "Terminal", sei entrar na Grub 1.99 que verifiquei e sim, tenho ela instalada no hd, e não em Pendrive ou HD diferente (já conferi deixando fora o CDlive do leitor, e a Grub abre e pode ser editada) mas no colocar codigos não sei minimamente o que fazer!

O que tenho com certeza no sistema:

-Processador Intel Core i7, digo isto por que vi alguns casos de problema com os Processadores em alguns topicos aqui do forum.

-Ubuntu 12.04 LTS instalado de fato (já verificado com o Windons7) em partição de HD externo com 3 partições padrão, uma Raiz, uma home e uma Swap. com total complexivo de 300GB.

-A Bios funciona perfeitamente sempre pedindo confirmação sobre qual Sistema Operacional abrir, Windons 7 ou Ubuntu.

-A incialização automatica sem abrir a Grub corre direto contando sempre os 3 segundos de lei... e se apertar ESC a Grub se abre normalmente, sem nenhum problema, e todas as configurações aqui são padrão!

-O Boot com o CDlive funciona normalmente, a tela cor violeta abre e fica contando o processamento normalmente com os pontinhos abaixo da logo do Ubuntu...

-Com o CDlive no leitor tudo procede como prometido, e tudo funciona...

O que tenho de problema, que deve ser uma coisa corriqueira por aqui...  é que o problema começa se faço tudo isso novamente e  normalmente, reiniciando o PC, escolhendo o S.O. e deixando correr no automantico... MAS SEM O CDLIVE NO LEITOR ACONTECE UM ERRO!!!

Este erro acontece depois de reiniciado o computador, depois da Bios ter girado normalmente ou da tela de leitura do Boot automantico (que vai Normalmente com seus 3 segundos) o programa começa a iniciar como se o CDlive estivesse no leitor, e depois da tela violeta estar aberta, depois de ter carregado por um tempo com os pontinhos abaixo da logo, ele dá erro e abre uma tela preta com uns comandos que eu não conheço e fica com um cursor piscando esperando um comando como no MS-DOS...

O que devo fazer????? Não é possivel fazer um Boot sem o CDlive ou um Pendrive?? Preciso de todos dois liberos por conta do trabalho que faço, me servem o Leitor CD/DVD pra gravar discos e o Pendrive pra carregar no bolso e apresentar os projetos pros clientes, e tudo isso com o Ubuntu Girando... tem como fazer um Boot direto do programa Ubuntu instalado no HD, como o Windows faz??

Obrigado e peço desculpas se já exisitir um topico como esse mas eu não encontrei pesquisando!

Valeu!

selvaking

Citação de: Francoorp online 20 de Junho de 2012, 21:29
Antes de mais nada quero dizer que não sei como entrar no "Terminal", sei entrar na Grub 1.99 que verifiquei e sim, tenho ela instalada no hd, e não em Pendrive ou HD diferente (já conferi deixando fora o CDlive do leitor, e a Grub abre e pode ser editada) mas no colocar codigos não sei minimamente o que fazer!
Se vc não tem idéia de como usar a linha de comando fica mais complicado mas não impossível.

-Ubuntu 12.04 LTS instalado de fato (já verificado com o Windons7) em partição de HD externo com 3 partições padrão, uma Raiz, uma home e uma Swap. com total complexivo de 300GB.
Se vc instalou o Ubuntu em um HD externo, acredito que seja um dispositivo USB, seria recomendável que vc instalasse o grub nele e selecionasse ele na hora do boot pelo menu da BIOS. Não instale ele no seu HD interno, pois quando vc retirar o externo ele vai apresentar erro.

-A Bios funciona perfeitamente sempre pedindo confirmação sobre qual Sistema Operacional abrir, Windons 7 ou Ubuntu.
Na BIOS vc seleciona qual dispositivo de boot iniciar. Se aparece o menu dos sistemas operacionais é pq a BIOS já carregou o MBR do 1º dispositivo de boot, encontrou o GRUB e mostrou o menu dos sistemas operacionais.

-A incialização automatica sem abrir a Grub corre direto contando sempre os 3 segundos de lei... e se apertar ESC a Grub se abre normalmente, sem nenhum problema, e todas as configurações aqui são padrão!
Se retirando o CD e/ou pendrive vc não consegue iniciar o sistema é que tem alguma coisa fora do padrão.

-O Boot com o CDlive funciona normalmente, a tela cor violeta abre e fica contando o processamento normalmente com os pontinhos abaixo da logo do Ubuntu...

-Com o CDlive no leitor tudo procede como prometido, e tudo funciona...

O que tenho de problema, que deve ser uma coisa corriqueira por aqui...  é que o problema começa se faço tudo isso novamente e  normalmente, reiniciando o PC, escolhendo o S.O. e deixando correr no automantico... MAS SEM O CDLIVE NO LEITOR ACONTECE UM ERRO!!!

Este erro acontece depois de reiniciado o computador, depois da Bios ter girado normalmente ou da tela de leitura do Boot automantico (que vai Normalmente com seus 3 segundos) o programa começa a iniciar como se o CDlive estivesse no leitor, e depois da tela violeta estar aberta, depois de ter carregado por um tempo com os pontinhos abaixo da logo, ele dá erro e abre uma tela preta com uns comandos que eu não conheço e fica com um cursor piscando esperando um comando como no MS-DOS...
Seria interessante colocar aqui as informações que aparece na tela preta com uns comandos que vc não conhece? mesmo que copie na mão.

O que devo fazer????? Não é possivel fazer um Boot sem o CDlive ou um Pendrive?? Preciso de todos dois liberos por conta do trabalho que faço, me servem o Leitor CD/DVD pra gravar discos e o Pendrive pra carregar no bolso e apresentar os projetos pros clientes, e tudo isso com o Ubuntu Girando... tem como fazer um Boot direto do programa Ubuntu instalado no HD, como o Windows faz??
A primeira coisa a fazer e não ficar desesperado. HEheheheh! Com as informações corretas sobre o seu sistema é possível te indicar a melhor maneira de corrigi-lo.

A primeira coisa a fazer é saber como vc instalou ele? Vc instalou de um LIVECD? Aonde foi instalado?

Inicie seu sistema da forma que conseguir, abra um terminal e digite o seguinte código:
sudo fdisk -l
sudo blkid

Coloque a saída do comando aqui
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Francoorp

Obrigado pelo contato, e vamos la:

Citarseria recomendável que vc instalasse o grub nele e selecionasse ele na hora do boot pelo menu da BIOS

A Grub já está instalada nele, está tudo junto, quando eu dou 'ESC' no inicio da leitura do Ubuntu dentro daqueles 3 segundo, abre a Grub inteira, e se aperto o 'e' posso editar umas linhas que não sei o que são, e se aperto o 'c' abre-se uma linha de comando chamada GRUB>... já está instalada no dispositivo USB HD Externo junto com o programa inteiro do ubuntu.

CitarSe retirando o CD e/ou pendrive vc não consegue iniciar o sistema é que tem alguma coisa fora do padrão.

Exatamente, tem algo no boot que não está funcionando... me lembrei de uma coisa hoje, antes de tudo começar, depois que baixei o .ISO do Ubuntu, e passei ele pro CD com o Nero 11, ele pediu pra reiniciar o computador pra entrar de forma direta na tela de testes do Ubuntu, mas o sistema nunca reconhecia o disco, ai eu vi que o disco girando dentro do Windows tinha uma opção chamada "Auxilio boot do Disco Ubuntu", cliquei nessa opção e ai da outra vez que reiniciei ele abriu o Ubuntu em CDlive, e tudo foi tranquilo, formatei o disco HD externo, instalei do CDlive o Ubuntu e tudo estava direito... mas ao reiniciar dá sempre a mesma mensagem:

completing the ubuntu instalation
For more installation Boot Options press "ESC" now...0

Busy box v.1.18.5 (1:1.18.5 - 1ubuntu4 built-in shell ash)

Enter 'Help' for a list of built-in commands

(initramps)_

CitarA primeira coisa a fazer é saber como vc instalou ele? Vc instalou de um LIVECD? Aonde foi instalado?

Sim, instalei do CDlive e foi instalado na "/" Raiz...

CitarInicie seu sistema da forma que conseguir, abra um terminal e digite o seguinte código:

Abrir um terminal onde dentro do Ubuntu, onde estão estes comandos de terminal dentro do programa girando??

Vlaeu!

Richether

Citação de: Francoorp online 21 de Junho de 2012, 13:26

Abrir um terminal onde dentro do Ubuntu, onde estão estes comandos de terminal dentro do programa girando??

Vlaeu!
para abrir um terminal: Ctrl+Alt+T
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

selvaking

A Grub já está instalada nele, está tudo junto, quando eu dou 'ESC' no inicio da leitura do Ubuntu dentro daqueles 3 segundo, abre a Grub inteira, e se aperto o 'e' posso editar umas linhas que não sei o que são, e se aperto o 'c' abre-se uma linha de comando chamada GRUB>... já está instalada no dispositivo USB HD Externo junto com o programa inteiro do ubuntu.
O que acontece quando vc retira HD externo, pendrive e o Livecd? Seu Windows Inicia?

Exatamente, tem algo no boot que não está funcionando... me lembrei de uma coisa hoje, antes de tudo começar, depois que baixei o .ISO do Ubuntu, e passei ele pro CD com o Nero 11, ele pediu pra reiniciar o computador pra entrar de forma direta na tela de testes do Ubuntu, mas o sistema nunca reconhecia o disco, ai eu vi que o disco girando dentro do Windows tinha uma opção chamada "Auxilio boot do Disco Ubuntu", cliquei nessa opção e ai da outra vez que reiniciei ele abriu o Ubuntu em CDlive, e tudo foi tranquilo, formatei o disco HD externo, instalei do CDlive o Ubuntu e tudo estava direito... mas ao reiniciar dá sempre a mesma mensagem:

(initramps)_

Vc não sabia configurar pela BIOS pra iniciar pelo LIVECD? Vc já instalou sistemas operacionais antes? Vc já instalou mais de um SO no HD antes?
Pergunto isto pois a instalação de um SO não é algo trivial como a instalação de um programa no Windows. Instalar um sistema operacional já é complicado, imagine dois. E a dificuldade aumenta se tem uma unidade externa.

Linux User #323049

Francoorp

Citação de: Richether online 21 de Junho de 2012, 13:32

Vlaeu!
para abrir um terminal: Ctrl+Alt+T

Obrigado, vou ver se consigo abrir e inserir os comandos que recebi do colega.

Valeu!!

CitarO que acontece quando vc retira HD externo, pendrive e o Livecd? Seu Windows Inicia?

O windows inicia normalmente, e até mais rapido se não tenho o HD externo coligado. A Bios funciona perfeitamente, pergunta qual sistema operacional quero iniciar, na Bios está tudo bem!

CitarVc não sabia configurar pela BIOS pra iniciar pelo LIVECD? Vc já instalou sistemas operacionais antes? Vc já instalou mais de um SO no HD antes?

olha que em momento algum da configuração inicial pediu pra configurar pela Bios, a única coisa que pediu foi se queria instalar junto com o Windows.

já instalei Sistemas operacionais do Windows, o XP, 2000, Vista e 7... em HD externo já instalei o 2000... em servidores da Dell já instalei o Windows Server 2008 R2... e sempre foi tudo bem, nenhum problema como estou tendo aqui com o linux... agora em instalação de Linux eu não entendo nada e não sei onde está nada pra mexer, não conheço nenhum comando... enfim nada de nada!!

Por isso estou aqui, porque é complicado, não sei fazer, e algo não funcionou... e não entendi porque a dificuldade aumenta em uma unidade externa, muitos tem o lInux instalado em unidade externa... mas mesmo assim obrigado pela atenção e o problema está ai, e não sei como resolver !

valeu!

selvaking

Citação de: Francoorp online 21 de Junho de 2012, 20:09
CitarO que acontece quando vc retira HD externo, pendrive e o Livecd? Seu Windows Inicia?

O windows inicia normalmente, e até mais rapido se não tenho o HD externo coligado.
Beleza! Este teste foi só pra saber se vc tentando instalar o Ubuntu não havia danificado o boot do Windows.
Estamos com um colega no fórum que danificou o boot do windows instalando o ubuntu.

Citação de: Francoorp online 21 de Junho de 2012, 20:09A Bios funciona perfeitamente, pergunta qual sistema operacional quero iniciar, na Bios está tudo bem!
A BIOS não pergunta qual SO operacional vc deve inicializar. A BIOS pergunta qual dispositivo de boot vc quer inicializar.
É algo parecido com esta imagem.

Na imagem acima teclando F11 aparece o menu de dispositivos de boot.
Vc pode iniciar por um dispositivo diferente do dispositivo default.
Este menu pode aparecer numa tc diferente para sua BIOS, Pode ser a tc F8, F10, F12.
Neste menu vc pode escolher para iniciar temporariamente pelo CD/DVD, ou HD, ou pendrive, ou USB HD, ou USB CD/DVD
Se vc quiser algo permanente. vc deve entrar no SETUP e modificar a ordem dos dispositivos de boot.
A BIOS deve ficar configurada de preferência nesta ordem:
1. CDROM
2. USB HD (Seu HD externo)
3. HD
Algumas BIOS, refazem a ordem ao ser retirado o HD externo. É o caso da minha BIOS, então prefiro usar a tc F11 para escolher qual dispositivo inicializar. Não é sempre que inicio pelo HD externo.

No seu caso para fazer a instalação do Ubuntu seria preferível desabilitar o HD com o Windows na BIOS e deixar somente o CDROM e o HD externo.
Muitas das vezes mesmo desabilitando o HD na BIOS o kernel do linux detecta ele e reserva uma nomenclatura para ele(como por exemplo:"/dev/sda").
Se isto acontecer com vc seria melhor desconectar o cabo de força e o de dados do HD, tendo para isto de abrir o micro(Recomendo só se vc souber fazer isto, se nunca fez, nem tente)
Se não tiver como desconectar o HD e o kernel detectar ele, só teremos de tomar cuidado na hora que a instalação perguntar aonde vc deve instalar o GRUB. (Isto é muito importante).
Tente acha o menu de boot da BIOS.
Tente entrar no SETUP e procure a ordem de boot dos dispositivos.
Se vc encontrar isto volte aqui pra dá o OK!
Não comece a fazer instalação nenhuma, pode dá zebra!

CitarVc não sabia configurar pela BIOS pra iniciar pelo LIVECD? Vc já instalou sistemas operacionais antes? Vc já instalou mais de um SO no HD antes?
olha que em momento algum da configuração inicial pediu pra configurar pela Bios, a única coisa que pediu foi se queria instalar junto com o Windows.
Espero que neste ponto da explicação vc já tenha identificado que existe um menu da BIOS para inicializar dispositivos diferentes do dispositivo padrão.
E que para que ele apareça vc deve interagir com a máquina apertando uma das tc mencionadas anteriormente. (F8, F10, F11, F12)
POde ser até uma tc diferente dessas citadas. vc deve prestar atenção na mensagem da sua BIOS sobre como entrar no SETUP e como entrar no menu de boot.

já instalei Sistemas operacionais do Windows, o XP, 2000, Vista e 7... em HD externo já instalei o 2000... em servidores da Dell já instalei o Windows Server 2008 R2... e sempre foi tudo bem, nenhum problema como estou tendo aqui com o linux... agora em instalação de Linux eu não entendo nada e não sei onde está nada pra mexer, não conheço nenhum comando... enfim nada de nada!!

Por isso estou aqui, porque é complicado, não sei fazer, e algo não funcionou... e não entendi porque a dificuldade aumenta em uma unidade externa, muitos tem o lInux instalado em unidade externa... mas mesmo assim obrigado pela atenção e o problema está ai, e não sei como resolver !
Se esta é sua primeira vez em instalar o Linux, te asseguro que a sua configuração foge um pouco do padrão até pra sistemas Windows.

Linux User #323049

Francoorp

CitarA BIOS não pergunta qual SO operacional vc deve inicializar. A BIOS pergunta qual dispositivo de boot vc quer inicializar.

Agradeço a atenção e a vontade de ajudar um desconhecido, mas acho que não consegui explicar direito qual é o meu problema, o boot inicia tudo normal, mas não vai até o fim !

Olha que a BIOS manda direto pro dispositivo HD externo pra fazer o Boot, como deve ser, e o Boot começa com o LINUX no dispositivo, funciona de inicio, dá pra ver que foi pro lugar certo, mas depois trava sem ter o disco CDlive! Esse é o meu problema!

CitarNo seu caso para fazer a instalação do Ubuntu seria preferível desabilitar o HD com o Windows na BIOS e deixar somente o CDROM e o HD externo.

Não posso desabilitar o Windows, tenho o pacote ADOBE CS5 e CS6 pra trabalhar e desabilitar o HD interno não é uma opção!! O Ubuntu promete o funcionamento de todos os dois, e eu procuro exatamente isso!

Aquele codigo de erro do Linux diz que o erro está no codigo da GRUB e não no BOOT, certo?? Diz pra modificar o boot da GRUB, já que essa também tem um sistema de boot... mas na BIOS está tudo normal, e o Boot da Bios manda pro dispositivo certo.

Veja que neste codigo de erro abaixo temos que "Dando o ECS" configuramos o "Boot Options", mas chegando nesse ponto o boot da Bios já foi feito, e mandou para o dispositivo certo, chegando nesse código o Ubuntu até já foi inicado, mas não completando o boot do programa instalado no HD Externo... se entendi direito... pois essa opção ESC está no iniciamento do Ubuntu já instalado no dispositivo, e não na BIOS de inicialização do computador pra mandar pra dispositivos, sei disso porque já segui essa ordem quando apareceu o codigo de erro, e quando abre a opção de boot esse "ESC" manda pra GRUB e não pra BIOS, mas ali dentro da GRUB eu não sei o que devo modificar pra cancelar o variavel do CD como boot principal da GRUB dentro do programa Ubuntu já instalado no dispositivo, veja:

(initramps)_

CitarPOde ser até uma tc diferente dessas citadas. vc deve prestar atenção na mensagem da sua BIOS sobre como entrar no SETUP e como entrar no menu de boot.

No meu é F12 e foi a primeira coisa que abri quando deu problema, e está tudo normal, e prova disso é que o HD exerno começa sempre a funcionar e ligar suas luzes de processamento quando eu clico em "Ubuntu" nas opções de iniciação, depois de completada a leitura dos dispositivos do computador, onde as opções boot já foram lidas!

Valeu e espero encontrar uma solução, mas no Boot da Bios não é o problema, pois o dispositivo justo vem sempre aberto e iniciado como deve ser! O Erro parece estar na inicialização do Boot da GRUB e não da BIOS!

Valeu!

Faleny

ola a todos! , me registrei nesse forum só para poder ajudar nesse topico!

não sei se ainda buscam uma solução , mas eu encontrei a minha,

Existe um programado chamado WinSetupFromUSB_1-0-beta7.exe que coloca a instalação do windows, ou variantes linux no pendrive

ai eu descobri um truque (por mim mesmo, pois não achei lugar nenhum com a solução :-[ ) , com um adaptador para usar HD externo (que eu paguei 15 reais) eu liguei o HD no outro PC pela porta USB , ai o programa reconheceu ele como Pendrive, e eu coloquei a instalação nele , porem, tive de fazer  uma partição extra nele, para na hora da instalação eu escolhesse ela , (pois a primeira estava sendo usada)

outra opção seria dois HD's , enquanto um tem a instalação o outro vai ser usado para instalar , mas não sei se isso e coveniente ai para nosso amigo, de qualquer forma, funcionou e eu fiquei bem animado, agora quero aperfeiçoar esta ideia , e conto com todos

pois existem varios casos diferentes para instalar sem usar algum recurso raramente ausente

até mais ;)