Resolvido /media/sdb1 não é montada na inicialização

Iniciado por julianoazevedo, 20 de Junho de 2012, 07:45

tópico anterior - próximo tópico

julianoazevedo

Quando liguei o computador escolhendo o Ubuntu no Grub apareceu a seguinte mensagem
O disco para o drive /media/sdb1 não está pronto ainda ou não está presente
Continue aguardando ou pressione S para pular a montagem ou M para recuperação manual

Como resolver o problema?
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                                            /proc        proc  nodev,noexec,nosuid  0  0
# / was on /dev/sda7 during installation
UUID=5ae9fffe-c110-467d-987d-9f3ea1654f2d  /                ext4  errors=remount-ro    0  1
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=f5fb163e-5398-4756-975f-69afc6ee9ceb  none           swap  sw                         0  0
/dev/sdb1                                                        /media/sdb1  vfat  defaults             0  0

Linux, agora eu faço parte.

Tota

Ola

Apenas uma duvida, quem é sdb1?

Cartão de memória ou outro dispositivo?

Como está formatado em fat32 algum outro parametro poderia ser incluido no fstab como o parametro auto para se verificar.

Se o sistema suspeita que a unidade esteja fragmentada este sintoma é comum. O GNU/Linux não monta partições marcadas como "sujas"

Tenho um EeePc 701 e o sem graça insiste em fazer isto com cartão sdhc de 8 gigas que uso para guardar arquivos de documentos.

Tive que remover a entrada do fstab e montar manualmente sempre que uso a maquina. Isto acontece só com este meu cartão, com outros sempre funcionou, vai saber.... Algum defeito em meu cartão.

[]'s

clodoaldops

julianoazevedo

Só tenho um HD e este problema apareceu quando a minha esposa estava usando. Não sei quem é o sbd1. Quando pressionei S para continuar sem montar notei alteração no relógio do Ubuntu 12.04.

Tota

Ola

entre em seu fstab e comente com uma cerquilha "#" a entrada para o sdb1 para testar.

Original

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                                            /proc        proc  nodev,noexec,nosuid  0  0
UUID=5ae9fffe-c110-467d-987d-9f3ea1654f2d  /                ext4  errors=remount-ro    0  1
UUID=f5fb163e-5398-4756-975f-69afc6ee9ceb  none           swap  sw                         0  0
/dev/sdb1                                                        /media/sdb1  vfat  defaults             0  0

Modificado:

# /etc/fstab: static file system information.
#
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                                            /proc        proc  nodev,noexec,nosuid  0  0
UUID=5ae9fffe-c110-467d-987d-9f3ea1654f2d  /                ext4  errors=remount-ro    0  1
UUID=f5fb163e-5398-4756-975f-69afc6ee9ceb  none           swap  sw                         0  0
# /dev/sdb1                                                        /media/sdb1  vfat  defaults             0  0

para isto, entre em terminal e digite

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak

sudo gedit /etc/fstab

Salve e reinicie para ver.

Se algo der errado basta renomear a copia fstab.bak para fstab novamente.

[]'s

julianoazevedo

Caro Tota consegui resolver o problema. Valeu pelas dicas.