Problemas para logar devido a alteração de permissões de pastas

Iniciado por RenanSP, 20 de Junho de 2012, 19:58

tópico anterior - próximo tópico

RenanSP

Primeiro olá a todos e parabéns pela alta qualidade do fórum e pela boa vontade da comunidade Linux.
Há dois dias decidi entrar pro mundo Linux e estou tentando aprender o máximo possível do Ubuntu.
Sou muito curioso, estudei bastante, mexi em tudo que pude, inutilizei o sistema algumas vezes e depois consegui consertar todas.
Mas desta vez fiz uma burrada que não estou conseguindo resolver:

No momento da instalação do Ubuntu (12.04) pedi para criptografar minha pasta pessoal (já me arrependo).
Fiquei curioso pra ver até onde alguém conseguiria vasculhar meu HD (partição ex4) sem a senha.
Então peguei o Live CD do meu Ubuntu, bootei por ele, e vi que a criptografia só protegia as pastas /home/renan e /home/.ecryptfs (a segunda fica oculta por padrão).
Pois bem, aí tentei de todas as maneiras que pude entrar nessas pastas e ver o que impediria (pra fins puramente didáticos).
Eu alterei as permissões delas (chmod 755) e depois mudei seus donos (chown ubuntu) e grupos (chgrp ubuntu).
OBS.: Salvo engano, "ubuntu" é o usuário do Live CD.

Fiquei feliz, cheguei até os arquivos criptografados e comecei a desfazer todas as alterações.
Voltei as permissões para 744, mas não consigo voltar dono e grupo para "renan".

Resultado: Quando eu ligo o sistema ele segue normalmente até a tela de login. Quando eu digito minha senha no meu usuário renan o sistema aceita minha senha mas uma fração de segundo depois pisca uma tela preta com algumas informações que não dá tempo de ler e imediatamente volta pra tela de logon.
Ele deve ter agido assim porque percebeu que "ubuntu" não era o usuário correto: ele alterou os donos das pastas para "1000 - user # 1000" e seus grupos para "1000" (sem aspas).
_________

1) Senhores, alguma sugestão para mim?
2) Há alguma maneira de referir-me ao meu usuário renan não por seu nome mas por alguma ID no comando chown ?
3) Alguém que também tenha criptografado essas pastas poderia, por favor, confirmar pra mim se tanto a /home/renan quanto a /home/.ecryptfs são, por padrão, 744 (ou 755) ?

Desde já agradeço muito sua atenção.

RenanSP

Complementando: abaixo está uma o link de uma foto que bati da tela preta que aparece por um instante:

http://img822.imageshack.us/img822/5895/printsc.jpg

RenanSP

Olá novamente. Parece que resolvi o problema:
Alterei os donos e grupos das 2 pastas (e todas as em seus interiores) para 1000, que é tanto minha UID quanto GIU do meu usuário renan
(1000 deve ser padrão no Ubuntu, mas pode-se checar individualmente em /etc/passwd). Entradas pelo terminal do Live CD:

sudo chown -R 1000 /media/<disco-rígido>/home/renan
sudo chgrp -R 1000 /media/<disco-rígido>/home/renan
sudo chown -R 1000 /media/<disco-rígido>/home/.ecryptfs
sudo chgrp -R 1000 /media/<disco-rígido>/home/.ecryptfs

Acho que é isso mesmo.

Agora o sistema já loga em renan e nada mais dá problema. Mas resta uma dúvida:
Como essas pastas (e seus conteúdos) continuam com permissão 744 estou, por acaso, diminuindo a segurança de meu sistema? Deveria ser 700 ?

Obrigado desde já.