12.04 atualização normal para no meio

Iniciado por ManoelFilho, 15 de Junho de 2012, 02:00

tópico anterior - próximo tópico

ManoelFilho

Ola,
Estou usando o 12.04 desde abril, e tudo bem.
Hoje porém, executei o gerenciador de atualizações (que aparece no launcher), e estava indo tudo bem. Quando ele estavainstalando as atualizações, travou!
Quando eu tento executá-lo novamente, eu ganho :
"Nem todas as atualizações podem ser instaladas
Execute uma atualização parcial, para instalar as quantas atualizações forem possíveis.[/i][/u]"
Então opto por parcial, e ganho :
"Não foi possivel obter trava exclusiva."
Então tentei fazer o "apt-get update", então eu ganho:
"E: Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?"

Alguém pode me ajudar? Como faço pra sair desse enrosco?
Obrigado
Manoel

irtigor

Só pode ter 1 aplicativo mexendo (instalando/removendo) nos pacotes por vez. Certifique-se que é este o caso.

jkmsjq

Citação de: irtigor online 15 de Junho de 2012, 13:14
Só pode ter 1 aplicativo mexendo (instalando/removendo) nos pacotes por vez. Certifique-se que é este o caso.

Traduzindo: só pode ter ou o Synaptic ou o Terminal ou a Central de Programas do Ubuntu instalando ou removendo aplicativos do Ubuntu por vez, jamais dois ou mais ao mesmo tempo.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

ManoelFilho

OK. Entendi.
Mas (obs.: sou dinossauro em informática, mas completamente leigo em Linux) como eu faço para sair dessa? O que eu preciso fazer para parar um dos dois?
Por gentileza, me deem uma dica, um link, um toque,  meio assim "receita de bolo", que o titio jura que vai fazer direitinho.
Fora a brincadeira, agradeço
Manoel

irtigor

Clica no botão fechar se é um programa gráfico, ou ctrl+c se foi aberto no terminal (ou espera terminar o que você começou). Pelo terminal

sudo fuser -vki /var/lib/dpkg/lock && sudo dpkg --configure -a

jcao

Como o colega eu estava  realizando a atualização do 11.10 para o 12.04, utilizando o gerenciador de atualizações, com todos os programas fechados.
Ao iniciar a instalação das atualizações -- travou --.
Agora, ao dar boot o sistema entra no 11.10 mas fica rodando sem parar e não entra.
Como faço para recuperar o sistema?
É possível utilizar um pendrive para acessar os arquivos?
Tenho dual boot com o Windows 7.
Preciso, pelo menos, acessar os arquivos e o favorito do firefox.

jkmsjq

Citação de: jcao online 18 de Junho de 2012, 15:13
Como o colega eu estava  realizando a atualização do 11.10 para o 12.04, utilizando o gerenciador de atualizações, com todos os programas fechados.
Ao iniciar a instalação das atualizações -- travou --.
Agora, ao dar boot o sistema entra no 11.10 mas fica rodando sem parar e não entra.
É possível utilizar um pendrive para acessar os arquivos?
Tenho dual boot com o Windows 7.
Preciso, pelo menos, acessar os arquivos e o favorito do firefox.

Se a sua partição /home estiver separada e não estiver criptografada, você pode acessá-la tranquilamente com um LiveCD ou Live Pendrive do Ubuntu.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Tota

Citação de: jcao online 18 de Junho de 2012, 15:13

Entre nas opções do Grub

Escolha modo seguro e depois console.

No console levante sua placa de rede e tente um apt-get install -f

[]'s