O que falta no Gnu/Linux?

Iniciado por BrunoPT, 09 de Junho de 2012, 14:17

tópico anterior - próximo tópico

BrunoPT

Boas pessoal, gostava de saber o que vocês acham que falta no linux! Participem, pode ser programas, funcionalidades... O que quiserem.
Acho que vai dar um dialogo interessante, participem  ;D

garfo

- Uma restauração do sistema intuitiva e em modo gráfico (pra consertar cagadas e não precisar formatar tudo de novo)
- Maior suporte a longo prazo, igual o Windows (o Windows XP é suportado até hoje! Alguém conhece alguma versão de distro de 2002 que é suportada até hoje?)
- Jogos modernos (Isso vai vir com o Steam pra linux no fim do ano, talvez...)
- Maior facilidade para instalar aplicativos de terceiros em suas novas versões (um pacote deb com todas as dependências dentro não seria uma má idéia...)
- Configurações rotineiras e propriamente do usuário não precisarem de senha
- Mais padronização, menos fragmentação (de distros, de ambientes gráficos, de sistemas de arquivos, etc.)
- Menos fanatismo: aceitar que o linux tem problemas e tentar corrigi-los, não empurrando-os pra deibaixo do tapete e fingindo que tudo tá perfeito.
- O Linus fazer sua própria distro (Isso seria bem bacana!)

E, eu acho que é só.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

irtigor

Citação de: garfo online 09 de Junho de 2012, 15:45
- Uma restauração do sistema intuitiva e em modo gráfico (pra consertar cagadas e não precisar formatar tudo de novo)
Já existe ha anos, só desconheço distros grandes que tenham isso na instalação padrão. Se o btrfs for adotado como sistema de arquivo padrão, o uso de snapshots deve ser popularizado.

- Maior suporte a longo prazo, igual o Windows (o Windows XP é suportado até hoje! Alguém conhece alguma versão de distro de 2002 que é suportada até hoje?)
O slackware 8.1, lançado em junho de 2002 ainda é suportado. O rhel também tem um bom período de suporte, as versões 3 e 4 vão ter 10 anos, e as versões 5 e 6 13 anos.

- Maior facilidade para instalar aplicativos de terceiros em suas novas versões (um pacote deb com todas as dependências dentro não seria uma má idéia...)
Basta compilar estaticamente. Até onde eu sei, sempre possível.

- Configurações rotineiras e propriamente do usuário não precisarem de senha
Isso depende do público alvo da distro, e normalmente é assim. Acho que você pegou uma exceção (o caso do opensuse/impressoras que o Torvalds mostrou um tempo atrás) e transformou em regra.

redstormwind

Acho que falta maior divulgação quanto ás vantagens do GNU/Linux nos meios de comunicação.
Desmistificar o mito de que Linux é só para nerds e programadores.
O utilizador garfo resumiu alguns de meus pensamentos, como padronizar mais o GNU/Linux com menas quantidades de distribuições, ambientes gráficos, sistema de arquivos e etc..., e menos fanatismo.

phaleixo

garfo me desculpe,mais acho que voce quer usar o linux como se fosse o win ou mac
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

BrunoPT

- Jogos modernos (Isso vai vir com o Steam pra linux no fim do ano, talvez...)
Concordo, os jogos iriam trazer mais utilizadores, e quanto mais utilizadores houver mais o Linux irá crescer.

- Mais padronização, menos fragmentação (de distros, de ambientes gráficos, de sistemas de arquivos, etc.)
Eu não concordo totalmente com isso, há quem defenda que se houvesse mais padronização o sistema seria menos "complicado" mas eu prefiro ter variedade de escolha e ter o sistema como eu quero, é isso que eu gosto mais no Linux.

- Menos fanatismo: aceitar que o linux tem problemas e tentar corrigi-los, não empurrando-os pra deibaixo do tapete e fingindo que tudo tá perfeito.
Concordo, o Linux tem as suas falhas, por exemplo no Kernel 2.6 e nas primeiras versões do 3 existia uma falha que permitia escalada de permissões, certamente na nova versão existem mais falhas que não foram exploradas.

garfo

Citação de: phaleixo online 09 de Junho de 2012, 19:08
garfo me desculpe,mais acho que voce quer usar o linux como se fosse o win ou mac

Como Windows, não. Como Mac e iOS, sim.  :D

Citarmas eu prefiro ter variedade de escolha

Uma coisa é ter algumas escolhas, outra coisa é ter centenas, milhares de escolhas. Isso confunde muito usuários mais novos no sistema. É uma verdadeira salada de distros que não acaba mais.
Garfo -  linux

Henrique1977

Citar- Maior suporte a longo prazo, igual o Windows (o Windows XP é suportado até hoje! Alguém conhece alguma versão de distro de 2002 que é suportada até hoje?)
Resposta:  quanto  a  isso  é  mais  questão  de  gosto  pessoal.  Para  mim  não  precisa  ter  suporte  por  10  anos  ou  mais.

Resposta:  Discordo  nesse  ponto.  Foi  justamente  pelo  linux  ter  essa  quantidade  de  ambientes  gráficos,  sistemas  de  arquivos  e  de  idstribuições  que  me  levou  justamente  a  vir  para  o  linux.
Aliás,  uma  das  coisas  que  mais  me  incomodava  no  windows  era  o  fato  de  só  ter  um  ambiente  gráfico.

Citar- Menos fanatismo
Resposta:  Neste  ponto  concordo,  pois  não  se  deve  ter  fanatismo.  Não  preciso  de  comentar  mais  nada.

Citar- O Linus fazer sua própria distro (Isso seria bem bacana!)
Resposta:  Neste  caso  depende  do  próprio  Linus  tomar  a  decisão  de  criar  a  própria  distribuição.  Mas  uma  pergunta,  garfo:  se  ele  criasse  a  própria  distribuição  dele  você  a  usaria  ou  não?

Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

EdvaldoSCruz

Que funcione todos os tipos de Impressoras, Matriciais, Multifuncionais e afins, que infelizmente não acontece, em pleno século XXI  >:(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

garfo

Citarse  ele  criasse  a  própria  distribuição  dele  você  a  usaria  ou  não?

Se ela fosse fácil e simples, como o Ubuntu e o JoliOS, usaria com maior gosto. Mas eu disse isso apenas por curiosidade, pra ver como seria uma distro criada por ele (qual ambiente usaria, qual sistema de pacotes, qual sistema de arquivos, enfim); acho que seria algo bem interessante ver o criador do Linux criar sua própria distro, não acha?
Garfo -  linux

Henrique1977

Citação de: garfo online 09 de Junho de 2012, 22:42
Citarse  ele  criasse  a  própria  distribuição  dele  você  a  usaria  ou  não?

Se ela fosse fácil e simples, como o Ubuntu e o JoliOS, usaria com maior gosto. Mas eu disse isso apenas por curiosidade, pra ver como seria uma distro criada por ele (qual ambiente usaria, qual sistema de pacotes, qual sistema de arquivos, enfim); acho que seria algo bem interessante ver o criador do Linux criar sua própria distro, não acha?
Seria  bem  interessante  se  ele  criasse  sua  própria  distro.  E,  eu,  com  certeza  ficaria  bem  curioso  para  ver  como  é  tal  distro.  E  se  eu  gostasse  entraria  para  minha  lista  de  distros  instaladas  no  HD.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html