Mudar permissão de acesso no Ubuntu 12.04

Iniciado por luizfernandosc, 08 de Junho de 2012, 20:07

tópico anterior - próximo tópico

luizfernandosc

Pessoal, depois que atualizei a versão do Ubuntu para 12.04, estou com um problema que não consigo resolver. Tenho 3 usuários em meu desktop e possuo 2 hd's instalados. Um deles, eu apareço como dono, com o grupo com meu nome e sem poderes aos outros. O outro disco ficou como dono um segundo usuário, com as mesmas características. E o terceiro usuário não consegue acessar nenhum dos dois.
Já tentei usar o Nautilus como sudo, mas as opções de permissão não se alteram. Tentei via terminal com o comando sudo chmod -R 777 /media e não adiantou nada. Não sou conhecedor dos comandos do terminal, segui orientações que encontrei na net.
Alguém saberia me dizer o que fazer?

Luiz Fernando

nomade

Ubuntu Studio 22.04 LTS

luizfernandosc

Nomade,

Coloquei todos como administradores, e nem assim.

AdvancedS17

No caso do segundo HD este tópico que fala sobre o arquivo de configuração /etc/fstab: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=71281.0 resolve. No primeiro hd se for onde encontra os diretórios e arquivos de sistema terá que incluir esses usuários em um grupo e modificar as permissões de acesso nos diretórios que deseja que eles tenham acesso de forma que permita leitura, escrita, execução pra esse grupo. Quando necessário pode usar atributos ao copiar arquivos de maneira que permaneçam os donos, grupos, data, hora, permissões. Em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95870.0.html .
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

luizfernandosc

AdvancedS17,

O HD que está com os arquivos já possui partição para a home. O problema que ao tentar mudar qualquer coisa pelo Nautilus (dono, grupo ou permissões aos outros usuários), aparece a opção criar e excluir arquivos, mas ela não fixa.
Outra coisa, como não sou entendido de terminal, procuro usar sempre o modo gráfico, e no Ubuntu 12.04 não sei onde encontro as opções de grupos de usuários, pois no Contas de usuário não parece nada.

Willdeglan

Citação de: luizfernandosc online 08 de Junho de 2012, 20:49
Outra coisa, como não sou entendido de terminal, procuro usar sempre o modo gráfico, e no Ubuntu 12.04 não sei onde encontro as opções de grupos de usuários, pois no Contas de usuário não parece nada.
Ja procurei onde muda as permissões em modo gráfico tbm mais consegui achar, se tiver alguma resposta dar um toque tbm
Algumas dicas reunidas no meu blog olhem lá galera
http://www.willdeglan.com.br/

luizfernandosc

Willdeglan,

Em outro forum, fui indicado a instalar a ferramenta abaixo. Com ela, consegui gerenciar melhor os usuários e grupos.

sudo apt-get install gnome-system-tools

Consegui resolver meu problema, instalando o ntfs config.

zekkerj

Citação de: luizfernandosc online 08 de Junho de 2012, 20:07
Pessoal, depois que atualizei a versão do Ubuntu para 12.04, estou com um problema que não consigo resolver. Tenho 3 usuários em meu desktop e possuo 2 hd's instalados. Um deles, eu apareço como dono, com o grupo com meu nome e sem poderes aos outros. O outro disco ficou como dono um segundo usuário, com as mesmas características. E o terceiro usuário não consegue acessar nenhum dos dois.
Já tentei usar o Nautilus como sudo, mas as opções de permissão não se alteram. Tentei via terminal com o comando sudo chmod -R 777 /media e não adiantou nada. Não sou conhecedor dos comandos do terminal, segui orientações que encontrei na net.
Alguém saberia me dizer o que fazer?

Luiz Fernando
Não adianta tentar mudar as permissões do ponto de montagem, você tem que mudar as permissões dentro do sistema de arquivos.

Em tempo, qual o formato desses HDs, e em qual ponto de montagem você está trabalhando?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D