Instalar Ubuntu com DualBoot

Iniciado por andrw, 21 de Abril de 2012, 14:55

tópico anterior - próximo tópico

andrw

Boa tarde,

pretendia instalar Ubuntu em DualBoot, mantendo o sistema operativo Windows 7. Tenho o meu disco dividido em 3 partições:
/dev/sda
   /dev/sda1 (Windows 7 Loader)
   /dev/sda2
   /dev/sda3

Pretendia instalar o Linux na partição 'sda3'. Como deverei proceder? Ou seja, que opção deverei seleccionar para essa partição uma vez que por definição está "Use as: do not use the partition"?
E relativamente à opção "Device for boot loader installation" o que deverei seleccionar para que ao arrancar o pc me seja perguntado qual dos sistemas operativos pretendo iniciar?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
Cumprimentos

Creto

Nesse caso você terá que instalar o Grub
CitarDevice for boot loader installation
na MBR = /dev/sda para que o Grub lhe mostre as opções a escolher qual sistema quer iniciar.

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+

andrw

Obrigado pela resposta, Creto. E como escolho que pretendo instalar o Ubuntu na partição 'sda3' ?

Creto

Olha estou com o ubuntu 10.04.4 LTS já a muito tempo meu caro e não sei ao certo como anda o instalador do ubuntu, mas acho que não mudou tanto assim, você terá que escolher na hora em que lhe aparece as opções Instalar o ubuntu usando o disco inteiro; Instalar o ubuntu lado a lado com xxx;  Manual nesta você escolherá (se quer o sistema e home juntas terá que fazer uma swap e o que achei estranho seu particionamento:

Citar/dev/sda
  /dev/sda1 (Windows 7 Loader)
  /dev/sda2
  /dev/sda3

Que poderia ser..., veja um HD particionado com multiplos SOs

Ai não tem nenhum windows mas se seguir essa linha deixaria um X % maior para o windows que necessita de mais espaço, 20GB para a raiz do Linux, 512 MB ou 1 a 2 GB de swap e o restante podendo ser para a home ou uma partição NFTS para guardar arquivos tanto do windows como do Linux

Veja essa dica aqui de como instalar o ubuntu e vá a parte que fala em dual boot:

http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal

Sinto não estar sendo mais util e informativo, mas justifico-me que como estou usando o uma versão muito anterior e não testei nenhuma das versões mais atuais não posso ser mais preciso, mas no caso do particionamento qualquer duvida posso tentar lhe explicar melhor se não entendeu.

Boa sorte,
Creto

T+

luiscarlos

Citação de: andrw online 21 de Abril de 2012, 15:16
Obrigado pela resposta, Creto. E como escolho que pretendo instalar o Ubuntu na partição 'sda3' ?
Na hora de instalar você deve escolher a opção avançada/manual > marcar uma partição pra ser a swap e a partição onde ficará o sistema de arquivos do Ubuntu, indicado com "/" (barra) no caso a sda3, como você quer.

abç.

andrw

Já consegui fazer o que pretendia. Obrigado pela vossa ajuda, Creto e luiscarlos ;)

luiscarlos

Que bom andrw, compartilhe aqui a solução encontrada por você para que futuramente possa ajudar outros com o mesmo problema e não se esqueça de editar o tópico com [Resolvido].

Abç.