Cadê a tela que mostra a inicialização do sistema no Ubuntu 11.10??

Iniciado por Vitor Oliveira, 05 de Março de 2012, 13:23

tópico anterior - próximo tópico

Vitor Oliveira

Olá pessoal, boa tarde.

Não tenho muita experiência com o Ubuntu, mas algo que percebi de cara é ele não mostra aquela tela de inicialização dos serviços quando está ligando. O PC liga, passa o boot, a tela fica preta, e depois já vem a tela de login...

Não mostra...
"serviço"------------------- "ok"

Isso é normal dele mesmo ou tem como alterar? Gostaria de ver o que está se passando no sistema, se tem algum serviço com problema...

Fico no aguardo.

Obrigado.

Vitor Oliveira

jkmsjq

Será que isso serve:

sudo apt-get install plymouth-theme-ubuntu-text
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Vitor Oliveira

Olá amigo, boa tarde.

O que você está instalando nesse comando? Seria o modo texto puro ou não? Gostaria de ficar com o modo gráfico normal, mas queria ver as mensagens de inicialização, entende... é possível?

Obrigado.

Até mais.

Tota

Citação de: Vitor Oliveira online 05 de Março de 2012, 13:23
Não mostra...
"serviço"------------------- "ok"

Ola

Para ver o carregamento do sistema, edite seu arquivo /etc/default/grub
sudo gedit /etc/default/grub

Remova os comandos "quiet" e "splash" como explicado aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

Espero que resolva sua dúvida.

[]'s

Vitor Oliveira

Olá, boa tarde.

Esse link está detalhando mesmo as configurações do novo grub, muito bom!

Pra esclarecer, nessa parte abaixo é pra mudar a imagem que vai no menu do  grub?
----------------------------------------------------------
Configurando splash images

As splash images do GRUB 2 são controladas pelo arquivo /etc/grub.d/05_debian_theme
Edite esse arquivo como root :
Código:
sudo gedit /etc/grub.d/05_debian_theme

Para o Ubuntu 9.10, encontre a linha abaixo :

for i in {/boot/grub,/usr/share/images/desktop-base}/moreblue-orbit-grub.{png,tga} ; do
Usando a imagem Lake_mapourika_NZ.tga de /usr/share/images/grub a configuração ficou assim:
for i in {/boot/grub,/usr/share/images/grub}/Lake_mapourika_NZ.{png,tga} ; do

Para o Ubuntu 10.04 faça a aleração nessa linha :

WALLPAPER="/usr/share/images/grub/Lake_mapourika_NZ.tga"

Obs.: a imagem escolhida pode estar em qualquer diretório; o importante é colocar o caminho certo.
Depois da alteração executar sudo update-grub.
-----------------------------------------------------------------------

Outra coisa, não entendi essas duas linhas... poderiam me esclarecer?
--------------------
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
---------------------

Aquela tela preta com a inicialização do sistema, scripts, serviços, etc... com "OK" ainda não consegui habilitar. O que estou fazendo de errado? No Fedora, por exemplo, era só apertar "ESC" que ela aparecia. Agora no Ubuntu não achei.

Fico no aguardo...

Obrigado e até mais.

Tota

Citação de: Vitor Oliveira online 05 de Março de 2012, 16:58
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Ola

Exatamente aí.

Remova o quiet splash e deixe assim;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=""
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Ao reiniciar o sistema voce terá as linhas de carregamento.

Quando quiser reotrnar ao padrão basta acrescentar os dois comandos.

[]'s

sigur

Depois de editar o /etc/default/grub não é necessário dar o update-grub? Acho que sim!

Tota

Ola

Taí, me deixou em duvida.

Mas acredito que o grub-update atualize o grub.conf e não onde foi alterado para o quiet e splash.

Mas é tranquilo, basta testar.

[]'s

sigur

Citação de: Tota online 05 de Março de 2012, 17:18
Ola

Taí, me deixou em duvida.

Mas acredito que o grub-update atualize o grub.conf e não onde foi alterado para o quiet e splash.

Mas é tranquilo, basta testar.

[]'s

eu creio que seja assim, pois quando eu troquei o tempo de espera e a opção padrão para iniciar no menu, só trocou mesmo depois que dei o update-grub (só não sei se é grub2)

Vitor Oliveira

Boa noite!

Fiz as alterações e realmente as linhas de carregamento apareceram, entretanto de uma forma um quanto tanto lenta... o pc da o boot, acha o grub, daí o grub espera o tempo configurado no menu e começa a carregar o sistema. Só que a imagem que aparece de fundo no menu (no meu caso é uma imagem do céu com parte de um planeta, com estrelas e tal...) ela fica mesmo depois que o sistema começa a carregar e só depois de alguns segundos é que aparece rapidamente a tela de carregamento do sistema com algumas descrições e já some, logo em seguida vem o login padrão do sistema e muda a imagem de novo.

Pergunto, é possível visualizar de alguma forma essas informações de inicialização do sistema? Tem algum arquivo de log que o próprio linux cria para possíveis análises e coisa e tal?

Respondendo com relação as configurações do grub, ao menos com os testes que fiz aqui, toda modificação que é feita no arquivo /etc/defaults/grub, tem que executar o "update-grub" para que as mesmas sejam aplicadas no sistema.

Obrigado e até mais.

sigur

tente trocar as informações sobre o tema debian. se não me engano tem o arquivo /etc/grub.d/05.....

Vitor Oliveira

Boa Tarde...

Esse arquivo /etc/grub.d/05_debian_theme é somente para alterar o tema, as figuras, etc... que são exibidas na inicialização do sistema, certo?!

Existe algum arquivo de log que Ubuntu cria com todas aquelas descrições exibidas hora que liga? Caso precise para uma análise posterior sobre algum erro... entende.

Grato.

sigur

Citação de: Vitor Oliveira online 06 de Março de 2012, 14:57
Boa Tarde...

Esse arquivo /etc/grub.d/05_debian_theme é somente para alterar o tema, as figuras, etc... que são exibidas na inicialização do sistema, certo?!

Existe algum arquivo de log que Ubuntu cria com todas aquelas descrições exibidas hora que liga? Caso precise para uma análise posterior sobre algum erro... entende.

Grato.

eu sei que existe a pasta /var/log

Vitor Oliveira

Vitor Oliveira

Boa tarde...

Mediante as respostas, creio que os objetivos já tenham sido alcançados.

Desde já muito obrigado a todos.

Sempre que precisar, com toda certeza estarei por aqui.

Até mais.