Compartilhamento de Pastas no Virtualbox

Iniciado por Fernando Bernardes, 26 de Fevereiro de 2012, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

Fernando Bernardes

Olá pessoal,
tenho um note sony vpceg15fb, So windows 7 Home Premium 64 bits, Intel core i5 2.30 GHz, 4,00 gb mmemória, placa de vídeo Intel graphics
family, 500 gb hd.
Instalei o Virtual box e nele o Ubuntu 11.10, mas não sei ainda como compartilhar pastas entre o Host e Guest.
Já li diversos tutoriais, vi vídeos mas nenhuma daquelas orientações e caminhos funcionaram.
Espero que possam me auxiliar.
Desde já grato e no aguardo.
Fernando Bernardes

selvaking

Quando vc estiver rodando a máquina virtual do "Ubuntu 11.10", vá no menu "Dispositivos" e selecione "Instalar Adicionais para Convidado...".
Isto vai fazer que seja carregado uma ISO na unidade de CD-ROM virtual do "Ubuntu 11.10" e vai ter pedir pra instalar os drivers que possibilitam que o compartilhamento de arquivos entre as máquinas funcione.
Se não estou enganado, a máquina do Ubuntu deve ter os pacotes para fazer compilação instalados.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

CitarSe não estou enganado, a máquina do Ubuntu deve ter os pacotes para fazer compilação instalados.

... o bom e velho meta-pacote "build-essential"...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Henrique1977

Vamos  ao  passo  a  passo:
1.  Antes  de  iniciar  a  Máquina  Virtual  vá  em  configurações  -  pastas  compartilhadas,  e  escolha  às  pastas  que  quer  compartilhar  deixando  marcado  montar  automaticamente.
2.  Inicie  a  máquina  virtual  e  com  a já  dentro  do  Ubuntu  instale  os  adicionais  para  convidados.
3.  Tendo  já  instalados  os  adicionais  para  convidados  vamos    agora  adicionar  o  seu  usuário  ao  grupo  vboxsf  da  seguinte  forma:  sudo  adduser  (aqui  você  coloca  seu  nome  de  usuário  sem  os  parêntesis  é  claro)  vboxsf.  No  meu  caso  seria:  sudo  adduser  carlos  vboxsf.  Atenção:  é  só  um  exemplo.
Espero  ter-lhe  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Andreson Goveia

Acrescentando um pouco mais ao que o Henrique1900 ja colocou,

também é preciso ter o VirtualBox 4.1.8 Oracle VM VirtualBox Extension Pack instalado

Henrique1977

Citação de: Andry online 27 de Fevereiro de 2012, 22:44
Acrescentando um pouco mais ao que o Henrique1900 ja colocou,

também é preciso ter o VirtualBox 4.1.8 Oracle VM VirtualBox Extension Pack instalado
Henrique1977  e  não  Henrique1900,  Andry,  mas  tudo  bem.
Correto.  Tinha  me  esquecido  desse  extension pack.
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Andreson Goveia

Citação de: Henrique1977 online 27 de Fevereiro de 2012, 22:56
Eu sei, foi uma brincadeira  ;D

Henrique1977

Citação de: Andry online 28 de Fevereiro de 2012, 12:47
Citação de: Henrique1977 online 27 de Fevereiro de 2012, 22:56
Eu sei, foi uma brincadeira  ;D
Deveria  saber  que  foi  uma  brincadeira.  Então  tá  bom,  Andry.  Gostei  da  brincadeira.

Fernando Bernardes

Caros amigos, Selvaking, Zekkerj e Henrique 1977,suas dicas foram de grande auxilio.
Segui suas orientações e surgiu em redes uma pasta do windows.
Cliquei, tentei, usei diversos caminhos mas não consegui acessar os arquivos do Windows.
Como ainda sou de  pouco conhecimento desses recursos estou apanhando um pouco.
No host uma janela até mostra a conexão com o virtual box, só que sem compartilhamento de arquivos.
Se tiverem mais alguma dica serei-lhes grato.
Em tempo, só aqui no Fórum do ubuntu é que tive retorno às minhas dúvidas.
Fernando Bernardes

Fernando Bernardes

Ops, esqueci de acrescentar o nome do Andy.
Perdão.
Fernando Bernardes

Fernando Bernardes

E ainda escrevi o nome errado, né Andry.
Falha de principiante.
Fernando Bernardes

selvaking

Agora vem a parte fácil.
Abra o Gerenciador VM do VirtualBox, Clique no botão "Configurações" e na janela que abrir selecione no lado esquerdo "Pastas Compartilhadas".
Clique no botão "Adicionar Pasta Compartilhada" a direita no canto superior. Dê um caminho e um nome pra pasta. A pasta do "micro real" será compartilhada com todos os "micros virtuais".
Utilize "net use x:\\vboxsvr\compartilhamento" para acessar uma pasta compartilhada chamada compartilhamento de um sistema operacional baseado em Windows, ou "mount -t vboxsf compartilhamento ponto_de_montagem" para acessá-lo de um sistema LINUX.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Feitosa

Muito obrigado! Me ajudou muito aqui!

Recomendo também esse vídeo bem instrutivo: http://www.youtube.com/watch?v=cibTrAgBGpI&feature=related