Configuração e conexão de netbooks com placa Atheros com roteador multilaser

Iniciado por xluisfernando, 29 de Junho de 2012, 12:49

tópico anterior - próximo tópico

xluisfernando

Aqui no escritório tenho uma situação bem estranha. O roteador Multilaser wireless N é localizado. Consigo conexão, mas não consigo navegar. Ao abrir, o navegador nem tenta localizar o endereço e já exibe a mensagem de página não localizada.
Testei com um Netbook Samsung com Windows7 de um colega e com o meu Eee PC 1000HA com Ubuntu 12.04LTS. Em ambos, a conexão é estabelecida, mas não se pode navegar. No netbook com o windows, aparece na configuração de que a rede está sem acesso a internet.

Paralelamente, outro colega do escritório usa um notebook Compaq com WindowsXP e consegue a conexão completa. Perguntei sobre a configuração da rede e me informaram que é a conexão padrão da Net, com DHCP automático.

O Netbook Samsung tem um placa atheros com b/g/n e o Eee PC tem uma atheros com b/g.

Nem imagino o que esteja acontecendo
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

zekkerj

CitarTestei com um Netbook Samsung com Windows7 de um colega e com o meu Eee PC 1000HA com Ubuntu 12.04LTS. Em ambos, a conexão é estabelecida, mas não se pode navegar. No netbook com o windows, aparece na configuração de que a rede está sem acesso a internet.
Se vc tentou em duas máquinas com dois sistemas operacionais diferentes, é visível que o problema está no roteador multilaser, e não no Ubuntu.

Pra não matar seu tópico, eu posso te ajudar a tentar contornar o problema no Ubuntu. ;)

Vá à conexão, configure-a para usar "Somente endereços automáticos (DHCP)". Isso vai destravar a configuração do servidor DNS. Preencha esse campo com o endereço do servidor do Google (8.8.8.8 ) ou do OpenDNS (208.67.220.220).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

xluisfernando

Em momento algum pensei que o problema fosse no ubuntu, até porque acabei de resolver uma pendência com o wifi usando o drive do windowsXP com o ndiswrapper. Depois disso a conexão com roteadores melhorou absurdamente.

O que imaginei é que a rede tivesse alguma configuração específica e essa dica do endereço automático e DNS já é uma luz no fim do túnel.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS