Driver no linux ?

Iniciado por Th0d, 27 de Janeiro de 2012, 10:46

tópico anterior - próximo tópico

Th0d

Olá amigos .. venho aqui pedir pra que me ajudem ..faz um tempo q eu estou querendo usar o linux .. + toda vez q eu instalo ele eu fico sem net . :'(. é o seguinte o driver da minha placa é só pra windows e eu precisava que ele rodasse em linux o driver é Swl2300p andei procurando achei um path chamado acx100 porem não funciona, ja tentei mts coisas + também sem nenhum sucesso .. se alguem ae souber de como eu posso consegui faze o drive roda no linux ow coisa do tipo por favor me ajude! ... ???
MUITO obrigado! :)

zekkerj

Olá Th0d,

Antes de instalar o Ubuntu, carregue o LiveCD no modo "Usar o Ubuntu sem instalar nada". Normalmente as interfaces de rede funcionam sem problemas nesse modo. Se funcionar, nós saberemos que há um driver nativo funcional pra sua placa.

Mas se não funcionar, no significa que não tem jeito; apenas vamos ter mais trabalho pra descobrir como por tudo pra funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Th0d

Vlw vo tenta agora e ja flo aqui se deu certo =DD

Th0d

Citação de: Th0d online 27 de Janeiro de 2012, 10:55
Vlw vo tenta agora e ja flo aqui se deu certo =DD

é amigo não deu certo não =\  :'(

zekkerj

Então se você puder fazer um teste, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui:

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi

(Estou supondo que seu problema é na placa wireless, se for na rede cabeada tudo bem, mas avise pra eu não me prender em coisas que não interessam)

Pra trazer as informações pra cá, copie a saída dos comandos (que devem ser executados num terminal de texto) para um arquivo, e grave esse arquivo em um pendrive. Depois é só levar o pendrive a uma máquina com conexão (ou mesmo bootar a máquina no windows, se estiver em dual boot).
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Th0d

Blz .. vo tenta aqui e ja te flo .. a placa é wireless s .. =D

Th0d

wisner@wisner-System-Product-Name:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for wisner:
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: L2 Fast Ethernet
       vendor: Atheros Communications
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       logical name: eth0
       version: a0
       serial: 00:13:74:00:5c:38
       capacity: 100Mbit/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=atl2 driverversion=2.2.3 firmware=L2 latency=0 link=no multicast=yes port=twisted pair
       resources: irq:44 memory:dbfc0000-dbffffff memory:dbfa0000-dbfbffff
  *-network UNCLAIMED
       description: Network controller
       product: ACX 100 22Mbps Wireless Interface
       vendor: Texas Instruments
       physical id: 1
       bus info: pci@0000:01:01.0
       version: 00
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list
       configuration: latency=64
       resources: ioport:b800(size=32) memory:dbeff000-dbefffff memory:dbee0000-dbeeffff
wisner@wisner-System-Product-Name:~$ iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

wisner@wisner-System-Product-Name:~$ iwconfig -a
-a        No such device

wisner@wisner-System-Product-Name:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:13:74:00:5c:38 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:1
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          Memória:dbfc0000-dc000000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:112 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:112 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:8880 (8.8 KB) TX bytes:8880 (8.8 KB)

wisner@wisner-System-Product-Name:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            atl2
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:13:74:00:5C:38

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes

Wired Properties
    Carrier:         off

wisner@wisner-System-Product-Name:~$ rfkill list wifi
wisner@wisner-System-Product-Name:~$
wisner@wisner-System-Product-Name:~$ rfkill list wifi
wisner@wisner-System-Product-Name:~$
__________________________________________________________________________________________________________
Desculpa a demora .. ta ae .. =DD

zekkerj

Pelo que eu estou vendo, seu dispositivo não é suportado nativamente no ubuntu. Temos duas possibilidades, uma é achar um driver pra ele, seja diretamente no fabricante, seja em outras distribuições (parece que há um pacote fonte disponível para o Debian), mas ambas alternativas implicam em instalar outros pacotes, o que será uma grande tarefa a menos que você consiga conectar essa máquina por cabo.

Outra sugestão seria você comprar um adaptador USB e usá-lo na máquina, pelo menos até a gente conseguir instalar o driver do adaptador onboard.

Th0d

hmm .. entendi .. então da pra min leva ela la pra sala que é onde fica o modem ai começo a procurar pelos pacotes .. pode -ser ?

zekkerj

Sim, pode ser. Conecte a máquina diretamente ao roteador wireless, mas por cabo --- normalmente o roteador tem algumas portas LAN que podem ser usadas pra isso.

Verifique que o sua máquina consiga acessar a internet, assim. Aproveite, e instale as atualizações que o Ubuntu vai te oferecer. Quando estiver navegando e com a máquina atualizada, nós prosseguimos na solução do problema da wireless.

Th0d

Ok... vou começar mt obrigado por estar me ajudando !

Th0d

Pronto..to conectado e ja instalei todas atualizações ...

zekkerj

Instale o pacote "build-essential" e todas as suas dependências:

sudo apt-get install build-essential

Depois siga as instruções deste tutorial do Carlos Morimoto:
http://www.hardware.com.br/livros/ferramentas-linux/acx100-acx111.html

Observe que vc estará instalando um driver alternativo sem atualização automática. Isso significa que sempre que você atualizar o kernel da máquina, vai precisar repetir o procedimento.

Th0d

Blz... vo tenta aqui .. vlw maninhu =DDD

Th0d

tem um problema .. toda vez q eu executo o comando ./fetch_firmware acontece isso :

root@wisner-System-Product-Name:/home/wisner/acx-20070101/script# ./fetch_firmware
Couldn't determine base directory of ACX1xx driver, ABORTING!
Please restart this script from the driver's root directory!