A luz do pc nao ta acendendo

Iniciado por ivanslip, 27 de Dezembro de 2011, 21:21

tópico anterior - próximo tópico

ivanslip

to querendo instalar o ubuntu no meu pc,
ja testei o lubuntu e o ubuntu e em todos dois, a luz do monitor fica apagada
uso um notebook, quando ta muito claro consigo perceber que as escritas ainda estao na tela, mas a luz fica apagada

alguem pode me ajudar com isso?

Warhead

Saudações

Por "luz do monitor" devemos entender que o mesmo não mostra imagens? Ou seria algum tipo de luz de indicação de atividade?
Poderia ser o ajuste de brilho da tela?
As "escritas que estão na tela" seriam da tela de carregamento (logotipo do Ubuntu)? Talvez do GRUB? Ou o Sistema Operacional entra e depois escurece a tela?
Qual hardware o amigo está usando? Placa de vídeo on-board ou off-board, AMD/ATI, Intel, NVIDIA?
Este equipamento funciona normalmente com outro S.O.?
O problema surgiu após alguma configuração, depois de instalado o Ubuntu?
Já tentou instalar os drivers adicionais para sua placa gráfica?
O problema aparece já com o uso do live-cd/dvd?

Existe este documento que talvez ajude:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84787.0.html

Aguardamos mais informações.

Você será tudo aquilo que acreditar ser.

ivanslip

testei 2 versoes do ubuntu 11.04 r 11.10,
testei o lubuntu e agora a pouco testei o fedora tambe .

minha placa é onboard, intel 4 series.
é só a luz que apaga. o pc tem uma iluminaçao do monitor, mas ela apaga e a tela funiona normal.

Warhead

Saudações novamente.

Me desculpe, mas ainda não percebí o que está de fato acontecendo.
Esta "luz que apaga" seria algum acessório do notebook? Algum dispositivo acoplado?
Talvez o amigo se refira a iluminação da camera de vídeo embutida na borda da tela do portátil?
Seria, quem sabe, algo relacionado ao brilho da tela?
Se for possível, informe o modelo do equipamento, assim podemos procurar por mais informações.

Ficamos no aguardo.

ivanslip

Acer 5732Z
bom vou tentar expressar melhor. Todo monitor, ele tem um tipo de iluminaçao, a imagem se faz a partir desta iluminaçao.
em alguns equipamentos tem como vc apagar a luz, creio que seja sim reduzir o brilho da tela. pelas teclas Fn + F6 consigo fazer o que esta acontecendo. A tela fica com brilho 0, mas se eu estiver em um dia ensolarado por exemplo, mesmo apangado ao lus(brilho 0) consigo ver que a tela nao desligou.
quando o pc fica parado por alguns minutos, para economizar energia agente pode desligar o LCD. Isto nao esta acontecendo pois, ao desligar o lcd a tela fica completamente apagada.

Ontem fiz teste usando o WIBI, com o ubuntu 11.10, fui até no grub e depois quando mostrou o logo do ubuntu e umas bolinhas de carregando a tela apagou(o brilho foi a 0), durou menos que um segundo

consegui explicar melhor?

Warhead

Saudações e boas notícias.

Parece que o problema acontece com outros modelos semelhantes ao seu.
Portanto, a nossa ativa comunidade Ubuntu já criou soluções para o caso.
Vou postar algumas coisas que encontrei por aí e vejamos se resolve:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1743301
Este está em inglês, mas é possível perceber o que se passa e ver que a questão foi resolvida, naquele caso.

http://www.hardware.com.br/comunidade/brilho-ajuste/1084894/
Agora em português e resolvendo de outra forma.

Se o problema persistir continue informando para que possamos aprofundar a questão.
Boa sorte.

ivanslip

muito obrigado pela sua disposiçao e empenho pela ajuda.
Pelo live cd, utilizando o NOMODESET
o brilho da tela ficou normal, no máximo. utilizando a funçao nao consegui reduzir.
vi pelos outros post que tem que fazer aquele comando. onde encontro aquela area de comando?

utilizando o wibi eu nao tive sucesso.

Warhead

Saudações.

Ao que parece resolvemos uma parte do problema.
Agora será necessário fazer edição em uma das linhas do GRUB 2.
Segue abaixo um documento que explica como ter acesso ao GRUB 2  e como configurar:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

Notei que foi feita uma referência ao Wubi. Portanto, posso supor que o seu Ubuntu está instalado a partir do Window$$$, como um programa.
Se for assim, devo advertir que mesmo resolvendo os problemas iniciais, não será possível usar o Linux em todo seu potencial.
Isto se explica pelo fato de que seu Sistema Operacional, em execução, será o Win, que vai reconhecer o Ubuntu como um programa e portanto limitar suas possibilidades, podendo colocar as tarefas do Ubuntu em fila de prioridades e reduzindo a capacidade de acesso do Linux a áreas como a rede ou conexão wireless, sem falar que podem ocorrer incompatibilidades de toda sorte.
Para uma melhor utilização de Linux junto ao outro Sistema, sempre se recomenda um dual-boot. Coisa corriqueira e muito bem documentada aqui.

No mais, estamos ao dispor para sanar as dúvidas e resolver problemas.

Boa sorte.