Venho percebido (e passei pelo mesmo problema) que vários usuários tem problemas ao tentar iniciar o Live CD do Ubuntu para fazer a instalação, principalmente no Ubuntu 11.04. Como eu disse logo acima, tive o mesmo problema e ao pesquisar descobri o que vou relatar abaixo.
Em algumas configurações de hardware, é necessário definir alguns parâmetros do kernel para ubuntu para iniciar ou funcionar corretamente. Uma parâmetro comum é o nomodeset, que é necessário para algumas placas gráficas que apresentam uma tela preta com ou sem escritos após a tentativa de executar o Live CD.
Nesse tópico, vou falar exclusivamente do parâmetro "nomodeset". O que seria esse parâmetro e para que ele serve?
nomodesetOs mais novos kernels tem movido as configurações do modo de vídeo para dentro do kernel. Então todas as configurações relativas a placa de vídeo acontecem no kernel e não no driver X quando o servidor X inicia. Infelizmente, em algumas placas este artifício não funciona corretamente e você acaba com uma tela preta. Instalar drivers proprietários nvidia normalmente torna esta opção mais necessário, por isso pode ser necessário tornar esta opção permanente.
Como ativar as opções de kernel no livecd (antes de instalar)Se você iniciar o Ubuntu a partir de um Live CD (ou Pendrive), logo após a tela inicial do bios você vai ter uma tela roxa com um logotipo de teclado na parte inferior, como na foto abaixo. Pressione qualquer tecla para acessar o menu.
Antes de de selecionar a opção "Testar Ubuntu sem instalar" ou mesmo "Instalar Ubuntu", aperte a tecla F6 e abrirá na tela um pequeno menu onde será possível selecionar a opção "nomodeset" (há outras mas no caso vou falar somente dessa). Após apertar ENTER para confirmar a opção, aperte a tecla ESC e selecione "Testar Ubuntu sem instalar" ou mesmo "Instalar Ubuntu". O sistema irá carregar normalmente em Live CD para testá-lo ou mesmo para instalar diretamente no seu hd.
Como definir temporariamente opções de inicialização do kernel em um sistema operacional instalado (não wubi)Para selecionar os parâmetros de boot, você deve editar a configuração do grub. Você pode fazer isso temporariamente para um simples boot entrando no menu do grub. Se você não consegue ver o menu do grub automaticamente após a bios, pressione a tecla SHIFT após o logo da bios.
Selecione a entrada do Ubuntu (normalmente que está acima de todas) e, ao invés de pressionar ENTER, pressione a tecla E para editar. Vai abrir uma tela como a que está abaixo. Procure a linha que comece com:
linux /boot
Pressione a seta para baixo do teclado para ir até essa linha. Pressione a tecla END para ir para o fim da linha. Adicione o parâmetro "nomodeset" ao final da linha após os parâmetros "quiet splash". O sistema irá carregar normalmente.
Como definir permanentemente opções de inicialização do kernel em um sistema operacional instalado (não wubi)Como já foi explicado o que faz o parâmetro nomodeset e como aplicá-lo temporariamente, é necessário aprender como definir sua permanência ao executar o sistema.
Primeiramente, abra o arquivo /etc/default/grub. Aperte as teclas ALT+F2 e digite:
gksu gedit /etc/default/grub
Confirme sua senha e será aberta uma tela como o Editor de texto com uma configuração semelhante a essa:
GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""Mude a configuração somente na linha em negrito, acrescentando o parâmetro "nomodeset", ficando assim:
GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""Salve o arquivo, feche o gedit e rode o comando abaixo:
sudo update-grub
Caso use o Burg, use o comando também:
sudo update-burg
Espero ter ajudado.
Baseado nesta Fonte:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1613132