Pasta root cheia e Remastersys não funciona mais na opção Backup - O que faço?

Iniciado por eaxgrande, 19 de Dezembro de 2011, 17:54

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Olá pessoal do fórum.

Meu filho instalou só todos :o os jogos da central de programas.

Brincadeira... Todos não. Quaase todos :)

Esses dias, fui fazer meu backup de praxe com Remastersys e... surpresa: A opção Backup informa que a .ISO está muito grande... Só na opção "dist" mesmo.

Bom, fiz uma limpa em tudo quanto era coisa e nada... Até que eu notei que minha pasta root está quase na capacidade máxima.

E agora? O que se recomenda, no meu caso?

Abraços! :)
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

clodoaldops

-copiar seu aus arkivos num hd-extreno ou aumentar a partição se tiver espaço p/ isso

eaxgrande

Olá, caro Clodoaldo,

Minha /home ainda tem espaço de sobra. Só ela tem 15Gb

A partição onde está o Ubuntu também (15Gb)

O Remastersys é que não cria .ISOS maiores que 4,5Gb. Ele obriga que o backup caiba em um DVD.

Eu poderia me dar por conformado, sabendo que o meu SO é que está muito incrementado, e criar .ISOS só na opção dist mesmo.

O que me chamou a atenção é a pasta root abarrotada.

Como assim? O que foi instalado não deveria estar em /usr, /var, entre outras?

O que está acontecendo?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

niquelnausea

Citação de: eaxgrande online 19 de Dezembro de 2011, 18:03
Olá, caro Clodoaldo,

Minha /home ainda tem espaço de sobra. Só ela tem 15Gb

A partição onde está o Ubuntu também (15Gb)

O Remastersys é que não cria .ISOS maiores que 4,5Gb. Ele obriga que o backup caiba em um DVD.

Eu poderia me dar por conformado, sabendo que o meu SO é que está muito incrementado, e criar .ISOS só na opção dist mesmo.

O que me chamou a atenção é a pasta root abarrotada.

O que está acontecendo?
examina o conteúdo dela, provavelmente algum log que esta causando este problema.

irtigor

Já que você mencionou ter instalado e desinstalado vários pacotes, olhe o cache do apt (man apt-get).

Citação de: eaxgrande online 19 de Dezembro de 2011, 18:03
A não ser que você tenha especificado um ponto de montagem pro /var e /usr, eles fazem parte do / (conhecido como raiz ou root).

Outra, o remastersys está longe de ser a única alternativa de backup. Se a ideia é ter como reinstalar o sistema depois de uma falha, um clone pode servir muito bem, e pra isso, você pode usar o clonezilla, por exemplo.

eaxgrande

Quer dizer que se em /var, /usr não tiver muita coisa, é possível que o fato de /root estar cheia seja normal, visto que realmente andei instalando um monte de coisas?

Sim, realmente nunca testei outra coisa fora o Remastersys (do qual gosto muito, mas lamento a limitação de tamanho na .iso gerada, na opção "backup".

É, vou pesquisar sobre o Clonezilla e testar, sim.

Obrigado!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

A propósito, amigo niquelnausea,

Não entendi aqui:
Citarexamina o conteúdo dela, provavelmente algum log que esta causando este problema.

A qual arquivo de log você se refere?

Obrigado!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Fiz limpeza geral com o Ubuntu Tweak.

Notei que liberou uns 200 Mb da /root.

Me ocorreu uma coisa doida aqui:

...e se eu alterasse o fstab pra montar a /root em /dev/sda2 ntfs 350 Gb (Arquivos diversos?)

Criaria uma nova pasta em /mnt/E: (onde monto /dev/sda2) também chamada root, copiaria todo o conteúdo de /root pra essa pasta e alterava a montagem em fstab...

Será que dá certo?!

Abraços!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

irtigor

Você confundiu as coisas, existe o diretório /root que é a home do usuário root e o /, chamado de diretório raiz, ou em inglês, root. Como o var e usr então dentro do / (como vários outros, /root, /media... todos do sistema), por tabela se o ponto de montagem de var está lotado, o / também vai estar, a não ser que você tenha especificado um ponto diferente pros dois (sda1 pro / e sda5 pro /var por exemplo).

---
E usar ntfs na raiz é uma péssima ideia. É uma péssima ideia pra qualquer diretório que contenha arquivos de configuração ou qualquer outra coisa do sistema.

eaxgrande

Nossa, irtigor, fiz confusão mesmo.

É minha "/" que está cheia, não minha pasta /root.

Aliás, não tem nada de errado com ela.

Agora, a título de aprendizado (mesmo tendo consciência de que provavelmente se trata de uma pergunta imbecil...): por que ntfs não pode?

Muito obrigado!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

irtigor

Não é nativo, não foi feito levando em conta o sistema de permissões usados no unix e unix-like.

eaxgrande

Ah, é claro...

Entendo as implicações.

Bom, ficou claro que no meu caso, trata-se apenas do excesso de coisas que eu instalei aqui x limitação atual do Remastersys quanto ao tamanho da .iso na opção backup.

Ou seja, é o mesmo problema de quem tem muita coisa na /home (vídeos, músicas, etc...) e também não consegue usar a opção backup desse programa.

CitarÉ, vou pesquisar sobre o Clonezilla e testar, sim.

É o jeito aqui. Espero que o Clonezilla gere .isos maiores que o tamanho normal de um DVD, pra que eu possa usar um pen drive de maior capacidade.

Vou considerar o esclarecimento que obtive aqui como suficiente pra marcar "solucionado" no tópico.

Obrigado!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

niquelnausea

se for para fazer backups completos do disco, veja se o dd pode ajudar.

eaxgrande

É... é verdade ;D

Obrigado clodoaldops, niquelnausea e irtigor.

Grande abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

souzabolivar

Qual é a versão do ubuntu que você usa, pois se você conseguir criar um live cd com o remastersys eu vou tentar com sua
versão tambem.

Eu uso a 10.10 é o remastersys não funciona de forma alguma, da varios erros apos a instalação usando o livecd personalizado.