programa tar.gz e tar.bz2

Iniciado por elenildo, 03 de Outubro de 2011, 19:31

tópico anterior - próximo tópico

elenildo

para instalar esse programa tar.gz e tar.bz2 é preciso ter algum programa instalar, pois estou tentando instalar esse
cpu-g-0.9.0.tar.gz e qtparted-0.5.0.tar.bz2 e não consigo mesmo seguindo o exemplo daqui do forum. sou iniciante

zeroday

Ola amigo , para descompactar use : tar -zxvf <nome>

Depois de descompactar veja no diretorio criado algum arquivo chamado README ou INSTALL que lhe ensina a instalar o programa.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

elenildo

eu estou fazendo dessa maneira:
tar -zxvf cpu-g-.0.90.tar.gz
ele me diz não é posivel open: arquivo ou diretorio não encontrado
já tentei até como sudo
é normal vir essa mensagem?

Andreson Goveia

Citação de: elenildo online 03 de Outubro de 2011, 21:40

tar -zxvf cpu-g-.0.90.tar.gz

Veja que a sima tem um . que está errado, para descompactar pelo terminal o nome tem que ser exato

creio que ficará assim

Citartar -zxvf cpu-g-0.9.0.tar.gz

kratoscheky

pessoal eu sei como e dificil mexer com isso no começo então não adianta vcs disserem para ele descompactar com
tar -jxvf nome.tar.bz2
tem que explicar nos minimus detalhes! oi:
primeiro: abra o terminal (programas>acessorios>terminal)
depois digite:
cd /~/~/~/ (onde os ~são o diretorio ex: /home/usuario/Documentos)
depois vc faz o comando dentro do diretorio:
para tar.bz2:
tar -jxvf nome do pacote.tar.bz2
para tar gz:
tar -zxvf nome do pacote.tar.gz

agora digite:

cd nome do pacote (sem o tar.gz ou tar.bz2)
logo apos digite:
./configure
make
make install (algumas vezes e presciso colocar sudo na frente)

bom esse e um meio! mais nem sempre e assim! como e o caso do firefox 7.1 que são outros comandos! antes de tentar ir direto com esses comandos leia dentro do pacote um arquivo com nome read-me ou install se tiver em ingles traduza ele pois la sempre tem as instruções.