programa tar.gz e tar.bz2

Iniciado por elenildo, 03 de Outubro de 2011, 19:31

tópico anterior - próximo tópico

elenildo

para instalar esse programa tar.gz e tar.bz2 é preciso ter algum programa instalar, pois estou tentando instalar esse
cpu-g-0.9.0.tar.gz e qtparted-0.5.0.tar.bz2 e não consigo mesmo seguindo o exemplo daqui do forum. sou iniciante

zeroday

Ola amigo , para descompactar use : tar -zxvf <nome>

Depois de descompactar veja no diretorio criado algum arquivo chamado README ou INSTALL que lhe ensina a instalar o programa.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

elenildo

eu estou fazendo dessa maneira:
tar -zxvf cpu-g-.0.90.tar.gz
ele me diz não é posivel open: arquivo ou diretorio não encontrado
já tentei até como sudo
é normal vir essa mensagem?

Andreson Goveia

Citação de: elenildo online 03 de Outubro de 2011, 21:40

tar -zxvf cpu-g-.0.90.tar.gz

Veja que a sima tem um . que está errado, para descompactar pelo terminal o nome tem que ser exato

creio que ficará assim

Citartar -zxvf cpu-g-0.9.0.tar.gz

kratoscheky

pessoal eu sei como e dificil mexer com isso no começo então não adianta vcs disserem para ele descompactar com
tar -jxvf nome.tar.bz2
tem que explicar nos minimus detalhes! oi:
primeiro: abra o terminal (programas>acessorios>terminal)
depois digite:
cd /~/~/~/ (onde os ~são o diretorio ex: /home/usuario/Documentos)
depois vc faz o comando dentro do diretorio:
para tar.bz2:
tar -jxvf nome do pacote.tar.bz2
para tar gz:
tar -zxvf nome do pacote.tar.gz

agora digite:

cd nome do pacote (sem o tar.gz ou tar.bz2)
logo apos digite:
./configure
make
make install (algumas vezes e presciso colocar sudo na frente)

bom esse e um meio! mais nem sempre e assim! como e o caso do firefox 7.1 que são outros comandos! antes de tentar ir direto com esses comandos leia dentro do pacote um arquivo com nome read-me ou install se tiver em ingles traduza ele pois la sempre tem as instruções.

espero ter ajudado! ate mais!
gosto tanto do ubuntu que deletei o windows 7 do meu hd! e não me arrependo!

agente100gelo

qual programa você quer instalar?
Já procurou na central de programas?

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

Desculpe-me kratoscheky, mas se o usuário ainda não se sente em condições de instalar um aplicativo assim será melhor ele abrir o Synaptic e procurar por: CPU no ubuntu 11.04 não sei se já tem disponível o qtparted mas que com certeza irá facilitar muito para ele é outra busca no Synaptic por: Gparted que fará o mesmo trabalho e será bem mais fácil de instalar.

Jamais dê o peixe a quem lhe pede, ensine-o a pescar. (desconheço o autor)

zeroday

Citação de: Creto online 04 de Outubro de 2011, 14:47
Desculpe-me kratoscheky, mas se o usuário ainda não se sente em condições de instalar um aplicativo assim será melhor ele abrir o Synaptic e procurar por: CPU no ubuntu 11.04 não sei se já tem disponível o qtparted mas que com certeza irá facilitar muito para ele é outra busca no Synaptic por: Gparted que fará o mesmo trabalho e será bem mais fácil de instalar.

Jamais dê o peixe a quem lhe pede, ensine-o a pescar. (desconheço o autor)
Discordo Creto , o fórum é justamente um local para se tirar dúvidas , concerteza o amigo que tem a dúvida ai terminará este post sabendo descompactar arquivos.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Creto

Desculpe amigo zeroday, não fiz o comentário desmerecendo ninguém, nem dizendo que a dica do colega está errada ou qualquer outra coisa mas o link que passei mostra detalhadamente como fazer o procedimento.

E agora peço desculpas a moderação/administração por ter fugido ao assunto do tópico.

Creto

elenildo

Citação de: agente100gelo online 04 de Outubro de 2011, 10:10
qual programa você quer instalar?
Já procurou na central de programas?

qtparted-0.5.0.tar.bz2
cpu-g-0.9.0.tar.gz
eu não entendo porque esta dando errado pois estou seguindo o exemplo pinduvoz aqui forum

Creto

É sobre isso que tento te alertar amigo isso muda de aplicativo para aplicativo, as vezes esses arquivos são uma verdadeira obra de arte para conseguir instalar no ubuntu.

E como em outra mensagem acima disse no Synaptic procure por CPU e de novo por gparted que fará o mesmo que o qtparted.

Mas isso é uma escolha sua, no link que passei é bem explicado o detalhe de ./configure, make e make install; que nem sempre seguem o mesmo padrão, uma dica conforme for seu inglês e bom consultar o arquivo Readme na pasta descompactada.

T+

kratoscheky

ola novamente! bom so para complementar minhas explicações. temos aqui um usuario que quer aprender a descompactar arquivos e instala-los não saber se e mais facil pelo synaptic ou outros! (sem querer repreender ninguem, todas respostas são validas) mais esse usuario quer saber como copilar um programa e instala-lo (estou certo?) então temos que encina-lo a fazer isso.
bom meu caro! no começo e super dificil vc fazer isso mais depois que pegar a manha vc que estara ensinando! (ex: meu caso foi esse)
bom como ja disse nem todos programas são copilados de uma so maneira (ex: mozzila firefox 7.1)
mais dentro do pacote se costuma ter arquivos por nome de: readme e install. nestes dois arquivos vc tem as informações nessesarias para instalar o pacote! como sei que isso que acabei de falar não ira ajudar muito pois a maioria destes arquivos vem em ingles! então eu não recomendo o google tradutor (pois geralmente ele traduz  errado) mais existe o tradutor do yahoo (que traduz mais certo). bom concluindo leia esses arquivos para mais informações de copilação e instalação via terminal.
bom não existe um "meio" mais facil de se compilar um pacote! o unico jeito mais facil e pela central de programas do ubuntu e arquivos .deb (mais como ja disse vc quer aprender a instalar tar.gz e tar.bz2, ou seja minhas instruções anteriores falam sobre isso)
so relembrando que a resposta de creto (parece uma versão simplificada do meu nome kratoscheky) não esta errada.
gosto tanto do ubuntu que deletei o windows 7 do meu hd! e não me arrependo!

linuser104

Depois de ler tudo que foi colocado aqui, que tal ver na prática uma vídeo aula sobre o assunto feita pelo colega de fórum alarcon:

Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:
http://www.youtube.com/watch?v=CQQWXdgKCZw

Também tem um texto aqui no fórum do colega pinduvoz sobre os modos de instalação de programas no Ubuntu:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Creto

kratoscheky amigo não precisar se sentir ofendido pela sugestão dos outros, apenas sei que como ele sou iniciante também portanto sei que é muita luta com esses arquivos quando entrei aqui amigo tentava sempre pela melhor solução.

Mas não estou dizendo para ninguém ir pelo que estou dizendo, e mostrar o caminho já que ele próprio disse que não achou o aplicativo pela central que está la.

Já que lhe incomodei saiba que não terá mais minha inoportuna presença.

Saudações.